Conferência Estadual de Educação de Alagoas - resgatando a sessão pública na Assembléia Legislativa

Senhor Presidente desta sessão e da comissão de Educação desta assembléia legislativa, senhores deputados, senhoras e senhores delegados á Conferencia Estadual- CONEE-AL, demais autoridades, convidadas e convidados presentes a esta sessão pública. Cumprimento a mesa na pessoa do conselheiro do conselho estadual de educação professor Luiz Henrique e cumprimento a plenária na pessoa da estudante Antonia, conselheira do conselho municipal de Maceió e também delegada eleita á conferencia.

Quero parabenizar a iniciativa desta audiência pública, que é pedagógica por excelência, assim como é o movimento em torno da Conferencia Nacional de Educação-CONAE, das conferências estaduais, municipais e intermunicipais. Quero lamentar a ausência dos demais representantes do povo nesta casa. Construir uma Gestão Democrática não é uma tarefa das mais simples, embora seja um movimento imprescindível para o exercício pleno de uma cidadania de fato e de direito.

Quero também, em nome da Professora Irailde Correia, coordenadora da UNCME –União Nacional dos Conselhos de Educação em Alagoas, impossibilitada de se fazer presente nesta mesa, destacar o papel da CONAE para a organização da Educação Brasileira. Os desafios não são pequenos e o maior deles é que o Brasil ainda não consolidou a condições para a implantação de uma política articulada e eficaz na efetivação do direito à qualidade social da educação para todos e todas.

É preciso avançar em todos os níveis, etapas e modalidades da educação. A sociedade civil organizada e a comunidade escolar representada por todos os segmentos que aqui estão, se empenham na tarefa de refletir, projetar e organizar a educação desse país. Debater concordando ou se contrapondo aos temas da CONAE, é fazer a lição de casa e aprender novas lições.

Trago, das últimas semanas, as discussões da VI Conferência Nacional da CNTE e do 2º encontro Nacional dos Conselhos de Educação, que firmaram posição em defesa da educação e levarão para a CONAE a contribuição qualificada de dois segmentos muito importantes para a educação deste país.

E, como também participei de várias conferências municipais pelo interior do estado, posso dizer do sentimento comum entre eles: o sentimento da esperança, o sentimento da certeza de que a luta pela educação com qualidade social é a luta dos que sonham e trabalham por um mundo melhor.

Nas considerações finais

Fazer educação com seriedade exige mais que vontade política. Exige VONTADE E DECISÃO política mas, para que os gestores tomem as decisões políticas necessárias é preciso que estejamos organizados, fortalecidos, compreendendo qual é o nosso papel. Finalizo lembrando um trecho dessa fábula maravilhosa que é Os Saltimbancos na letra adaptada por Chico Buarque “Todos juntos somos fortes Somos flecha e somos arco Todos nós no mesmo barco Não há nada pra temer”

Muito Obrigada!

P.S :Discurso proferido durante a sessão pública na Assembléia Legislativa de Alagoas sobre a Conferência Estadual de Educação, iniciativa do presidente da Comissão de Educação Deputado Alberto Sexta-Feira, no dia 23 de outubro de 2009. A sessão pública contou com a participação de diversos setores da sociedade, a exemplo de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Associação de Pais de Alunos de Escolas Públicas, instituições de Ensino Superior . O tema conseguiu lotar o plenário da Assembléia Legislativa, só não conseguiu sensibilizar os parlamentares que de 27, só se encontravam 03.

Veja :http://boletimsemed.blogspot.com/2009/10/sessao-publica-discute-conferencia.html

E, finalmente, nossa conferência de educação iniciou no dia 09/12 e se encerra dia 12/12. É a culminância de um trabalho árduo que iniciamos ao final de 2008.