SEM MEDO DE POLÊMICAS ...

Conforme especialistas, o ser humano é um animal religioso.

A partir dessa compreensão, foram surgindo algumas idéias, aparentemente inofensivas:

Todos os caminhos conduzem ao Criador; Todos precisam de alguma forma de religião; DEUS seria fruto da imaginação do homem – Porque nós é que devemos responder por nossos pensamentos e motivações... Etc.

Contudo, apesar de sentir–se livre pra fazer o que quiser, o ser humano não conseguiu encontrar a chave da felicidade e (assim), vive tateando em busca de respostas aos seus dilemas, sem conseguir... Mesmo havendo tentado viver divorciado de DEUS, escondendo–se em alguma forma de religiosidade, parece perdido e sem rumos num imenso oceano de odisséias...

Alguns acham que existem muitas igrejas, denominações, etc. Mas, entendemos que não seja bem assim... Quando analisamos sem emocionalismo algum, é possível chegar a conclusão que, por maior que seja a quantidade de igrejas, ainda teríamos uma quantidade reduzida se comparada a quantidade de locais que negociam bebidas alcoólicas...

Sabemos que (pensando assim), pode até parecer que estaríamos reduzindo a importância das questões relacionadas à religião. Mas, não seria bem assim. Estamos apenas constatando uma dura realidade: O ser humano ainda prefere viver em busca de fugas da presença de DEUS; Muito embora sinta (por dentro), como alguém já disse: Um vazio do tamanho da ausência de DEUS...

Não haveria como comparar o barzinho da esquina, com a igreja do bairro, ou da rua onde moramos... Mas, é inegável que o ser humano (em geral), sente–se mais à vontade fora do que dentro de uma igreja...

Por outro lado, o ser humano continua achando que não se deve relacionar dinheiro à religião... É como se não houvesse como tratar da questão espiritual paralelamente à questão material...

Entendemos que cada pequeno detalhe da vida de um ser humano deve ser visto como um todo... O homem foi que, começou a ver as coisas de forma fragmentadas... Mas, desde o princípio DEUS não deixou nenhuma orientação sobre uma coisa não ter nada a ver com a outra...

Ao desobedecer, o primeiro casal tentou (inutilmente) fugir da presença do SENHOR (Gênesis 3:8); Mas, em momento algum o SENHOR desejou que o ser humano viva independente DELE.

Certamente, a religião parece algo polemico; Mas, polêmica tem sido a atitude de evitar o debate (saudável) sobre o assunto.

Inclusive, dizem que sobre política, futebol e religião não se discute... Mas, discordo... Creio que, sobre qualquer assunto, não devemos deixar que uma discussão vire uma briga... Afinal, a briga seria uma forma de NÃO pensar sobre alguma coisa... E, sendo assim, oportuniza a quem estiver errado, permanecer com seu ponto de vista...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/01/2010
Reeditado em 25/01/2010
Código do texto: T2051098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.