Vamos resgatar a leitura!

"Um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato")

Somos um país com baixos índices de leitura, apesar de alguns esforços para que este quadro seja revertido.

Há começar em nós, o que temos feito para que nossas crianças e jovens descubram o encanto e o conhecimento através da leitura?

Como fazer um pai de família se concientizar que a leitura pode ser uma fonte de prazer? E que através dela ele pode ampliar seus conhecimentos, se a única coisa que realmente importa para ele (e ele tem razão!)é correr atrás do ganha pão, para que seus filhos tenham o que comer!

A cada ano fica mais difícil apesar dos esforços, levar o conhecimento a massa sacrificada, até porque a propria midia se encarrega de divulgar o que eles acham ser cultura.

Como despertar em um adolescente ,o desejo de adquirir conhecimentos através dos livros ,dizendo que isso a a ajudará em seu futuro, se o futuro que ele ou ela sonha e ser um jogador ou modelo famoso modelo.

Como construiremos uma sociedade consciente( e não estou falando daqueles que dominam o poder porque esses tem acesso a tudo.Falo da massa sofrida!) Se deixarmor o ato de ler morrer!!

Livro é peça fundamental para o crescimento intelectual do individuo. Mas para que essa consciência desperte, temos que rever o que realmente é importante para nossa cultura.

Os meios de comunicação de massa contribuem para a valorização extrema do corpo e o ganhar fácil através de programas que oferecem dinheiro.O vocabúlario dos nossos jovens vão sendo ampliados com palvras como:

Cachorrona, faz parte, popozuda, é issu ai meu...

Quando ligamos o rádio descobrimos nossa verdadeira realidade. Esta acabando a poesia das músicas!

Se contiunuarmos a cruzar os braços, nossas crianças e jovens cresceram alienados. Como poderemos então ver surgir com alegria novos Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, Paulo Freire e tantos e tantos outros que contribuiram com a nossa cultura.

Teremos que conviver com a nossa consciência nos acusando de nao ter mos feito nada a favor das popozuda, cachorras e tigrões e tantas outras personagens pobres que povoam a nossa atual sociedade.

Que possamos dar ao livro a merecida posição de destaque em nossa sociedade, para que assim, a nossa tão empobrecida cultura dos últimos tempos, seja transformada e tranforme nosso filhos em pessoas reflexivas e agentes transformadores.

("NÃO BASTA SABER É PRECISO APLICAR,NÃO BASTA QUERER É PRECISO FAZER" (GOETH) ).

Frida Rose
Enviado por Frida Rose em 28/08/2006
Código do texto: T226986
Classificação de conteúdo: seguro