ANUNCIANDO A VINDA DE JESUS ...

TEXTO BÁSICO: Lucas 1:26–39.

No sexto mês (da gravidez de Isabel), foi o anjo Gabriel enviado, da parte de DEUS, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; A virgem chamava–se Maria.

E entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra–te, muito favorecida! O SENHOR é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou–se muito e pôs–se a pensar no que significaria esta saudação.

Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; Porque achaste graça diante de DEUS. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de JESUS.

Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; DEUS, o SENHOR, LHE dará o trono de Davi, seu pai;

ELE reinará para sempre sobre à casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

Respondeu–lhe o anjo: Descerá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e o poder do ALTÍSSIMO te envolverá com a SUA sobra; por isso, também o ENTE SANTO que há de nascer será chamado Filho de DEUS.

E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.

Porque para DEUS não haverá impossíveis em todas as SUAS promessas.

Então, disse Maria: Aqui está a SERVA do SENHOR; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela (Lucas 1:26–39).

INTRODUÇÃO:

A vida, aqui na terra, gira em torno de anúncios – A publicidade e marketing (por exemplo), vivem disso, inclusive fazendo propaganda enganosa, o que jamais deve ser o nosso caso (especialmente, quando se trata das coisas do alto – DEUS e a fé cristã)...

Vivemos (sempre) na expectativa de algum anuncio; De forma que, se nunca tivéssemos ouvido falar em DEUS e SUA PALAVRA, isso poderia se constituir num fato grave: Perdição eterna...

Mas, em todo caso, algum anúncio, de forma equivocada, pode contribuir (de forma decisiva), com o erro de direção – Que pode ser algo grave...

Quando lemos a Bíblia torna–se evidente que MARIA nunca teve superpoderes (como seus adeptos dizem)... Aliás, se dependesse dela própria, nunca teria um seguidor, sequer...

Sendo uma pessoa do meio comum... Foi especial EXATAMENTE porque SENDO comum entre nós, ACREDITOU EM DEUS E, NO QUE DEUS DISSE, vivendo (e morrendo) por isso...

NÃO TINHA SUPERPODERES... Sempre (SEMPRE) soube se colocar no devido lugar...

Primeiro, porque, Não sabia nada sobre a escolha de DEUS, até que apareceu um anjo e anunciasse sua escolha pra ser mãe de JESUS CRISTO (enquanto homem) como substituto pelos pecadores;

Segundo, porque, respondeu ao anjo: Aqui está a serva do SENHOR; Que se cumpra em mim conforme a tua palavra.

Terceiro, porque, em sua visita a Isabel, após o anúncio pelo anjo, continuou pensando assim:

A minha alma engrandece ao SENHOR,

E o meu espírito se alegrou em DEUS,

Meu SALVADOR.

ELUCIDAÇÃO:

O Evangelho (de que selecionamos o texto lido) foi escrito por Lucas que, conforme Jonh C. Maxwell, na Bíblia da Liderança Cristã, SBB, “sentiu a necessidade de estabelecer aquilo que daria crédito para ser um biógrafo de JESUS. Ele não era um dos seus doze discípulos, nem um testemunha ocular de seus feitos, nem mesmo um teólogo. Assim, ele inicia seu livro explicando por que razão ele decidiu escrever a história de JESUS. Bons líderes reconhecem a necessidade de apresentarem o que lhes dará credibilidade”.

Num esboço resumido, podemos dizer que, pode ser dividido em três partes distintas:

Primeira: Anúncio da vinda, nascimento e resumo dos primeiros anos;

Segunda: Ministério público de JESUS CRISTO, durante três anos em Israel;

Terceira: Última Semana, paixão, morte e ressurreição de JESUS.

Da primeira parte do Evangelho de Lucas, escolhemos o texto lido para refletir sobre o tema: ANUNCIANDO A VINDA DE JESUS, considerando que: Precisamos crer e anunciar nossa crença em JESUS CRISTO, por que:

Em primeiro lugar, Falta discernimento (de nossa parte) perante a sociedade onde estamos – Está escrito:

No sexto mês (da gravidez de Isabel), foi o anjo Gabriel enviado, da parte de DEUS, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; A virgem chamava–se Maria.

E entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra–te, muito favorecida! O SENHOR é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou–se muito e pôs–se a pensar no que significaria esta saudação (Lucas 1:26–29).

Quando DEUS enviou SEU anjo pra avisar sobre o que estava pra realizar, já havia feito (outras vezes) SUA PROMESSA de enviar um restaurador, e cada judeu sabia exatamente do que se tratava:

1.1 – Após a queda de Adão – Está escrito:

Então, o SENHOR DEUS disse à serpente:

Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais selváticos;

Rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida.

Porei inimizade entre ti e a mulher,

Entre a tua descendência e o seu descendente.

Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.

