A alma é imortal? O inferno existe? Jesus Cristo é imortal?

A alma é imortal? O inferno existe? Jesus Cristo é imortal?

Começarei falando de São Mateus 10,28 “ Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena”.

Vamos pensar sobre este versículo, que é a Deus que devemos temer, pois ele tem o poder de matar a alma , somente Deus tem este poder. Corpo e alma na geena, o corpo que ele criou do pó pois temos um corpo humano com a semelhança dos habitantes do céu, como diz as escrituras: Gênesis 1, 26-27 : “ Então Deus disse : façamos o homem a nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar,sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra”.

Deus criou o homem a sua imagem; criou-o á imagem de Deus , criou o homem e a mulher. Em Gênesis 2,7: “O Senhor Deus formou, pois o homem do barro da terra, e inspirando-lhe nas narinas o sopro de vida e o homem tornou-se um ser vivente”.

Deus nos criou a sua imagem, somos homens e mulheres semelhantes a Deus , não temos corpos de gatos , cachorros ou lagartos , mas somos imagem do nosso Pai e criador, nosso corpo se assemelha a Deus e temos sim uma alma que pode juntamente com esta forma esta imagem humana ir para junto de Deus com Jesus Cristo ou ir para o inferno.

Lemos em Salmos 6, 5 “ Voltai,Senhor livrai minha alma, salvai-me pela vossa bondade”.

Salmo de Davi 23 ,4-6 “ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam. Prepara-me uma mesa na presença dos meus adversários, unge-me a cabeça com óleo: o meu cálice transborda .

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”.

A casa do Senhor é eterna quem habita nesta casa é eterno.

Salmo 24,7 : “Levantai, ó portas, as vossas cabeças levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Gloria.”

Quando Davi fala em portais eternos ele fala de portas que não são desse mundo mas do céu e fala da eternidade do Rei da Gloria que é Deus.

Mas agora vamos refletir sobre um versículo bastante comentado que diz Lev 17,11 “ Porque a alma da carne esta no sangue e dei-vos este sangue para o altar, a fim de que ele sirva de expiação por vossas almas, porque é pela alma que o sangue expia.”

Jesus Cristo disse na ultima ceia :22,19 -20: “ E tomando um pão tendo dado graças, o partiu e lhes deu , dizendo: Isto é meu corpo , oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.

Semelhantemente , depois de cear tomou o cálice, dizendo : Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.”

Jesus nos deu como ultimo sacrifício para salvar não nosso corpo mas nossa alma. Depois de Jesus não existe mais nenhum sacrifico pois ele é o cordeiro imolado para salvar toda a humanidade, Jesus Cristo estava predestinado a vir e fazer este sacrifício, sua vida foi toda esperada por nossa salvação. “ E o verbo se fez carne e habitou entre nós”.

Um versículo que creio ser mal interpretado a séculos seja este: Eclesiastes 9,5-6: “Com efeito os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada; para eles não há mais recompensa, porque a lembrança deles será apagada amor ódio, ciume tudo já pereceu não terão mais parte alguma para o futuro, no que se faz debaixo do sol.”

Aqui ele fala debaixo do sol, do nosso sol , os mortos que estão nos cemitérios da Terra, pois não temos nenhuma citação de mortos no céu ou no inferno mas esta citação, fala com clareza da Terra.

Na eternidade nossa alma vai ficar para o nosso bem junto com Deus por intermédio do que Jesus Cristo veio na Terra ensinar como o caminho a verdade e a vida, Jesus Cristo é a vida a nossa vida pois por meio dele chegaremos a eternidade no céu , ninguém vai ficar na Terra, pois nesta Terra fica o corpo, o pó, nossa alma vai para o céu ou para o inferno.

Nem a alma imortal e um mito e nem o inferno é mito, ambos existem.

Jesus é imortal: 20,11- 18 “ Maria, entretanto, permanecia junto á entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do túmulo, e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus fora posto, um á cabeceira e outro aos pés. Então eles lhe perguntaram: Mulher, porque choras? Ela lhes respondeu: Porque levaram o meu Senhor. E não sei onde o puseram.

Tendo dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não reconheceu que era Jesus.

Perguntou-lhe Jesus: Mulher porque choras? A quem procuras? Ela, supondo ser ele o jardineiro respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

Disse-lhe Jesus : Maria! Ela, voltando-se lhe disse, em hebraico: Rabôni! Que quer dizer Mestre. Recomendou-lhe Jesus : Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai, para meu Deus e vosso Deus.

Então saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas cousas.

Para quem for de Jesus Cristo o imortal, for seu irmão e ter Deus como Pai a morada será eterna na Gloria.

Viva o Rei da Glória nosso Deus!

Referencias:

BIBLIA SAGRADA: tradução dos originais mediante a versão dos monges de Maredsous ( Bélgica) pelo Centro Bíblico Católico 52 Edição. Editora Ave Maria ltda. Edição Claretiana-1986.

BIBLIA SAGRADA. Editora Maltese Ltda. IMPRIMATUR In Curia Arch Medialani die 21.3.1962