COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS

TEMA: COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS.

TEXTO BÁSICO: Mateus 5:13–17

DATA: 20/06/2010

Vós sois o SAL DA TERRA;

ORA, SE o SAL vier a SER INSÍPIDO,

COMO lhe RESTAURAR O SABOR?

Para nada mais presta senão para lançado fora,

SER PISADO pelos homens.

Vós sois a LUZ DO MUNDO.

NÃO SE PODE ESCONDER a cidade

EDIFICADA SOBRE um MONTE;

Nem se acende uma candeia

Para colocá–la debaixo do alqueire,

MAS no velador,

E ALUMIA A TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NA CASA.

ASSIM BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS,

Para que vejam as vossas BOAS OBRAS

E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS (Mateus 5:13–16).

INTRODUÇÃO:

Está Escrito:

Houve um homem enviado por DEUS cujo nome era João.

Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.

Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,

A saber, a verdadeira luz, que,

Vinda ao mundo, ilumina a todo homem (João 1:6–9).

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido faz parte do Sermão da Montanha, no Evangelho de Mateus.

Mateus descreve JESUS como sendo o tão esperado MESSIAS para os Judeus,

O cumprimento de muitas profecias do Antigo Testamento.

Todo judeu sabia que, quando JESUS viesse, ELE faria retas todas as coisas e que, de qualquer modo, restauraria a nação judaica ao seu lugar de direito entre as nações.

De fato, JESUS cumpriu essas expectativas, mas de um modo muito diferente daquele esperado pela maioria do povo.

ELE cumpriu a profecia do Antigo Testamento, mas muitos judeus esqueceram a parte a respeito dos sofrimentos do MESSIAS SOFREDOR (Isaías 53).

ELE tornou retas as coisas, mas ELE agiu na dimensão espiritual da vida do povo muito mais do que na dimensão política.

JESUS preocupou–se muito mais em purificá–los e torná–los cheios de plenitude do que em ajudá–los a obter a liberdade econômica de Roma. ELE apresentou muito mais as mudanças que vêm do interior das pessoas do que podem vir de atos legislativos ou revoluções militares.

A liderança de JESUS é diferente de todas as demais.

ELE fez mais do que REFORMAR;

ELE TRANSFORMOU.

ELE sabia que, se ELE pudesse tornar reto o espírito das pessoas, o restante seria decorrência disso.

JESUS foi um líder inigualável, original, um líder ”que punha as coisas em ordem”, a tal ponto foi capaz de reverter valores e condutas de quase quaisquer outros líderes de seus dias.

Tente ler a história (relatada por Mateus) com um olhar novo. Veja JESUS não apenas como um SALVADOR e REDENTOR maravilhoso, mas como o maior de todos os líderes que já caminhou sobre a terra.

Depois que você começar a vê–lo dessa forma, tome nota de como ELE guiou outros. Note o SEU estilo incomum, SEUS métodos e estratégias nada ortodoxos, SUA obediência inabalável à SUA missão e a valores.

Para fins de estudo, o Evangelho de Mateus pode ser dividido em três partes:

Genealogia, nascimento, visita dos magos, fuga pra o Egito e retorno;

A pregação de João Batista, o início do ministério público de JESUS e sua ação ao longo de três anos (destacando SEUS Sermões e Parábolas);

Última semana de vida, com SUA ida pra Jerusalém (onde seria crucificado), SUA ressurreição e ascensão ao Céu.

O texto lido, foi selecionado da segunda parte do Evangelho, para refletirmos sobre o tema: COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS.

COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS (?!) ...

Em primeiro lugar, CONSERVANDO OS VALORES DO REINO DE DEUS:

Vós sois o SAL DA TERRA;

ORA, SE o SAL vier a SER INSÍPIDO,

COMO lhe RESTAURAR O SABOR?

Para nada mais presta senão para lançado fora,

SER PISADO pelos homens (Mateus 5:13).

Mateus fala claramente, que JESUS disse que SEUS SEGUIDORES seriam o SAL DA TERRA...

Meu prezado, minha prezada, quem somos nós (?!)...

SEGUIDORES DO SENHOR (?!)...

O SAL serve pra conservar, dar sabor... Estaríamos (enquanto seguidores de CRISTO), cumprindo SUA vontade (?!)

