COMÍCIO EM BECO ESTREITO - UM RETRATO DO PLÍTICO BRASILEIRO

COMÍCIO EM BECO ESTREITO*

Este texto é uma receita do político corrupto e demagogo, retrato do nosso político dos dias atuais. Já que estamos em ano eleitoral é uma excelente reflexão para os eleitores desatentos.

*É de autoria do poeta paraibano JESSIER QUIRINO.

Pra se fazer um comício/Em tempo de eleição/Não carece de arrodeio/Nem dinheiro muito não/Basta um F-4000/Ou qualquer meio caminhão/Entalado num beco estreito/E um bandeirado má-feito/Cruzando em dez posição.

Em tempo de eleição/ Um locutor tabacudo/De converseiro comprido/Um alto-falante rouco/Que espalhe o alarido/Microfone com flanela/Ou vermelha ou amarela/Conforme a cor do partido.

Uma gambiarra veia/Banguela no acendedor/Quatro faixa de bramante/Escrito qualquer dizer/Dois pistom e um tarol/Pode até ficar melhor/uma torcida pra torcer/E aí subir pra riba/Meia dúzia de corrupto/Quatro adulador, cinco puta/Uns oito capanga bruto/ E acunhar na promessa/E a pisadinha é essa:/Três promessas por minuto.

Anunciar a chegança/Do corrupto ganhador/Pedir o V da vitória/Dos dedos do eleitor/E mandar que os vira-latas/ Do bojo da passeata/Traga o homem no andor.

Protegendo o monossílabo/De dedada e beliscão/A cavalo na cacunda/Chega o dono da eleição/Faz boca de fecho-ecler/E nesse querequequé/Vez por outra um foguetão.

Com voz de vento encanado/Com os vivas dos babão/É só dizer que é mentira/Sua fama de ladrão/Falar dos roubos dos outros/E ta ganha a eleição.

E terminada a campanha/faturada a votação/ Foda-se povo, pistom/Foda-se caminhão, promessa /Meta e programa/E só mergulhar na Brahma/E curtir a posição.

Sendo um cabra despachado/ De politiquice quente/Baterdozão de carteira/ Vigarista competente/ É só mandar pros otário/ A foto num calendário/Bem família, bem decente/Ele, um diabo sério, honrado/Ela, uma diaba influente/Bem vestido, bem pousado/Até parecendo gente/Carregando a tiracolo/Um diabozinho inocente.