ONDE ESTIVER O TESOURO ...

As relações humanas PODEM SER profundamente afetadas, pelas raízes de amargura...

Muita gente (nas esquinas da vida) faz de conta que a mente pode funcionar como uma espécie de depósito, onde se pode guardar de tudo um pouco, mesmo as recordações de desajustes – Coisas que devem ser tratadas ou descartadas...

Imaginemos uma nação com dezenas de milhões de habitantes, onde a maioria guarda (na memória), alguma espécie de lembrança ruim, usando-a pra usufruir benefícios - Como o mendigo que não deseja tratar certa enfermidade que lhe garante a piedade popular...

Está escrito:

Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lucas 12:34).

O problema é que desperdiçamos o precioso tempo, discutindo o sexo dos anjos (adágio popular), enquanto falta tempo pra pensarmos no essencial...

DEUS trabalha de forma a evitar que o ser humano transforme sua mente numa espécie de sótão – Um depósito de lixo mental cheio de coisas desnecessárias...

Em primeiro lugar, ao criar o primeiro casal, que originou os demais seres humanos, ELE deu uma orientação (que poderá ser) ter valor para direcionar a vida, independente do tempo e do espaço:

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:17) - Morte como separação da presença.

Em segundo lugar, após a desobediência original (pecado), o primeiro casal procedeu (em relação ao CRIADOR) de uma forma emocional (ainda hoje) presente em nossas ações, reações ou interações:

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR DEUS, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi (Gênesis 3:8–10).

Em terceiro lugar, antes do primeiro homicídio (morte de uma pessoa praticada por outrem, assassinato – Aurélio), DEUS conversou com Caim:

Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (Gênesis 4:6–7).

Conforme o costume que foi sendo (pouco a pouco) enxertado na mente, o ser humano seleciona (em seu dia-a-dia), entre os acontecimentos, o que irá resolver ou não, deixando no sótão da mente (também) coisas que deveriam ser tratadas ou mesmo descartadas.

Imagine um médico falando pro paciente, após o resultado da autópsia: Olha, tal célula é cancerosa; Mas, a gente pode deixa–la EM QUARENTENA enquanto você decide o que deve ser feito...

CONCLUSÃO:

1. Desperdiçar o precioso tempo discutindo o sexo dos anjos pode ser, gastar tempo pensando se o relato bíblico sobre a criação de Adão e Eva é verdade ou não.

O despejar do cálice da ira de DEUS virá, independente de se crer (ou não) no que está revelado nas Sagradas Escrituras.

A SALVAÇÃO dependerá da aceitação do sangue de CRISTO derramado na CRUZ DO CALVÁRIO.

2. A reação humana, diante do erro, é semelhante a reação demonstrada pelo primeiro casal, diante da desobediência – PECADO ORIGINAL = Qualquer coisa que seja suficiente pra afastar da presença divina, inclusive atitudes de religiosidade (Romanos 12:1-2).

3. A reação humana, diante do erro, é semelhante à reação de Caim, após tirar a vida do irmão (Mateus 12:33-37)...

Quando confrontado, ao invés de assumir seu erro, justificou-se que não sabia do paradeiro do irmão porque não era tutor dele (Gênesis 3:9).

Assim, vale a pena refletir: ONDE ESTÁ O TEU TESOURO...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/10/2009
Reeditado em 03/10/2009
Código do texto: T1845364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.