JESUS falou de coisas simples como ÁGUA DA VIDA, PÃO, SAL, LUZ – Coisas que em todas as épocas são conhecidas por todos... Inclusive da palavra SAL, vem a palavra salário... Assim, ninguém deixaria de ser SAL por desconhecer o sentido da palavra... Quando se deixa de ser como o sal é por desobediência mesmo!!!

Queremos o status de seguidores do MESTRE dos mestres, quando isso é conveniente (pra nós)... MAS, ELE foi voluntariamente pra cruz, por nossa causa e, voluntariamente não queremos imitá-lo...

Um exemplo disso, é que em busca de bênçãos materiais se anda em cima de sal grosso; O que seria diferente de um coração disposto a ser o SALDA TERRA...

Conforme a oração sacerdotal de JESUS, em João 17, O MESTRE dos mestres, pede ao PAI, por seus seguidores:

É por eles que EU rogo; Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que ME deste,

Porque são TEUS;

ORA, todas as minhas coisas são TUAS, e as TUAS coisas são minhas;

E neles, EU SOU glorificado.

Já não ESTOU no mundo, Mas eles continuam no mundo, ao passo que EU vou para junto de TI.

PAI SANTO guarda-os em TEU nome, que me deste, para que eles sejam um,

Assim como NÓS.

NÃO ROGO SOMENTE POR ESTES, mas, também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;

Afim de que todos sejam um; E como ÉS TU, ó PAI, em MIM e EU em TI, Também sejam eles em NÓS; Para que o mundo creia que TU me enviaste.

(João 17:9–11; 20–21).

Também no Evangelho de João, encontramos o padrão do SEGUIDOR DE JESUS (UM DISCÍPULO):

Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; Buscar–ME–eis, e o que DISSE aos judeus também agora vos digo a vós outros: Para onde EU vou, vós não podeis ir.

Novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros;

Assim como EU vos amei, que também vos ameis uns aos outros.

Nisto conhecerão todos que sois MEUS discípulos:

SE TIVERDES AMOR UNS AOS OUTROS (João 13:33–35).

Está escrito, e, você ler, MAS, entendes o que LÊ???

Os judeus sempre foram conhecedores da LEI DE MOISÉS e, não tinham motivos para alegar que desconheciam DEUS... E, inclusive judeus religiosos da época de JESUS, não conseguiram demonstrar que o conhecimento de DEUS e de SUA PALAVRA ia além da teoria...

Muitos textos demonstram isso...

COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS (?!) ...

Em segundo lugar, PRATICANDO OS VALORES DO REINO DE DEUS:

Vós sois a LUZ DO MUNDO.

NÃO SE PODE ESCONDER a cidade

EDIFICADA SOBRE um MONTE;

Nem se acende uma candeia

Para colocá–la debaixo do alqueire,

MAS no velador,

E ALUMIA A TODOS OS QUE SE ENCONTRAM NA CASA (Mateus 5:14–15).

Vivemos uma época semelhante aos momentos de afastamento entre o povo judeu e DEUS, em conseqüência da desobediência do povo...

Conforme, ÊXODO 19:5–6, somos PROPRIEDADE PECULIAR DE DEUS:

PECULIAR significa: Atributo particular de uma pessoa ou coisa (Aurélio).

PORTANTO, o seguidor de CRISTO não pode fazer o que quiser; ANTES, é um servo do SENHOR... Estará (por livre e espontânea vontade) ligado ao que o MESTRE determinar...

Está escrito:

“AGORA, pois, se DILIGENTEMENTE OUVIRDES A MINHA VOZ E GUARDARDES A MINHA ALIANÇA, então, SEREIS A MINHA PROPRIEDADE PECULIAR dentre todos os povos; Porque toda a terra é MINHA;

Vós ME sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel” (Êxodo 19:5–6).

Alguém mais especialista poderia alegar que o texto se refere ao ISRAEL, do Antigo Testamento. MAS, de forma semelhante, Pedro se refere às mesmas palavras, escrevendo aos cristãos perseguidos (fora de Israel, pelo Império Romano):

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de DEUS, a fim de PROCLAMARDES as virtudes daquele que vos chamou para a SUA maravilhosa luz;

Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, SOIS POVOS DE DEUS, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia (2 Pedro 2:9–10).

Por outro lado, está escrito que, A VIDA DO VERDADEIRO CRISTÃO, do verdadeiro cristão (o verdadeiro seguidor de CRISTO) deve ser como a luz do dia:

MAS a VEREDA dos justos é como a LUZ DA AURORA,

QUE vai brilhando mais e mais

ATÉ ser dia perfeito (Provérbios 4:18).

