Discurso de Posse

Discurso de Posse.

Prezados acadêmicos,Márcia Sardemberg Ferraz Moulim,Henrique Macedo e Maria de Lurdes Alves Schwartz,autoridades presentes,senhoras e senhores e familiares dos homenageados.

Dupla honra tenho neste dia tão especial.Estamos chegando ao fim de mais uma etapa, onde podemos dizer que até aqui Deus nos ajudou e terminamos o ano com o sentido do dever cumprido.Apresentamos todas as biografias de nossos patronos e tivemos uma participação magnífica de cada um que subiu a tribuna para falar sobre a vida, de homens e mulheres que fizeram a história do nosso município,até nesta data alguns desconhecidos de nossa população.Agora passamos a parte seguinte, que será a entrada dos novos nomes que farão parte desta Academia de letras e Cultura , haverá um edital de convocação para apresentação dos trabalhos e uma comissão os julgará.

Quando digo dupla honra que tenho,falo em memória do meu passado, onde vi nascer a sede pela leitura e pelo gosto de escrever.Quando menina, tive contato com as belas histórias de grandes clássicos Infantis, através da avó de minha querida prima Lurdinha que aqui está tomando posse em sua cadeira literária.Nas férias íamos para sua casa, na zona rural e lá D.Maria reunia as crianças sob a luz de um velho lampião e a beira de um fogão a lenha nossos olhos infantis sonhavam com as histórias interpretadas de forma profunda e

eloqüente , aquele momento mágico jamais saiu do meu coração.Mais tarde, já adolescente ,acreditando que os príncipes das histórias contadas por D.Maria existiam, comecei a escrever poemas de amor. Neste período surgiu a prof.Marcia Sardemberg que chegou com a prof.Terezinha Meneguelli fazendo uma revolução no ensino da nossa cidade.Criou-se a Noite da Poesia, com concurso dos melhores poemas,noites teatrais,levando-nos a subir ao palco sem timidez ;a semana da Normalista era alucinante pela expectativa criada em nós.Sendo assim, corajosamente mostrei-lhe meu caderno ,onde tentava rimar flor e amor e dor ,depois passava para coração e paixão.Entretanto em momento algum ela gracejou ou me desestimulou.Por sinal, elogiou-me e incentivou-me a continuar lendo e escrevendo,assim começou minha vida literária.

Aprendi que desta forma, novos escritores e artistas,poderão surgir apenas com o apoio dado a cada um deles.

Nossa realidade como academia, cada dia mais se revela no objetivo principal ,que é a elevação dos valores culturais de Guaçuí.Por isso nossos olhos viajaram nesta noite pelas mãos nobres de Henrique Macedo,professor e artista plástico em nossa cidade e na vizinha Alegre, pois através do pincel, ele descreve a vida na roça,a beleza da nossa raça e a sublime leveza da bailarina por ele retratada.

Tudo isso é a Academia Guaçuiense de Letras e Cultura .Temos um legado para nossos jovens e a consciência de que poderemos fazer muito mais .Não há como recuar, com a ajuda do nosso povo, reconstruindo nossa história preciosa e rara veremos novos talentos surgirem em nossa terra,fortalecendo a herança traçada no caminho daqueles que por aqui passaram.Obrigada a todos.

Heliana Mara.