SOBRE DEMOCRACIA (continuação) ...

Há pouco mais de um ano escrevemos sobre democracia onde afirmávamos que a melhor contribuição que alguém pode fazer pela democracia é ser democrática...

Em outras palavras, não em relação aos conceitos, mais à prática de vida, independente de intelectualismos???

Cá entre nós, o que seria ser democrático (ou democrática) em nossa vida cotidiana??? Conforme um comentário (e, nem todos que pensam assim chegam a comentar); meu texto poderia acabar sendo tão teórico como minha própria crítica...

Assim, falando um pouco mais a respeito, poderia dizer que pra falar sobre DEMOCRACIA, assim como muitos outros assuntos, não é a coisa mais simples, porque, existe a parte (definição) e existe a parte prática (exercício)... Assim, sobre a democracia em si, existe muito de teoria e pouco de exercício prático em nosso dia a dia... Dependendo da interpretação de quem fale e de quem escute (de quem escreva e de quem leia, etc)...

Lembro que no final dos anos oitenta, mudamos de cidade e, estava iniciando minha participação nos movimentos sociais...

Estava aprendendo (na prática) envolvendo–me no movimento sindical da empresa... Ao mesmo tempo, fizemos parte da militância petista que vivia se reunindo pra discutir os treze pontos... Analisando o que estávamos fazendo, percebi que havia muito de teoria e nenhuma prática real...

Pensava: Será que teremos a capacidade de tratar com dignidade um trabalhador em nossas casas??? Pra mim era difícil saber, porque nunca tive necessidade nem pude assalariar um jardineiro ou empregada doméstica (continuo sem condições financeiras pra fazer)... Certa vez, numa das reuniões, sugeri um abaixo–assinados solicitando da Prefeitura Municipal a fineza de mandar retirar o esgoto a céu aberto de uma determinada rua... Os companheiros acharam que não era tempo desse tipo de ação; porque teríamos que primeiro amadurecer a discussão obre os treze pontos... Depois, lutaríamos por chegar ao comando e, então poderíamos ter tempo pra esse tipo de ação... Não sei mais sobre a questão, porque fiz uma carta ao comitê local, dizendo que por questões de ordem particular não mais haveria como participar das reuniões...

Algum leitor ou leitora, poderia argumentar que estava (no início do texto) propondo uma abordagem prática da questão... MAS, em outras palavras, por mais teórico que eu seja, diante de algum assunto, qualquer pessoa poderá perceber se existe compreensão prática do mesmo ou não... De semelhante modo, por mais prático que seja, estaremos usando princípios, conceitos e valores teóricos... Não haveria como separar uma coisa da outra... Talvez por isso mesmo seja tão difícil o exercício prático da democracia...

Geralmente, a sociedade em geral, afirma que, a especialidade seria necessária pra falar sobre algum assunto... Mas, em meu achômetro; Isso é uma idéia que partiu da classe dominante.

Assim como, muitas idéias em vigência... Nos anos oitenta e noventa, existia alguns chavões não mais são aplicados por quem o fazia:

Pelego ou peleguismo;

Massa alienada;

Direita ou esquerda;

Etc...

Sendo pregador do Evangelho, temos percebido na prática do dia–a–dia que o maior problema em relação à aplicação dos ensinamentos da BÍBLIA tem sido em relação à compreensão pelo ouvinte sobre o que estamos falando; Não especificamente por falarmos difíceis; Mas, porque muitos, praticamente desconhecem o texto bíblico sobre o qual estamos expondo...

Inicialmente, olhava para mim como àquele que não saberia expor a Bíblia; Mas, observando a vida como um todo, percebi que assim como tem muita gente falando sobre o que não entende; Existe muita gente que não sabe nada sobre o que estaríamos pregando – falo sobre o lugar onde aconteceram os eventos, sobre os eventos em si, sobre o que significam pra nós que vivemos tão distantes da época e do lugar, etc...

Assim, qual seria a melhor saída pra resolver a questão???

Certamente não seria desistir ou baixar o nível...

Ouvir-lhe e aprender;

Como tornar realmente prático o exercício da democracia?

O atual código moral é o correto a ser seguido?

Como realmente fazer um Brasil melhor?

O que significa na prática, a superficial idéia de que se cada um fizer a sua parte o Brasil tem jeito???

Entendemos que em todas as épocas, mesmo antes da designação oficial da palavra; existiram homens e mulheres DEMOCRÁTICOS E ANTIDEMOCRÁTICOS... Assim, como, demagogos, autocratas, etc...

Ser democrático dependerá sempre da forma como se percebe o mundo em derredor... Já pensou um pouco sobre a idéia segundo a qual, se queres a paz, prepara–te pra guerra???

Ou seja: democracia na prática depende de como eu seja (no íntimo)... Pensando diferente, muitos que tinham coragem de enfrentar bombas e canhões, quando no poder, passaram a mão na grana (também)...

Independente do regime político de um determinado local, existirão (sempre), pessoas satisfeitas, insatisfeitas ou nem uma coisa, nem outra, porque (sua opção) dependerá de interesses particulares...

A verdadeira democracia dependerá da meta que tivermos em vista. E, será boa, sempre que, houver coerência entre a teoria e a prática de vida de uma pessoa, de uma sociedade, etc... Motivo porque, de nosso país ao Japão, existem variados sistemas políticos em pleno funcionamento...

Creio que devemos ser democráticos porque é o melhor para todos - independente de "dividendos" pessoais...

O grande problema no momento é que se fala muito sobre democracia, de forma teórica... Assim, seria preferível outro sistema...

Posteriormente voltaremos ao assunto.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 09/05/2010
Código do texto: T2246025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.