DISCURSO DE UM ORADOR

DISCURSO DO ORADOR

Magnífico Senhor Reitor da Universidade ......................

Ilustríssimo Senhor Coordenador .................................

Ilustríssimo (a) Senhor (a) Paraninfo (a) ...........................

Ilustríssimas Senhoras Professoras: .............................

Ilustríssimos Senhores Professores: .............................

Ilustríssimas autoridades presentes

Prezados funcionários desta Universidade, Familiares e amigos aqui presentes;

Prezados colegas:

Aqueles que sempre estiveram ao nosso lado, nos prestigiando e estimulando em bons e maus momentos: Nossos queridos pais!

Estimadas esposas e compreensivos esposos.

Parabéns a todos, pois esta conquista também é uma conquista de vocês!

Concluir o curso de Licenciatura Específica em Português foi certamente uma tarefa árdua, quase uma batalha.

Infelizmente, alguns dos nossos colegas que também lutaram esse bom combate, não estão finalizando o curso neste momento.

Alguns deles concluirão o curso em breve e outros, por motivos de força maior, estão trilhando caminhos diferentes.

Desejamos a todos muito sucesso !

Senhores pais, familiares e amigos o orgulho que vocês sentem agora é fruto de muito esforço nosso, mas não de cada um, ou seja, o sucesso desta turma certamente é fruto de sua sinergia.

Durante esses longos anos passamos por mais do que provas e trabalhos: problemas pessoais; problemas de relacionamentos; dificuldades financeiras, tendo que enfrentarmos todos eles e na maioria das vezes, tudo o que tínhamos eram os amigos.

Sim, eram eles que lá estavam quando necessitávamos.

Obrigado AMIGOS!

Aqui estaríamos se dependêssemos apenas de nosso esforço pessoal?

Provavelmente não!

Quantos fins de semana passamos reunidos, ajudando-nos uns aos outros, preparando-nos para as provas, apresentações e seminários que teimavam em chegar tão rápido.

Às vezes, quando o desespero batia, um de nós, que sabia um pouco mais sobre a matéria, tentava ensinar os outros, com uma generosidade impressionante e amigável.

Mais uma vez: Obrigado amigos!

Mas nem só de estudar vive o homem!

Festa no encerramento de cada semestre, aniversários e ocasiões diversas não seriam os mesmos sem a presença da turma toda, reunida e com uma alegria contagiante.

Apesar de cada um de nós ter aqui recebido seu diploma individualmente; na realidade, sentimos como se a turma de Português houvesse recebido um único diploma, e que esse fosse como um quebra-cabeça que, para ser montado, exigiu de cada um de nós, a construção e contribuição de uma peça.

Portanto, todos os diplomas formam um só: o diploma da turma de Português que, unida, conseguiu alcançar seu difícil objetivo:

Estamos formados Nesta Universidade!

Formar-se numa Universidade, infelizmente, é o grande sonho de milhares de brasileiros.

Formar-se hoje é uma grande batalha vencida. Uma dádiva de Deus.

Obrigado meu Deus por mais esta batalha vencida!

Hoje é dia de festa, de muita alegria e de comemoração.

Mas... e amanhã? Como será?

Todos trilharemos nossos caminhos.

Seja qual for cada um deles, uma coisa é certa: o Brasil, a Educação, a Sociedade e a Cultura esperam alguma coisa de cada um de nós.

Que cada um faça o melhor!

Pois temos convicção de que, em nossas consciências, pensamos que devemos retribuir essa dádiva ao educando carente do saber e da cultura.

Como?

Por exemplo, agindo tal e qual juramos agir:

Somente executando atos ditados pela nossa consciência;

Honrando os ensinamentos que aqui recebemos;

Cooperando para o desenvolvimento da educação brasileira;

E tudo fazendo para cooperar com a grandeza moral, social e material do nosso Brasil.

Temos a oportunidade e a competência necessárias para fazermos muito pelo País. Basta que, para isso, estejamos dispostos a continuar lutando tão bravamente como fizemos aqui nesta Universidade.

Muitos serão os empecilhos que surgirão. O comodismo é um dos inimigos que devemos enfrentar. Não se deixem satisfazer por pouco ... busquem sempre mais ... mas não somente para si, ou seja, não sejam gananciosos... Lembrem-se que podemos ajudar a muitos, sem prejudicarmos nossas ambições e sonhos.

Outro grande vilão é a burocracia. Regras devem existir e devem ser cumpridas, mas não devem comandar nossas vidas. Ajam sempre de acordo com sua consciência. Tenham sempre a mente aberta para mudanças e inovações e não se deixem abater por aqueles que apregoam o desânimo e o pessimismo.

Amigos, O Brasil espera que todos nós consigamos cumprir com nossos deveres e que usemos a Educação que aqui aprendemos como um instrumento para desenvolver o País, elevá-lo à condição de potência cultural e torná-lo cada vez mais igualitário.

Devemos, sim, de maneira consciente, responsável, com dignidade, competência e ética, arriscar novos rumos que influenciarão nossos familiares, amigos, conterrâneos e, com otimismo e humildade, influenciar o mundo.

Não devemos nos acomodar, imitando os covardes ou os ignorantes.

Devemos buscar o conhecimento, "o caminho, a verdade, a vida".

Agora é a hora!

Realizemos nossos sonhos!

Mostremos nossa garra!

Retribuamos ao Brasil!

Honremos o nome da Universidade!

Orgulhemo-nos da Turma de Português!

Dos Professores!

Não nos dispersemos!

Mantenhamos nossa união e nossa sinergia.

Somos exemplo! Somos sucesso!

PARABÉNS E MUITO OBRIGADO!