A VERDADEIRA ADORAÇÃO

Está escrito:

SENHOR, disse–lhe a mulher, vejo que TU és profeta. Nossos pais adoraram neste monte; Vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar (João 4:19).

Conforme normas de interpretação de escritos antigos, deduzimos que àquela mulher foi pegar água ao meio dia. Portanto, evitava encontros com outras pessoas, porque se sentia rejeitada pela sociedade. Conforme seu diálogo no texto, ela havia trocado de marido cinco vezes. E mesmo assim estava interessada em saber onde seria o local certo pra adoração.

Isso nos leva a deduzir (também), que ela tinha algum conhecimento sobre os costumes religiosos de sua época – Havendo perguntado a JESUS, onde era o local certo pra adorar a DEUS. Em nossos dias teria sido qual a igreja certa.

Com base no texto acima e, no contexto do texto, podemos tirar três ensinamentos preciosos:

Em primeiro lugar, A Verdadeira Adoração não depende de um lugar geográfico, nem de uma forma litúrgica oficial (João 4:19–22).

Conforme alguns textos, é possível entender que desde o início, quando o ser humano transgrediu a orientação do SEU Criador e SENHOR, procura dar um jeitinho pra tapar o sol com a peneira.

Adão e Eva, após o pecado original (desobediência), buscaram se aproximar de DEUS com roupas de folhas de figueira (Gênesis 3:7).

Caim, com o tipo de oferta que ele escolheu: Trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR; Enquanto seu irmão trazia do melhor do rebanho (Gênesis 4:3–7).

Existem variadas formas de entender o tipo de oferta. Mas, não podemos esquecer que, conversando com Caim, DEUS afirmou:

Se procederes bem, não é certo que serás aceito? (Gênesis 4:7). Ou seja, ele pensou que poderia fazer DEUS de bobo, comprando DEUS com uma oferta. Mas, o SENHOR deixa claro que o caráter deve vir em primeiro lugar.

Muito tempo depois, encontramos os seres humanos ainda preocupados com a forma litúrgica.

Está escrito:

Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e os seus carros e parou à porta da casa de Elizeu. Então, Elizeu, mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava–te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo. Naamã, porém, muito se indignou e se foi dizendo: Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr–se–ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso (2 Reis 5:9–11).

Certamente, não precisamos dizer como estão as coisas em nossos próprios dias...

Em Segundo lugar, A Verdadeira Adoração considera antes como está o coração do adorador (João 4:23–24).

Existem inúmeros textos sobre a importância de um caráter íntegro. Mas, selecionamos apenas alguns textos do Sertão do Monte, específicos sobre o caráter – Em lugar nenhum encontramos que deva considerar primeiro o lugar ou forma como adora; Mas, como está o coração em relação ao SENHOR:

Bem–aventurados o limpos de coração, porque verão a DEUS (Mateus 5:8).

Devemos ser como o sal da terra e como a luz do mundo (Mateus 5:13–16). As propriedades específicas desses elementos são: Conservar e dar sabor (no caso do sal); E, iluminar o lugar (no caso da luz), impedindo o avanço das trevas.

Atualmente está em evidência a importância da psicologia e da auto-ajuda; Mas, JESUS já orientava sobre a importância de não sermos ansiosos porque isso por um lado não resolve as coisas e por outro, nos afasta do ideal estabelecido por DEUS (Mateus 6:25 – 34)..

Os falsos profetas já eram uma ameaça nos dias do Mestre dos mestres. Porque ELE orienta que devemos nos acautelas deles; Muitos, no dias do juízo hão de dizer: Porventura não temos nós profetizado em TEU nome, e em TEU nome não fazemos muitos milagres? Então LHES direi explicitamente: Nunca vos conheci. Afastai–vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Em Terceiro lugar, A Verdadeira Adoração é centralizada no SENHOR JESUS CRISTO (João 4:25–30).

Não fosse ELE, não haveria condições de nos aproximarmos de DEUS.

O Evangelho de João nos apresenta alguns textos sobre isso:

A Encarnação do Verbo (João 1:10–14;);

A Missão do Filho (João 3:16 – 21);

JESUS explica a SUA missão (João 5:19–29);

A Oração sacerdotal (João 17:20–23) – Onde pede pelos discípulos diante de SÍ e, por todos àqueles que viessem a crer NELE, por causa da pregação dos discípulos;

Concluindo, está escrito:

Muitos samaritanos daquela cidade creram NELE... E, diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; Mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que ESTE é verdadeiramente o Salvador do mundo (João 4:39–42).

Portanto, a Verdadeira Adoração tem por objetivo crentes bem resolvidos (identificados como seguidores de CRISTO), sendo modelos de uma geração.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 11/01/2010
Código do texto: T2022815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.