DISCURSO*

 
            ...(Saudações iniciais), por favor não liguem se eu chorar, se a voz tremer ou mesmo ameaçar faltar, é que em ocasiões assim só elas, as emoções líquidas, são capazes de externar a alegria, a emoção que sentimos. Este momento para mim é duplamente significativo. Primeiro porque aqui está um sonho concretizado – meu livro, segundo porque ele acontece na cidade que escolhi como minha; aqui conheci o homem que faria a poesia jorrar em mim de um jeito mais arrebatador e apaixonante, aqui nasceram os meus filhos, além de ser a terra de meu pai. A este chão pertence minha alma, meu coração. Em nenhum outro lugar por onde minha alma nômade passeou eu me sinto tão acolhida, tão em casa quanto aqui. É em Caraúbas, a cidade que me acolheu como filha, que meu sentimento de pertencimento aflora mais fortemente, aqui eu (re)conheço cada rosto, me encontro na histórias das ruas onde passo, me vejo nos sorrisos acolhedores. Aqui sinto-me parte da cidade, respiro seu ar e sei que aspiro a vida que aqui plantei, sinto o vento correndo em meu rosto e sou tocada pela emoção de pertencer a história de um povo, de uma cidade, de minha gente. Obrigada ao Prefeito Ademar Ferreira, aqui representado por meu companheiro de lutas, Alcivan Viana, obrigada professor Ivanildo por ter transformado este momento em algo tão grandioso, tão bonito; agradeço a toda sua equipe que, com carinho e competência, organizou esta festa tão bonita. Eu encontrei na poesia a forma mais doce e delicada de falar das coisas do mundo, da vida e de mim mesma, que na leitura de meu livro vocês possam sentir o mesmo prazer que senti ao escrever as palavras que nasciam eu meu coração. Obrigada a todos. Boa Noite!

*Discurso feito na noite do dia 12/06 por ocasião do lançamento do Ensaio Poético.

Transcrevo abaixo uma homenagem que recebi de um grande amigo e poeta João Joaci, ou João do Posto.

 
HOMENAGEM POÉTICA
Eu recebi um convite
Que li com muita alegria
Quando abri o envelope
Um cartão dentro dizia
Meu livro já editei
sexta-feira lançarei
Ensaio de Poesia
 
Li o convite e guardei
Parei naquele momento
Pedindo a Deus que me desse
Pra dizer em poesia
Externando a alegria
Pelo acontecimento
Está bonito o evento
O povo assim analisa
Quero parabenizar
A ilustre poetisa
Dizer-lhe que siga em frente
É esse tipo de gente
Que a cultura precisa
 
Meus parabéns poetisa
Pelo livro que escreveu
Pela coragem que teve
Pelo dom que Deus lhe deu
Pela criatividade
E a força de vontade
Que Jesus lhe concedeu
 
Forte luz se acendeu
Quando fizeste o primeiro
Breve virá o segundo
Vem na seqüência o terceiro
Este já saiu perfeito
O ensaio é desse jeito
Imagine o verdadeiro
 
Ângela essa homenagem
Escrevi com muito gosto
Emoção e alegria
Enrubesceram meu rosto
Sou grato pelo espaço
Receba um fraterno abraço
Do amigo João do Posto.
 
Gostaria de aqui poder dizer toda emoção que senti diante das homengens que recebi. As lágrimas misturam-se ao riso e fiquei encantada com todo carinho, com a amizade externada em cada gesto, em cada discurso. Foi lindo ver a Marília (aquela da frase que postei aqui) recitando (RE)CONTANDO A FANTASIA EM POETRIX, ver o esforço que Tica Soares, cerimonialista, fez para estar presente, visto que é asmática (doença que impediu papai de estar presente, pois estava medicado depois de uma crise) e não estava bem, mas nun gesto gigante de boa vontade e amizade estava lá, ao lado de seu esposo, conduzindo os trabalhos. Nunca, em palavras eu conseguirei traduzir a felicidade que senti. Dia 20 será aqui em Mossoró, com certeza viverei outra grande alegria, reencontrarei grandes amigos, mas a noite do dia 12/06 já está arquivada como uma das mais bonitas de minha vida. Como a perfeição não existe senti falta de pessoas muito caras para mim. Bom dia.

Prometo aos amigos que assim que passar essa correria dos lançamentos voltarei a ativiades regularmente aqui no RL, estou em falta com todos, tenho lido muito menos do que gostaria. Beijos!


Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 13/06/2009
Código do texto: T1646841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.