NO CAMINHO DE EMAÚS ...

São muitas coisas a falar sobre a chamada sexta–feira da paixão... Assim, entre uma reflexão e outra, pensei que, em relação a isso, somos meio parecidos com os discípulos no Caminho de Emaús...

Está escrito (intercalado com alguma elucidação do autor, sobre o texto, em MAIÚSCULAS):

Naquele mesmo dia, dois deles estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios (verso 13).

Naquele mesmo dia = DIA DA RESSURREIÇÃO;

Sessenta estádios = APROXIMADAMENTE 108 KMS...

E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas (v. 14).

Todas as coisas sucedidas = PRISÃO, JULGAMENTO FAJUTO, CRUCIFICAÇÃO, MORTE e SEPULTAMENTO DE JESUS.

Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles (v. 15).

Os seus olhos, porém , estavam como que impedidos de o reconhecer(v. 16).

Então, lhes perguntou JESUS: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos (v. 17).

E eles pararam entristecidos = PARECIA QUE AQUELE HOMEM NÃO ENTENDIA NADA.

Um, porém, chamado Cleopas, respondeu dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias? (v. 18).

Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo, e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram (v. 19 e 20).

Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam (v.21).

É verdade também que algumas mulheres das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo; E, não achando o corpo de Jesus voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive (v. 22, 23).

De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram. Então lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram (v. 24, 25).

Porventura, não convinha que o CRISTO padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha–lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (v. 26, 27).

(Lucas24:13–27).

Geralmente, pode acontecer conosco o mesmo que aconteceu com os Discípulos de JESUS:

Achar a mensagem da Bíblia excelente; achar a história do amor de DEUS pelo ser humano o máximo; O amor de JESUS, SEUS milagres, SUA disposição de voluntariamente se entregar (por todo o que NELE crer) fantástica!!!

MAS, como dizem que a teoria na prática é diferente, SUA RESSURREIÇÃO e ASCENÇÃO, onde está à direita de DEUS intercedendo por mim, por você e, por todo aquele que NELE crer (Romanos 8:34 e Hebreus 7:25).

Não é a mesma coisa situar os sofrimentos vicários dentro do plano de SALVAÇÃO concebido por DEUS antes de a terra existir...

A dificuldade para se crer é tamanha, que em alguma época, homens néscios colocaram a mãe de JESUS (como homem) como Rainha dos Céus e intercessora no projeto de salvação... Sobre uma suposta Rainha dos Céus (falsa deusa), é possível ler em Jeremias 44:15-19; E sobre a loucura da idolatria em Isaías 44;9-20.

Afinal, JESUS sendo impotente ao ponto de ser preso, condenado e pendurado numa cruz, dependeria de sua mãe que, sendo Rainha dos Céus, teria poder de fazer o que o impotente Jesus não faria...

Assim, somos (os que crêem diferente do relato da ressurreição e obra de redenção na BÍBLIA) como os discípulos no Caminho de Emaús...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 02/04/2010
Código do texto: T2172693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.