Prefácio da obra “Conflito entre Preservação Ambiental e Desenvolvimento Econômico”, de autoria do Advogado Heráclito Ney Suiter

Honra-me o autor com a missão de apresentar essa genuína obra que nasceu como resultado de um longo trabalho de reflexões, debates e pesquisa.

Heráclito sempre teve uma vida extremamente produtiva; é uma pessoa irrequieta, provocadora e de grande sabedoria que busca provar por meio de atitudes que é possível manter uma coerência de idéias e ideais.

Sua visão multidisciplinar é fruto de uma rica atuação profissional por diversas áreas dos saberes, passando pelas Ciências Agrárias, Administração, Comunicação, Pedagogia e Direito.

Essa obra fala do embate existente entre os interesses do ambientalismo e o crescimento econômico, focando no importante papel do Direito como balizador dessas questões.

Vivemos numa sociedade contemporânea, complexa, dinâmica e diferenciada, o que faz necessária uma visão ampla e totalizadora das nuances sociais e ambientais. Ao lado da meta de domar a natureza hostil e docilizá-la a serviço do homem, surge por meio do Direito o anseio de controlar a ação humana sobre o meio ambiente como imperativo da sobrevivência humana.

A análise a seguir mostra de forma clara e extremamente inteligente que há urgente necessidade de integração dos saberes, pois só assim haverá uma efetiva intervenção nesse complexo sistema de modo a tornar sustentável a vida em nosso planeta.

Não tenho dúvidas que esse livro contribuirá significativamente para ampliar ainda mais esse debate no Brasil, estimulando a reflexão de juristas, economistas, ambientalistas e demais profissionais para atuarem conjuntamente em direção ao desenvolvimento sustentado de um país que abriga tantas riquezas !!!

** Prefácio da obra “Conflito entre Preservação Ambiental e Desenvolvimento Econômico”, de autoria de Heráclito Ney Suiter. 1ª Edição. Gurupi (TO): Gráfica e Editora Veloso. 116 páginas. Ano de publicação 2010.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Novembro de 2009.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 29/11/2009
Reeditado em 15/12/2020
Código do texto: T1951227
Classificação de conteúdo: seguro