CRIADOS PARA CULTIVAR E GUARDAR

TEXTO BÍBLICO:

E plantou o SENHOR DEUS um jardim no Édem, da banda do Oriente,

E pés nele o homem que havia formado (Gênesis 2:8).

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Édem

Para o CULTIVAR E O GUARDAR (Gênesis 2:15).

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem:

De toda árvore do jardim comerás livremente (Gênesis 2:16).

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás;

Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:17).

Certa vez, na França de algumas décadas passadas... Napoleão montado em seu cavalo, passava numa estrada, quando encontrou um soldado embriagado (na estrada). Parando, perguntou-lhe o nome.

O soldado respondeu que se chamava Napoleão.

Imediatamente o líder francês diz: Pois mude de vida ou mude de nome.

Gênesis é o livro das origens.

Nele sabemos como a terra e a vida na terra tiveram origem.

A origem da família; A origem do Pecado; A origem de uma nação; A origem da fé; A origem da desobediência; A origem da violência; A origem do amor gracioso de DEUS por seres humanos que não mereciam esse amor...

Certamente, a maioria dos problemas atuais, poderia ter: um final feliz se (e tão somente se) o homem mudasse o rumo que tem tomado diante de muitas coisas... A começar pela forma como considera o CRIADOR (em seu coração)...

Sempre que, nos depararmos com os dilemas da existência se faz necessário entendermos que TUDO TEVE SUA ORIGEM NO CRIADOR e, não haverá como avançar o passo sem essa consideração.

Está escrito:

E plantou o SENHOR DEUS um jardim no Édem, da banda do Oriente,

E pés nele o homem que havia formado (Gênesis 2:8).

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Édem

Para o CULTIVAR E O GUARDAR (Gênesis 2:15).

Sabemos tudo o que é necessário sobre nossa origem e, nada sobre a origem de DEUS.

Por isso, ELE tem a primazia em dizer como devemos proceder e nós, temos o privilégio de adorá-lo SEMPRE e de nos alegrarmos NELE (SEMPRE).

Está escrito:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS (1 Coríntios 10:31).

Não fomos criados com o objetivo de ver para crer mas, de crer em DEUS e nos alegrarmos NELE (sempre).

Na primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster Comentado, consta que, temos muitos objetivos nessa existência; Mas o principal é honrar ao CRIADOR e alegrar-se NELE para sempre...

Inclusive Santo Agostinho, um dos servos de DEUS (no passado), observou que, fomos criados por DEUS e nossa alma estará sem sossego até encontrar refúgio NELE.

Fomos criados por DEUS e colocados onde estamos, com o objetivo de honrá-lo e alegrarmo-nos NELE (SEMPRE).

CULTIVAR e GUARDAR o que ELE nos confia, somente será possível cumprindo o fim principal para o qual fomos criados...

CULTIVAR = DAR condições para o nascimento e desenvolvimento de (planta). Procurar manter ou conservar. Desenvolver (três dos significados no Aurélio).

GUARDAR = Vigiar com o fim de defender, proteger ou preservar (Aurélio).

Conforme essas definições (no Aurélio), Eva deixou de cumprir as orientações divinas dando ouvidos ao intruso que se aproveitando da ausência de Adão, levou Ela na conversa...

Quando falamos sobre isso, o primeiro pensamento que passa na cabeça de quem escuta é que, não tem a ver com a situação do mundo hoje... Contudo, quando perceberam que haviam sido enganados pelo Adversário de DEUS, sentiram algo que é comum sentirmos sempre que cometemos algum erro e não queremos ser pegos com a mão na massa:

Está escrito:

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR DEUS, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

Perguntou-lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

Disse o SENHOR DEUS à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

(Gênesis 3:8–13).

A mesma Bíblia que nos leva a conhecer o SENHOR e, tornar-se FILHO DE DEUS; Nos assegura que o primeiro casal desobedeceu ao SENHOR e, como descendência desse casal, herdamos o pecado original...

Assim, somos pecadores por causa da herança do primeiro casal e, por opção pessoal; Que fica evidente sempre que tentamos livrar a cara, fazendo de conta que seríamos melhores que os outros, que seríamos bons, etc.

A mesma Bíblia afirma que, Disse JESUS:

Vós sois o Sal da Terra; Ora, se o sal vier a ser insípido,

Como lhe restaurar o sabor?

Para nada mais presta senão para,

Lançado fora, ser pisado pelos homens (Mateus 5:13).

A função do sal é conservar os alimentos, fazendo com que permaneçam saudáveis. Assim, se somos (realmente) Filhos de DEUS, devemos conservar os ambientes onde ELE nos coloca.

Sempre que, nos depararmos com os dilemas da existência se faz necessário entendermos que EXISTE UMA EXPERIÊNCIA QUE NÃO DEVEMOS TER e, não haverá como avançar o passo sem essa consideração.

Está escrito:

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem:

De toda árvore do jardim comerás livremente (Gênesis 2:16).

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás;

Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:17).

OBS: Morrer como separação imediata; e, depois morte física... Se desobedeceram e permaneceram vivos; pessoas dizem que a Bíblia falhou na afirmação do SENHOR...

Sabemos que (abaixo de DEUS), temos liberdade limitada. Nem tudo se deve ou se pode fazer... Mesmo coisas que temos o direito de fazer, poderão se tornar questionáveis pela maneira como o fazemos...

Orientando os cristãos de Corinto, o apóstolo Paulo, analisando o exemplo dos judeus no deserto, disse:

Está escrito:

Ora, estas cousas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as cousas más, como eles cobiçaram.

Estas cousas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.

(1 Coríntios 10:6, 11 e 12).

Existe uma experiência que não devemos ter e, não estamos falando sobre os vícios ou as drogas (apenas); Mas, por incrível que pareça, até mesmo elementos da religiosidade podem se constituir em pecado se, fizerem separação entre nós e DEUS...

O melhor exemplo disso, é o legalismo religioso...

CONCLUSÃO:

Se a nossa esperança em CRISTO se limita apenas a esta vida,

Somos os mais infelizes de todos os homens (1 Coríntios 15:19).

OBS: Síntese do Sermão:

TEMA: CRIADOS PARA CULTIVAR E GUARDAR

TEXTO BÁSICO: Gênesis 2:8, 15–17.

LOCAL: Ponto de pregação no Bairro da Bomba (IPB Salgueiro – PE)

DATA: 25/10/2009 (noite).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/10/2009
Reeditado em 26/10/2009
Código do texto: T1887373
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.