A procura da verdade

A procura da verdade

A base de todo o conhecimento é a verdade. Pode-se mudar os métodos, mas o fim é sempre mesmo, buscar a verdade sobre as coisas, afastando todas as coisas da mera opinião, crenças religiosas, emoção, que afetam todo o conhecimento real.

A mídia, as propagandas políticas, as igrejas, famílias, tornam difícil a afirmação de uma verdade para todas as coisas, então o que fazer?

Em primeiro lugar, afirmar uma verdade sobre tudo é uma tarefa impossível para o homem, que não possui todos os elementos para tal feito, mas buscar a verdade sobre grande parte das coisas já é o primeiro passo.

A história da humanidade relata que no século VII antes de cristo já se buscava a verdade sobre as coisas, nascendo assim a Filosofia, que em poucas palavras é a busca pelo conhecimento, o amor pela sabedoria. E tem como primeiro filosofo Tales de Mileto. Posteriormente surgiu Sócrates, que foi considerando o divulgador da filosofia.

Sócrates fazia perguntas do tipo, o que é o belo? o que é Justiça? E no final afirma que não sabia as respostas, o seu objetivo era ensinar as pessoas a questionar as coisas, a buscarem as respostas. Claro que a filosofia não se resume a isso, usa regras próprias, que não caberiam neste pequeno texto.

Vários outros filósofos nasceram neste período e continuam nascendo. Não podemos afirmar quem é o melhor, quem estava certo ou errado, mas no fim, todos buscaram e continuam buscando a mesma coisa, a verdade, o conhecimento, a transparência, que são as únicas formas do progresso da humanidade e da felicidade do homem.

Não podendo afirmar o que é a verdade, pois este não é a tarefa daquele que se propõe a falar de filosofia, e sim dos políticos, na busca de votos. Proponho àquele que tem interesse em melhorar a sociedade, ou pelo menos o meio me que vive, a buscar a verdade sobre as coisas que os rodeiam, questionar, desconfiar de tudo e de todos, mas sempre com o devido respeito e sem pré-conceitos, que destrói qualquer analise.