A Era do Petróleo e o Fim do Mundo

Queimar petróleo é uma imbecilidade

Por que queimar petróleo é uma imbecilidade?

É, de fato, uma pergunta instigante, que precisamos responder, pois parece que o petróleo trouxe um grande desenvolvimento ao mundo a partir do século XX.

Trouxe, sim. Vivemos, presentemente na era do petróleo, e somos totalmente dependentes dele. Queimar petróleo sempre foi muito fácil e barato, tendo impulsionado o crescimento econômico de quase todos os países, num passado recente. A própria política internacional é, e continuará sendo influenciada pelos interesses da indústria do petróleo, guerras são feitas em seu nome.

No entanto, temos consciência de que é uma imbecilidade continuar queimando petróleo em progressão geométrica. E o motivo principal é a geração de gases decorrentes da combustão, que promovem o chamado efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Para o esclarecimento da questão se necessita de uma análise simples. Em primeiro lugar, recordar as teorias sobre a origem do petróleo. Há pelo menos duas. A mais aceita diz que o petróleo se originou dos seres vivos do passado remoto que viveram e fizeram a fotossíntese, acumulando gás carbônico retirado da atmosfera em seus corpos, ao longo de milhões de anos. É a teoria da origem fóssil do petróleo.

A segunda é exatamente o oposto, e remete a que a atmosfera do planeta tinha altas concentrações de hidrocarbonetos, tal como Vênus hoje, e que esses hidrocarbonetos se precipitaram, e o petróleo é que teria gerado a vida!

A teoria fóssil da origem do petróleo, sendo a mais aceita e convincente, será usada para justificar a afirmativa inicial. Nela considera-se que a atmosfera da Terra tinha alta concentração de carbono, incompatível com as formas de vida evoluída que existem hoje, e que o trabalho incansável de seres vivos, principalmente bactérias, ao longo de milhões de anos reduziu os níveis de carbono da atmosfera, agregando esses carbono aos seus corpos e mantendo-o retido em camadas profundas abaixo da superfície.

E eis aqui o ponto. É, ou não, uma imbecilidade, retirar esse petróleo das profundezas, queima-lo, e devolver, em décadas, o carbono para a atmosfera, desperdiçando e anulando o trabalho de milhões de anos que o conjunto dos seres vivos tanto se esforçou para fazer?

Não é preciso falar mais nada. O mundo está retornando ao início dos tempos.

Jacques Levin

Publicado no Recanto das Letras em 08/09/2006

Código do texto: T235475