educação parte 1

Para que serve a escola? Qual o verdadeiro papel que ela deve desempenhar?

Bem, entre tantas respostas poderíamos apontar algumas, não sem antes entender o tipo de sociedade em que vivemos, o tipo de valores que cultivamos.

Os educadores estão comprometidos com o verdadeiro sentido da educação?

Este é um problema metafísico e não técnico como muitos acreditam. Há uma idéia motriz de muitos pais e educadores de que o propósito da escolaridade é preparar as crianças para o ingresso competente na vida econômica de uma comunidade.

Se os professores não dispõem do tempo, de incentivo, não recebem incentivos, têm salários insuficientes, e são obrigados a trabalhar em duas ou mais escolas, se os estudantes estão desmobilizados, entediados ou perturbados demais para terem a atenção requerida pelos mestres, então esse é o problema educacional que tem de ser resolvido, e resolvido a partir do interior da experiência dos professores e dos alunos.

Numa sociedade de classes, é muito tedioso encontrar uma lógica conceitual para ver a ideologia nos conceitos educacionais. O conhecimento fatalmente levará os excluídos a uma compreensão das injustiças praticadas. É preciso ver a ambigüidade na relação educacional e, para encontrar algum sentido, os jovens, seus pais e professores precisam ter uma meta a servir, um objetivo a atingir. Se não o têm a escola é inútil