CRISE DE IDENTIDADE ...

O pós-modernismo apresenta entre suas características principais, denominadas de pilares ou pernas, conforme o pensador cristão Rubem Martins Amorese:

Pluralização – Liberdade para concordar ou discordar. Um fenômeno tanto da realidade sensível quanto da consciência correspondente... Você pode escolher o que mais lhe agradar;

Privatização – Você vive numa sociedade plural, e, portanto, quanto mais moderna for, mais consciência terá de que suas escolhas são um assunto privado, de sua exclusiva responsabilidade.

Secularização – Pode ser definida como o processo através do qual as idéias e as instituições religiosas estão perdendo seu significado social.

Essas características levam o ser humano a vivenciar a crise de identidade:

Afinal, se temos liberdade de escolha, qual seria o limite???

Cremos que o limite não precisa ser estabelecido (simplesmente) por que, a mesma sociedade que disponibiliza liberdade de escolha; impõe a lei da procura e da oferta que frustra o cliente; uma vez que (nem sempre), querer significa poder...

Se vivemos uma época de escolhas privadas, por que o ser humano torna publica certas áreas da vida que, antes eram mantidas em secreto?

O orkut não me deixa mentir: nem tudo que divulgamos deveria ser tornado publico e notório...

Outro exemplo tem a ver com as peças intimas – por que, alem do corpo semi-nu, as pessoas precisam saber a cor ou tipo da peça que alguém estaria usando?

Se é apenas um modismo; se tudo deve ser exposto, porque não encontramos pessoas com cédulas nas mãos, pelas ruas e praças da cidade???

Em meio ao relativismo ético e moral – que caracteriza a sociedade pós–moderna, as Sagradas Escrituras nunca antes estiveram em evidencia como agora; mesmo entre pessoas que procuram desacreditá-la junto à opinião publica – muitos leitores da Bíblia não pretendem se tornar membro de alguma igreja cristã; lêem a Bíblia porque gostam de sua leitura e exame.

Num primeiro momento, o pós–modernismo inviabiliza a importância das Sagradas Escrituras como regra de fé e de pratica; uma vez que, a ciência proclama, que a religião sendo uma questão de dogmas; somente pode ser considerada se não interferir em outras áreas da existência.

Mas, num segundo momento, o contexto pós–moderno favorece os assuntos relacionados à vida espiritual, porque a ciência jamais teve condições de apresentar respostas as questões espirituais; abrindo espaço pra quem se habilite ocupá–lo.

Conforme o escritor cristão americano Stanley J. Grentz, no livro Pós–Modernismo: Um Guia Para Entender a Filosofia do Nosso Tempo, comentando sobre os efeitos nocivos da secularização em relação à fé cristã: Para alcançar as pessoas no novo contexto pós–moderno, devemo–nos lançar a tarefa de decifrar as implicações do pós–modernismo para o evangelho.

Assim, compreendemos que, independente do pós–modernismo, a missão de ser um servo do SENHOR, dependerá do compromisso de cada cristão viver os valores do evangelho do SENHOR JESUS – mantendo sua identidade de cristão; jamais de ameaças exteriores...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/06/2009
Reeditado em 19/06/2009
Código do texto: T1656016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.