SERIAM AS MUITAS LETRAS ???

Entende – se o leitor como alguém que pensa, age e interage com o autor de um texto. Particularmente, acho (em meu achômetro) o leitor alguém especial – principalmente quando considero um detalhe:

Quando o leitor comenta um texto, possibilita o autor rever conceitos e valores e, quando necessário, aperfeiçoar o modo de analisar a própria vida, o contexto, etc.

Por isso, aprendi a ter um carinho especial por quem ler, quem ouve, quem comenta...

Não haveria como negar: O leitor, o ouvinte... Participa do crescimento, da maturidade, da vida do autor... Inclusive, fazemos referência aos leitores; não exclusivamente no Recanto das Letras; mas de um modo geral.

Quando o cidadão comum escreve uma carta pra alguém, ele terá um ou mais leitores...

Algum leitor deste texto poderia argumentar:

Deixe de discurso e vá direto ao assunto...

Estou fazendo isso...

Certa vez, alguém chegou pra mim, com cara de poucos amigos, e afirmou:

Ouvi o programa de Rádio na semana passada e, você disse que...

Respondi que não havia dito aquilo e, como a pessoa continuasse teimando; eu me comprometi a mostrar a gravação do programa.

Ouvimos a gravação (juntos) e, aquela pessoa teve que se admitir equivocada... Pensei: Certamente, muitos preferem ficar equivocados e se retiram sem procurar a pessoa pra esclarecer o que passou em seu achômetro (ou pensômetro) e, assim, a vida prossegue...

Lembro que, contam uma história engraçada:

Certa vez, o exército cercou uma tribo e, o responsável pela operação passou a seguinte mensagem escrita, ao superior:

A TRIBO SOB CONTROLE. PASSO FOGO?

Em resposta, recebeu a seguinte mensagem:

NÃO

Pequeno detalhe: quem enviou a mensagem, esqueceu de colocar um ponto (.) após essa palavra não.

TENHA

MISERICÓRDIA

Bem: Certa vez, escrevemos um texto que dizia o seguinte:

Quem vive sem grandes problemas, acostuma-se a pensar que as outras pessoas enfrentam adversidades, contratempos, obstáculos, porque não adotaram determinado padrão... Contudo, essa existência não é algo tão simples assim...

Em alguns casos, pode parecer que foi descuido ou coisa parecida... Mas, o que dizer, diante de situações em que todas as precauções foram adotadas???

Algum leitor, conversando comigo, afirmou que: Apesar de interessante, dizia muito e nada falei, simplesmente porque, quando a questão envolve amizade não devemos ter precauções...

Estamos em busca de um mundo melhor, no sentido que aprendamos a olhar a existência sob diferentes pontos de vista, antes de adotar opções que terminem piorando as coisas...

Temos insistido que, se faz importante aprendermos a caminhar juntos...

Ainda não sei caminhar lado-a-lado... Acredito que aprendemos na prática, enquanto estamos fazendo pra valer; após muitas quedas e tropeços, etc...

Por isso, acho (em meu achômetro) que estamos atravessando uma séria crise do exercício de pensar...

É como se não nos déssemos conta que DEUS nos criou com dois ouvidos e apenas uma boca, pra ouvirmos mais...

Que, algumas vezes, agimos como se estivéssemos num campeonato para ver quem fala mais;

Por isso, ainda pensamos pouco sobre o que ouvimos, antes de tirar conclusões e jogá-las na cara dos outros...

DEUS sabe a intenção do coração, no momento que falo isso (ou melhor dizendo que escrevo isso)...

E, somente DEUS sabe o quanto me dói escrever isso...

Creio sinceramente que, DEUS tem me convencido a aceitar a capacidade que ELE colocou em mim, de escrever tanto – porque do contrário, evitaria...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/06/2009
Reeditado em 29/06/2009
Código do texto: T1672576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.