EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO

Está Escrito:

Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lucas 12:34).

INTRODUÇÃO:

Um dia desses, um conhecido foi dormir após assistir tevê, visitar a geladeira, sair pra resolver um assunto, voltar, etc... No outro dia pela manhã, alguém (da casa) o chama, estranhando a demora em levantar e, descobre que aquela pessoa não mais estaria entre os vivos... Que agora, (somente) despertará (conforme a BÍBLIA) quando ouvir o som da trombeta pra o juízo final...

ELUCIDAÇÃO:

O texto encontra–se no Evangelho de Lucas que, registrou os acontecimentos da vida de JESUS em ordem cronológica (numa seqüência de datas)...

Especialistas o consideram como um dos historiadores mais precisos de seus dias, embora fosse um médico...

Além de iniciar o Evangelho (que leva seu nome) de modo tradicional, ele ainda assegura a seus leitores que os dados que ele apresenta foram encontrados em informações e evidências historicamente verificáveis.

Se fôssemos fazer uma relação resumida do relato no Evangelho de Lucas, diríamos o seguinte:

1. Anúncio, nascimento e infância de JESUS;

2. Início do ministério na Galiléia;

3. Ação e Ensino de JESUS durante os três anos;

4. Últimos Dias de JESUS (na terra), sua crucificação, morte e ressurreição.

O texto faz parte da Ação e Ensino de JESUS durante os três anos... Na ocasião, após alertar sobre falsas doutrinas (novidades) e reprovar a avareza, o SENHOR JESUS fala sobre a ansiosa solicitude pela vida e, completou dizendo: Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

E perguntamos a você: ONDE ESTÁ O VOSSO TESOURO??? Você também anda EM BUSCA DE TESOUROS PERDIDOS???

Melhor dizendo (ou perguntando):

O QUE SERIA UM TESOURO PRA VOCÊ???

Entendemos que um tesouro pode ser algo de valor sentimental... Nem precisa ter um valor monetário... Depende muito do tempo, do lugar, de outras pessoas, de circunstâncias...

O fato é que algumas vezes corremos em busca de algum tesouro, pra descobrir (no final da jornada) que estivemos em busca de algo que não valia a pena...

Certamente, cada um tem alguma experiência pra contar...

MAS, resumindo a questão: ONDE ESTÁ O VOSSO TESOURO??? Aqui e agora???

Em 1° Lugar é preciso entender: DEUS É SOBERANO ABSOLUTO:

Está escrito:

1º) No princípio, criou DEUS os céus e a terra (Gênesis 1:1).

2º) Ao SENHOR pertence a terra e TUDO o que nela se contém,

O mundo e os que nele habitam.

Fundou – a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2).

3º) De tudo o que se tem ouvido, o resumo é: TEME A DEUS e guarda os SEUS mandamentos; Porque isto é o dever de todo homem.

Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

Em 2° Lugar é preciso entender: DEUS CUIDA DE NÓS:

Está escrito:

1º) O que a mim me CONCERNE (diz respeito)

O SENHOR levará a BOM TERMO (resultado);

A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre;

Não desampares as obras das TUAS mãos (Salmos 138:8).

2º) SENHOR, TU me sondas e me conheces.

SABES quando me assento e quando me levanto;

De longe PENETRAS os meus pensamentos.

ESQUADRINHAS o meu andar e o meu deitar

E CONHECES todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua

E TU, SENHOR, já a conheces toda.

Tu me cercas por trás e por diante.

E sobre mim pões as mão.

(Salmos 139:1–5):

3º) Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

Porque os gentios (descrentes) de todo o mundo é que procuram estas coisas; Mas vosso PAI sabe que necessitais delas.

Buscai, antes de tudo, o SEU REINO, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Não temais, ó pequenino rebanho; Porque vosso PAI se agradou em dar – vos o SEU REINO.

(Lucas 12:29–32).

Em 3° Lugar é preciso entender: DEUS NOS ESTENDE SUA PRECIOSA MÃO:

Está escrito:

1º) Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24:34).

2º) De tudo o que se tem ouvido, o resumo é: TEME A DEUS e guarda os SEUS mandamentos; Porque isto é o dever de todo homem.

Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

3º) O VERBO ESTAVA NO MUNDO, o mundo foi feito por intermédio DELE, mas o mundo não o conheceu.

VEIO para o que era SEU, e os SEUS não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu – lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no SEU nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.

E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a SUA GLÓRIA, glória como do UNIGÊNITO DO PAI.

(João 1:10–14).

CONCLUSÃO:

Está escrito:

Vinde a MIM, todos os que estais cansados e sobrecarregados,

E EU vos aliviarei.

Tomai sobre vós o MEU jugo e aprendei de MIM,

Porque SOU manso e humilde de coração;

E achareis descanso para a vossa alma.

Porque o MEU jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Mateus 11:28–30).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/04/2010
Código do texto: T2216573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.