EM BUSCA DE RESTAURAÇÃO

TEXTO: Está escrito:

Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe.

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia,

Voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

(Salmos 126:4–6).

INTRODUÇÃO:

Restituir–vos–ei os anos que foram consumidos... (Joel 2:25 a).

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido encontra–se no Livro dos Salmos – uma espécie de hinário (ou saltério) em Israel...

Se você observar cada salmo, verá que trata de diferentes assuntos do que acontecia em Israel e na vida do seu povo... Por isso, tem tanto a ver conosco...

No Livro dos Salmos podemos encontrar desde Exaltação ao SENHOR DEUS, quanto Súplicas e Ações de Graças... História, Geografia e Orientações à vida como um todo, na mais correta teologia teocêntrica...

As palavras poéticas dos salmos refletem todo o conjunto de emoções humanas.

Do salmo de número 120 ao de número 135, encontramos o conjunto de escritos que faziam parte dos cânticos de romagem, subida ou degraus... Entoados pelo povo de Israel, quando ia cultuar ao SENHOR, em Jerusalém...

O texto lido (Salmos 126:4–6) faz parte da Ação e Ensino de DEUS, mais especificamente SEU ensino sobre algo que deve ser comum em nossa vida: uma súplica por restauração...

Resumindo a questão:

Estaríamos EM BUSCA DE RESTAURAÇÃO Aqui e agora???

O que podemos fazer por isso???

Em 1° Lugar é preciso entender: Não sabemos Pedir:

Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe.

(Salmos 126:4).

Pedimos de qualquer jeito, visando nossos próprios interesses, muitas vezes de forma mesquinha, contrariando as orientações da BÍBLIA, e, deixando espaço pra que, o texto na Carta de Tiago encontre terreno fértil:

Está escrito:

De onde procedem guerras e contendas que há entre vós?

De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?

Cobiçais e nada tendes;

Matais, e invejais, e nada podeis obter;

Viveis a lutar e a fazer guerras.

NADA TENDES, PORQUE NÃO PEDIS;

PEDIS E NÃO RECEBEIS, PORQUE PEDIS MAL,

Para esbanjardes em vossos prazeres.

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de DEUS?

Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui – se inimigo de DEUS.

Ou supondes que em vão afirma a Escritura:

É com ciúmes que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Antes, ELE dá maior graça; pelo que diz:

DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

(Tiago 4:1–6).

Antes de qualquer coisa, queremos esclarecer o seguinte:

A Carta de Tiago foi escrita pouco tempo depois da ressurreição de JESUS CRISTO, orientando seguidores de JESUS, que sendo judeus estavam vivendo na dispersão (diferentes partes, fora de Israel). Portanto, longe de nosso tempo e, precisamos considerar isso, antes de aplicar à nossa situação...

A amizade de DEUS x Amizade do Mundo, não se refere (simplesmente) ao ser membro de uma igreja cristã ou não ser...

Quando fala sobre o espírito habitar em nós, significa que a pessoa entende e aceita que na cruz do calvário JESUS CRISTO, inocente, voluntariamente, ocupou o lugar de todo aquele que NELE CRER (João 3:16) – E isso é um ato da soberana graça de DEUS e, jamais decisão de homens (Efésios 2:8–10).

1.1) É preciso pedir, de acordo com a vontade de DEUS (1 João 5:14). Determinada música afirma que tudo que quiser, o cara lá de cima dará...

1.2) É preciso praticar a justiça e orar, como conseqüência de haver sido alvo da misericórdia e graça divina; Jamais achando que a partir de então será alvo da ação divina... Por outro lado, se ora a um DEUS que está acima de nós e não em igualdade de condições... Por outro lado, a ansiedade pode demonstrar falta de conhecimento e de confiança em DEUS Mateus 6:1–34...

1.3) Por outro lado, DEUS tem prazer em nos dá e em fazer o melhor por nós (Salmos 138:8); O que não significa que devemos buscar status cristã... (Mateus 7:7–12).

Em 2° Lugar é preciso entender: Não sabemos semear (plantar):

Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão.

(Salmos 126:5).

Algumas vezes, fica bem claro que, esperamos ser alvo da misericórdia divina apenas porque achamos que isso seria o melhor pra nós; Ao invés de ver que ELE já escolheu o que seja melhor pra nós...

Está escrito:

Atendei, agora, vós que dizeis:

Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.

VÓS NÃO SABEIS O QUE SUCEDERÁ AMANHÃ. QUE É A VOSSA VIDA?

Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.

Em vez disso, devíeis dizer:

Se o SENHOR quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões.

Toda jactância semelhante a essa é maligna.

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

(Tiago 4:13–17).

Vale salientar que pecado não seria apenas desobedecer a algum dos dez mandamentos; Mas, deixar de fazer o bem que está ao alcance das mãos, também é um pecado... Tanto por pensamento, quanto por palavra ou atitude...

2.1) Não devemos querer status, da mesma forma que não devemos esconder talentos Tiago 3:l–2 e Mateus 25:14–30; Devemos ser conscientes que a fé é demonstrada pelas obras, muito embora as obras por si mesmas, não darão livre acesso a DEUS – Tiago 2:1–13; 14–26.

2.2) O semeador representa os cristãos (Mateus 13:37 e 23–58) – A Parábola do Semeador. Existe sempre algum campo a ser semeado.

2.3) Assim como o pai que faz o mesmo pedido aos filhos, pode ilustrar o que nós cristãos estamos acostumados a fazer – A parábola dos dois filhos: Mateus 21:28.

Em 3° Lugar é preciso entender: Não Sabemos Colher:

Quem sai andando e chorando, enquanto semeia,

Voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

(Salmos 126:6).

Está escrito:

3.1) Somos sal e luz: Mateus 5:1–16.

3.2) Existe orientações clara de como semear, de como ser seguidor do SENHOR; Assim, podemos esperar colher – Mateus 10:16–23; 24–33; 34–39; 40–42.

3.3) Existe a explicação completa de como semear; Muito embora, a Parábola do Joio nos alerte sobre a ação do Adversário de DEUS... Mesmo assim, a falta de colheita não será uma desculpa 13:24–30; 36–42.

CONCLUSÃO:

Está escrito:

Não vos enganeis: de DEUS não se zomba;

Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção;

Mas o que semeia para o ESPÍRITO do ESPÍRITO colherá vida eterna.

(Gálatas 6:7–8).

Sabendo pedir e semear, certamente iremos colher e, como o salmista, suplicar (sempre) que DEUS RESTAURE NOSSA VIDA, CADA MOMENTO... Estaremos EM BUSCA DE RESTAURAÇÃO... Afinal, assim, ele inicia sua súplica:

Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião (Israel),

Ficamos como quem sonha.

Então, a nossa boca se encheu de riso,

E a nossa língua de júbilo;

Então, entre as nações se dizia:

Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós;

Por isso, estamos alegres.

(Salmos 126:1–3).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 10/05/2010
Código do texto: T2248413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.