(Gênesis 3:14–15).

1.2 – Quando DEUS chamou a Abrão (O Pai da Fé) – Está escrito:

Ora, disse o SENHOR a Abrão:

Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei,

De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e ti engrandecerei o nome. SÊ TU UMA BÊNÇÃO!

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;

Em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gênesis 12:1–3).

1.3 – Quando DEUS anunciou através dos profetas do Antigo Testamento, como por exemplo Isaías – Está escrito:

Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade.

DEUS, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali;

Mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.

O povo que andava em trevas viu grande luz,

E aos que viviam na região da sombra da morte,

Resplandeceu–lhes a luz...

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu;

O governo está sobre os seus ombros;

E o seu nome será:

MARAVILHOSO CONSELHEIRO,

DEUS FORTE,

PAI DA ETERNIDADE,

PRÍNCIPE DA PAZ;

Para que se aumente o seu governo,

E venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino,

Para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça,

Desde agora e para sempre.

O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto (Isaías 9:1–2, 6–7).

Da primeira parte do Evangelho de Lucas, escolhemos o texto lido para refletir sobre o tema: ANUNCIANDO A VINDA DE JESUS, considerando que: Precisamos crer e anunciar nossa crença em JESUS CRISTO, por que:

Em segundo lugar, Falta discernimento (de nossa parte) em relação ao DEUS Criador e PAI.

Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; Porque achaste graça diante de DEUS. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de JESUS.

Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; DEUS, o SENHOR, LHE dará o trono de Davi, seu pai;

ELE reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.

Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? (Lucas 1:30–34).

2.1 – Planejando o ser humano a ser criado – Está escrito:

Estão, formou o SENHOR DEUS ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.

E plantou o SENHOR DEUS um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.

Do solo fez o SENHOR DEUS brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:7–9).

2.2 – Comissionando o homem que criara – Está escrito:

Também disse DEUS:

Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;

Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Criou DEUS, pois, o homem à sua imagem, à imagem de DEUS o criou; Homem e mulher os criou.

E DEUS os abençoou e lhes disse:

Sede fecundos, multiplicai–vos, e enchei a terra e sujeitai–a;

Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

E disse DEUS ainda:

Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; Isso vos será para mantimento.

E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento.

E assim se fez.

Viu DEUS tudo quanto fizera e eis que era muito bom... (Gênesis 1:26–31).

2.3 – Alertando o ser humano sobre o que estava concedendo e sua responsabilidade – Está escrito:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem:

De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás;

Porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:15–17).

Da primeira parte do Evangelho de Lucas, escolhemos o texto lido para refletir sobre o tema: ANUNCIANDO A VINDA DE JESUS, considerando que: Precisamos crer e anunciar nossa crença em JESUS CRISTO, por que:

Em terceiro lugar, Falta discernimento (de nossa parte) em relação aos atos salvíficos (de Salvação) de DEUS – Está escrito:

Respondeu–lhe o anjo: Descerá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e o poder do ALTÍSSIMO te envolverá com a SUA sobra; por isso, também o ENTE SANTO que há de nascer será chamado Filho de DEUS.

E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.

Porque para DEUS não haverá impossíveis em todas as SUAS promessas.

Então, disse Maria: Aqui está a SERVA do SENHOR; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela (Lucas 1:35–39).

3.1 – É preciso nascer de novo – Está escrito:

Mas, a todos quantos o receberam, deu–lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no seu nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.

E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do PAI.

(João 1:12–14).

3.2 – É preciso ser chamado por DEUS – Está escrito:

Todo aquele que o PAI me dá, esse virá a mim;

E o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

(João 6:37)

3.3 – É preciso ser conhecido pelo SENHOR das ovelhas – Está escrito:

O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir;

EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

EU SOU o bom pastor.

O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

EU SOU o bom pastor;

Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,

Assim como o PAI me conhece, e EU conheço o PAI;

E dou a minha vida pelas ovelhas... (João 10:10–11, 14–15)

CONCLUSÃO: Está escrito, após a tentação, conforme está escrito:

Vendo a mulher que a árvore:

Era boa para se comer,

Agradável aos olhos

E árvore desejável para dar entendimento,

Tomou – lhe do fruto e comeu E deu também ao marido, e ele comeu.

Abriram–se, então, os olhos de ambos e:

Percebendo que estavam nus,

Coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia,

ESCONDERAM–SE da presença do SENHOR DEUS,

O homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou:

ONDE ESTÁS?

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, TIVE MEDO, e ME ESCONDI.

Perguntou–lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse o homem:

A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.

Disse o SENHOR DEUS à mulher: Que é isso que fizeste?

Respondeu a mulher: A Serpente me enganou, e eu comi (Gên. 3:6-13).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 31/05/2010
Reeditado em 31/05/2010
Código do texto: T2290692
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.