COMO SER SAL E LUZ NO MUNDO EM TREVAS (?!) ...

Em terceiro lugar, INFLUENCIANDO POSITIVAMENTE ONDE DEUS NOS COLOCAR:

ASSIM BRILHE TAMBÉM A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS,

Para que vejam as vossas BOAS OBRAS

E GLORIFIQUEM A VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS (Mateus 5:16).

Conforme a Carta aos Efésios (2:8–10), o Apóstolo Paulo afirma que:

Pela graça somos salvos, mediante a fé; E isto não vem de nós (mesmos);

É dom de DEUS; Não (vem) de obras, para que ninguém se glorie.

Pois somos feitura DELE (DEUS), Criados em CRISTO JESUS para boas obras,

as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas.

JESUS já havia dito que, somos como galhos de uma planta:

Devemos permanecer ligados a ELE:

EU SOU a videira verdadeira, e MEU PAI é o agricultor.

Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ELE o corta;

E todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

Permanecei em MIM, e EU permanecerei em vós.

Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo,

Se não permanecer na videira,

Assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

EU SOU a videira, vós os ramos.

Quem permanece em MIM, e EU, nele, esse dá muito fruto;

Porque sem MIM nada podeis fazer.

SE alguém não permanecer em mim, será lançado fora,

À semelhança do ramo, e secará;

E o apanham, lançam no fogo e o queimam (João 15:1–2; 4–6).

Exemplos (na BÍBLIA), de pessoas que influenciaram positivamente onde estavam, apesar da situação social desfavorável:

PRIMEIRO – Antigo Testamento:

O que deu origem à cura da lepra de Naamã, comandante do exército do rei da Síria.

Antes da leitura do texto, é importante esclarecer que, POR UM LADO, se tratava de uma espécie de letra que deixava a pele esbranquiçada, e não o impedia de trabalhar. POR OUTRO LADO, a Lei Cerimonial era em relação à Israel; Os outros países não a observavam nem a conheciam. Por isso, um homem com tal problema, podia ser nomeado pelo Governo, como Comandante do Exército.

Velho Testamento:

Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela à sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra (2 Reis 5:2–3)

Entendemos que era uma situação social desfavorável pra menina, por algumas razões:

Era uma mulher, ainda menina, num contexto onde a mulher não tinha vez nem voto;

Ela era uma escrava, retirada da sua terra, do meio do seu povo;

Sendo escrava numa terra estranha e distante da sua, seria normal desejar o mal pra seus opressores. MAS, conforme o texto, a partir de um (simples) comentário que fez, motivou a ida de uma comitiva em busca do favor de DEUS.

A demonstração que aquela jovem influenciava positivamente onde estava, é o fato que seu comentário foi considerado digno de crédito pela patroa, que, disse ao marido que, por sua vez, repassou ao rei, que, enviou uma comitiva oficial a ISRAEL, em busca de cura pra seu comandado.

SEGUNDO – Novo Testamento:

A ida da mulher samaritana, a cidade, onde relatou da possibilidade de JESUS ser o MESSIAS prometido por DEUS...

Por que a situação social era desfavorável:

Porque, pela hora que a mulher foi tirar água do poço (meio dia), demonstra que ela evitara ter contato com outras pessoas.

Nisto veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe JESUS: Dá-me de beber. Pois SEUS discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos...

Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura o CRISTO?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele...

Muitos samaritanos daquela cidade creram NELE, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: ELE me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois os samaritanos ter com JESUS, pediam-LHE que permanecesse com eles; E ficou ali dois dias. Muitos outros creram NELE, por causa da SUA PALAVRA, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que ESTE é verdadeiramente o SALVADOR do mundo (João 4:7–8; 28–30; 39–42).

CONCLUSÃO:

TODO AQUELE, pois, que OUVE estas minhas palavras e as PRATICA...

Será COMPARADO a um HOMEM PRUDENTE Que EDIFICOU a sua casa sobre a ROCHA;

E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos

E deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu,

Porque fora edificado sobre a rocha.

E todo aquele que OUVE estas minhas palavras e NÃO AS PRATICA...

Será COMPARADO a um homem INSENSATO que EDIFICOU a sua casa sobre a AREIA;

E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos

E deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou,

SENDO grande a sua RUÍNA (Mateus 7:24–27).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/06/2010
Código do texto: T2332092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.