DORES NA ALMA (?!) ...

Alma sente dor – seria a pergunta de alguns...

O que você acha – seria minha resposta...

Conforme o Aurélio, a alma é:

1) Princípio da vida.

2) Princípio espiritual do homem.

3) O conjunto das faculdades psíquicas, intelectuais e morais dum indivíduo; espírito.

4) Sede dos afetos, sentimentos, paixões.

5) (Popularmente) Espírito desencarnado.

6) Coragem, ânimo.

7) Veemência de sentimentos; entusiasmo.

8) Pessoa, indivíduo.

9) Condição primacial; essência.

10) Interior cilíndrico, duma arma de fogo, que vai da culatra à boca do cano.

11) Pedaço entre a sola e a palmilha do sapato ou da bota.

Analise que os conceitos acima foram extraídos do Mini Aurélio – Século XXI – Escolar... A resposta poderia ser muito mais extensa, caso se tratasse de um artigo científico.

Temos presenciado verdadeiros debates acalorados (quase brigas) onde uns dizem que o homem teria alma; outros sustentando que seria alma e espírito (?!). No cenário teológico falam sobre dicotomia x tricotomia.

Entendemos que, havendo DEUS formado o corpo, soprou nele a alma, conforme descrição no Gênesis (2:7); A partir de então, aconteceu o pecado (Gênesis 3 = Afastamento da presença de DEUS); e, por meio de CRISTO DEUS restaura nossa alma...

Dizer que quem aceita CRISTO fica com alma e espírito, complica um pouco as coisas... Porque, cheio de subterfúgios, temos argumentos pra dizer EU PEQUEI PORQUE ESTAVA AGINDO (apenas) COM A ALMA...

Polêmica à parte, o ser humano sente dores no corpo e (sente) dores na alma.

Quando as dores são no corpo, podem ser visíveis a olho nu ou com aparelhos; E, em conseqüência tratadas a contento.

Quando a dor acontece na alma, nem sempre sabemos o motivo com exatidão; (Inclusive porque), a alma é como um imenso oceano onde existem áreas profundas, inescrutáveis apenas pelo CRIADOR.

Existindo áreas inescrutáveis, como tratar a própria alma à altura??? Como tratar problemas (na alma) de outras pessoas, sendo como um oceano com áreas inescrutáveis???

Talvez isso apresente uma resposta aos dilemas humanos do coração; muitos dos quais desafiam nossa imaginação.

Por exemplo:

Como um pai pode cometer incesto ou pedofilia contra as próprias filhas?

Temos observado que a sociedade simplifica as coisas acusando o agressor de monstro e outros adjetivos pejorativos. Contudo, não temos encontrado (enquanto sociedade) a resposta pacífica.

Como cristão–protestante e teólogo, entendo que o afastamento entre o homem e DEUS (pecado) abre espaço pra toda sorte de desajustes. Mas, o dilema continuará, porque não é ponto pacífico entre os cristão, não–cristãos e anti–cristãos...

Como dissemos, existem muitos debates acalorados e, esses têm afastado o homem do cerne de muitos outros debates pra afunilar certos problemas que continuarão desafiando o imaginário social...

Como nos disse o MESTRE dos mestres: Pouco ou uma só coisa é necessário (Lucas 10:42).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/08/2009
Código do texto: T1739189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.