Discurso de Paraninfo - Guarda Municipal de Curitiba - 2005

Dr. Luciano Ducci, Prefeito Municipal em exercício, Cel. Itamar dos Santos Secretário Municipal da Defesa Social, cumprimentando-os, cumprimento extensivamente a todos os integrantes da mesa Diretiva, aos Senhores Vereadores e demais autoridades presentes, corpo docente, meus afilhados, senhoras e senhores:

Confesso que muito meditei antes de transferir as idéias e emoções que me assediavam o espírito quando iniciei a elaboração desta fala. A gratidão de ter sido escolhido o padrinho desta Turma, para mim, se tornou o tema principal.

Desse modo, como demonstrar, a vocês, formandos, seus familiares e amigos, a imensa satisfação que nos invade neste momento... é inútil garimpar palavras. Os sentimentos nascem do coração, mas são indizíveis pelo cérebro.

O carinho que tenho por esta Corporação é incomensurável, a qual desde 1808 já existia nas vilas e povoados de todo o Brasil.

A Guarda Municipal de Curitiba, vive hoje um dia de festa.

Isso me faz refletir, sobre as alegrias que compensam as tristezas sofridas no decorrer da nossa jornada, pois, “Deus dá mais desafios para aqueles que são mais fortes”.

Nunca deixem de sonhar, a aspiração é o início de uma realização, lembrando apenas que, estes sonhos devem estar pautados em alicerces sólidos, porque tudo que é feito sem estrutura pode desmoronar.

Vendo os senhores hoje se formando, recordo-me depois de 13 anos, do dia em que proferi o Juramento com a minha Turma. Embora com imagens superpostas, posso ainda ver o meu rosto, que irradiava a mesma alegria que vejo estampada no semblante de vocês meus afilhados e colegas de trabalho.

Penso que, não por ser paraninfo desta Turma, mas por termos todos a mesma origem, pelo fato de sermos todos filhos desta casa, eu possa ser também o porta-voz de algumas palavras de agradecimento a aqueles que tornaram realidade o nosso sonho comum.

Vamos agradecer primeiramente a Deus que sempre está presente junto de nós, que é o nosso pai, nosso guia, a nossa inspiração do bem.

Agradecer ao Prefeito Beto Richa, ao Vice-Prefeito Luciano Ducci hoje prefeito em exercício e toda a equipe, que demonstram claramente o seu carinho pela Guarda Municipal de Curitiba, abraçando esta Corporação com a austeridade de um pai e a sabedoria de um grande estadista, assumindo a parcela de responsabilidade do município na segurança dos cidadãos.

Cabe-nos também, agradecer aos pais, esposas, filhos, familiares e amigos, pois a eles, com certeza, nós devemos o privilégio da educação, do apoio e da estrutura emocional, que recebemos e que nos possibilitou, através de sacrifícios, empenho e combatividade, a tão sonhada formatura.

Meus afilhados, vocês venceram mais uma etapa de suas vidas, o início de uma nova carreira. Mesmo depois de muitos anos longe das salas de aula,... ao voltarem, sentiram-se rejuvenescidos e motivados a se aperfeiçoar, demonstrando que o valor de cada pessoa pode exceder quando supera as expectativas e alcança o ideal proposto, dando sempre um pouco mais de si, para melhor servir ao semelhante e a nação.

Meus ex-alunos. Meus amigos. Meus colegas. Diz o poeta que "passamos uma época da vida colecionando emoções e outra, colecionando saudades". Este é um daqueles momentos raros e especiais da vida em que colecionamos intensas EMOÇÕES, que certamente nutrirão as nossas memórias e acalentarão os nossos corações naquele outro período, reservado para às SAUDADES.

Finalizando faço minhas as palavras de um autor desconhecido.

"Ingressem hoje na profissão dos seus sonhos, como quem, na quietude de uma noite clara, sai para ver as estrelas... "

Que Deus abençoe vocês meus afilhados, nesta nova caminhada.

Boa Noite a todos e muito obrigado.

Frederico
Enviado por Frederico em 19/08/2006
Código do texto: T220133