PROMOVENDO A PAZ EM UM MUNDO CHEIO DE VIOLÊNCIA

Senhora Diretora,

Senhores professores,

Caros alunos.

Sinto-me honrado pelo convite para falar sobre um tema tão relevante como esse. Quero agradecer por esta oportunidade.

A violência em nossos dias alcança proporções assustadoras. Ela se apresenta em diversas faces: nas ruas, no lar, nas escolas, no trabalho...Pequenas e grandes cidades ganham destaque na mídia por causa da violência. Em tempos não muito distantes, crimes hediondos eram "privilégio" das grandes metropóles, exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro ou New York. Hoje em dia quando o assunto é violência, não existe mais cidade grande ou pequena. Por que tanta violência? A resposta encontramos nas páginas da Bíblia Sagrada: O coração do ser humano é mal, terrivelmente mal. É dele que procedem os maus pensamentos, que, se alimentados, geram homícidios, guerras e toda a espécie de atentado contra a vida e a natureza. Jesus em sua passagem entre os homens declarou que somente Ele pode trazer ao coração humano a verdadeira paz. Alguém pode perguntar: mas, o que é paz? Se olharmos os dicionários encontraremos, dentre outras, a seguinte definição: ausência de lutas, violências ou conflitos entre pessoas. São os conflitos causas principais da violência. Ainda citando o Mestre por exelência, Jesus Cristo em seu maior sermão, intitulado "Sermão do Monte" declara: "Felizes aqueles que promovem a paz, pois eles serão aceitos como filhos de Deus". O mundo precisa de promotores da paz. Jymim Carter, ex-presidente dos Estados Unidos, um cristão batista, tem dedicado sua vida em promover a paz. Seus esforços foram reconhecidos mundialmente e ele foi agraciado com o prêmio nobel da paz. Seu exemplo deve nos inspirar. Todos nós, sem exeção, podemos e devemos promover a paz. No dia a dia lidamos com situações que nos confrontam com o nosso eu, nosso temperamento. Nesses momentos temos oportunidades de promover a paz. Pequenos gestos e atitudes podem evitar conflitos. Pedir desculpa, reconhecer e corrigir nossos erros, relevar palavras, às vezes duras, são essênciais na promoção da paz. O sábio Salomão, Rei de Israel, há três mil anos antes de Cristo já dizia que a palavra branda desvia o furor, porém a palavra dura provoca a ira. Está registrado na Bíblia Sagrada, Livro de Provérbios. Às vezes é melhor calar do que falar impensadamente. O Apostólo São Paulo nos diz que devemos procurar viver em paz com todas as pessoas. Não vale a pena se irritar ou ficar nervoso, ter pressa em ser atendido ou chegar ao destino. Conte até dez antes de tomar uma atitude impensada. Caros estudantes. Vocês são peças importantes na construção de um mundo melhor. Bem preparados intelectual, moral, emocional e espiritualmente, serão úteis na construção de uma sociedade mais justa e pacífica. No futuro poderão representar, e bem, nosso Municipio, nosso Estado e nosso País. Creio que estou diante de futuros professores, advogados, engenheiros, quem sabe prefeitos, governadores ou presidentes da República. Homens e mulheres que ajudarão a construir a nossa nação. Nunca esqueçam que a paz verdadeira só será possível alcançar quando o ser humano voltar-se para o seu criador, deixando que seus ensinamentos contidos em sua Palavra sejam norteadores de seus pensamentos e ações. Constrói-se a paz a partir de uma cárater moldado em príncipios cristãos de respeito e consideração ao semelhante. Não importa a cor, a raça, a condição social, a religião ou outra coisa qualquer. Somos todos iguais e carentes do amor de Deus. Quando colocarmos valores espirituais acima das coisas materiais, estaremos dando um grande passo no processo da construção da paz. Termino com uma citação bíblica escrita por São Paulo aos cristãos da cidade de Colossos, na Grécia antiga: "Seja a paz de Cristo quem domine os vossos corações." Só desta maneira haverá paz entre os homens.

MUITO OBRIGADO!

(Discurso proferido para alunos do ensino médio nos colégios: Garcia Filho e Benedito Barreto do Nascimento na Cidade de Umbáuba - SE)

José Loula Júnior
Enviado por José Loula Júnior em 27/04/2010
Código do texto: T2223174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.