Saúde bucal

Os cuidados com a saúde bucal são extremamente importantes para o ser humano. Percebe-se que muitas pessoas sofrem com o mau hálito e muitos não sabem que, apesar de não ser uma doença, pode ser um sinal de que algo está errado no organismo. Os estudiosos no assunto afirmam que em 99% dos casos isso pode ser resolvido, quando diagnosticada e analisada a causa do problema. A halitose pode ocorrer por causa da má higienização, gengivites, baixa produção de saliva e placas bacterianas, além das doenças do fígado, diabetes, estresse, dentre outras causas.

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde comprovou que quase metade dos brasileiros não tem o hábito de escovar os dentes regularmente; 58% dos brasileiros não escova os dentes corretamente; 45% não usa a escova porque não pode comprá-la ou por descuido; 13% dos adolescentes, 6% dos idosos e 3% dos adultos, não sabem o que é uma consulta odontológica.

Segundo a Universidade Federal de Santa Catarina, 93% da perda de dentes dos adolescentes brasileiros é ocorrência de cáries e 40% deles, na faixa etária de 15 e 19 anos, já perderam pelo menos um dente.

Há vários estudos sobre a dentição humana que comprovam que a alimentação inadequada também contribui para a má-formação dentária, além de provocar doenças como por exemplo, a cárie.

A cárie é uma doença provocada por maus hábitos de higiene bucal e também pela alimentação inadequada como doces, balas, chocolates, refrigerantes, ou seja, açúcares que alteram os ácidos liberados pelas bactérias e causam os ‘buracos’ nos dentes. É preciso tratamento adequado para que não haja dor e nem a perda do dente, pois isso pode comprometer a mastigação, causar algum tipo de inflamação na gengiva, além de prejudicar a estética da boca.

Os especialistas no assunto, sugerem alguns cuidados básicos, para a prevenção da doença, tais como: escovar os dentes sempre após as refeições e à noite, antes de dormir, complementando com o uso do fio dental; cuidar da alimentação diária, evitando açúcar; visitar o dentista regularmente a cada seis meses. Para a questão da halitose, é recomendado beber muita água, fazer bochechos com produtos antissépticos, não ficar muito tempo com a boca fechada e comer a cada 3 horas.

A pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz comprova que 14,4% dos brasileiros já perderam todos os dentes.

Somam-se 30 milhões de brasileiros ‘desdentados’ no país. A situação dental é preocupante, apesar dos vários programas como ‘Saúde Bucal’, ‘Brasil sorridente’, dentre outros.

O Ministério da Saúde prometeu a distribuição de 40 milhões de escovas e pastas de dentes para a população, principalmente para estudantes das escolas públicas e pacientes do programa chamado ‘Saúde bucal’.

Numa dessas distribuições, aconteceu uma situação estarrecedora. Muitos estudantes de escolas públicas que receberam o kit, o ignoraram. Na saída das escolas, eles jogavam pastas uns nos outros, desenrolavam o fio dental, além de sujar as ruas das cidades. Atitudes de quem está desinformado e alheio à cidadania.

A questão é: não seria necessário ter feito uma extensão educativa engajada nas escolas públicas e na comunidade, antes da distribuição?

A bem da verdade, não há uma conscientização da população de forma explícita e empenhada, organizadamente, mas geração de programas de saúde bucal, isoladamente. Os lançamentos são feitos, é verdade, porém não há uma campanha contínua, ou seja, vídeos institucionais, profissionais da saúde engajados, apenas há uma distribuição do material para higienização bucal nas escolas e lugares escolhidos pelo programa.

Na era acelerada da informatização... Até quando???

Já são 30 milhões de desdentados. Uma representação muito grande no quadro populacional do país.

Considerando os estudos feitos pelas instituições acima, pode-se dizer que ainda há falta de informação a respeito do assunto e isso faz com que o desinteresse continue. Talvez seja necessário uma operante sensibilização da população, principalmente a de baixa renda, alertando-a para os riscos relacionados às doenças bucais.

Tal qual os olhos representam o espelho da alma, o sorriso revela a expressão entusiástica do ser feliz.

Cuide do seu sorriso!

Fontes:

1. http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1051033-5598,00.html

2. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI309991-EI715,00-dos+brasileiros+ja+perderam+todos+os+dentes.html

3.http://www.belezaestetica.com/content/detail.asp?iArt=596&iType=4&iChannel=1

Maricília Lopes Silva
Enviado por Maricília Lopes Silva em 06/12/2009
Reeditado em 28/01/2010
Código do texto: T1962702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.