Sobre a desobediência civil

Hoje, na biblioteca da escola, um livro brilhou para mim:

"A Desobediência Civil", de Henry David Thoreau.

Fantástico, reflexivo e muito oportuno, já que estamos vivendo um momento pré-eleitoral.

Nele, logo de cara, encontrei afirmações como:

"O melhor governo é o que governa menos".

Já que o Estado se apossa lentamente do patrimônio do cidadão que acumulou uma propriedade, não valeria a pena acumular posses pois com certeza ser-lhe-iam cobrados os eternos impostos. O Estado peca por "Excesso de Exação".

Ele ainda afirma que:

"Deves viver contigo e depender só de ti, sempre arrumado e pronto para partir e não ter muitos negócios.

Essa visão se torna estranha a nossa compreensão contemporânea, eu, por exemplo acredito no conceito sobre "seres análogos" e não pretendo sair em debandada, mas estou sempre pronto, isso sim.

Em seu livro ele cita Confúcio, que diz:

" Se um Estado for governado pelos princípios da razão, a pobreza e a míséria serão objetos de vergonha.

E, se um Estado não for governado pelos princípios da razão, a riqueza e as honrarias serão objetos de vergonha?

Respire e reflita, depois me conte.

*Lou James, no outono 2009

Marciano James
Enviado por Marciano James em 19/07/2009
Reeditado em 25/01/2011
Código do texto: T1707656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.