A VIDA seria ALGO REAL (?!) ...

Estamos vivendo um momento singular da odisséia humana na terra... Afinal, em diferentes aspectos, a realidade se mistura com a ficção e vice–versa; Por um lado, a vida parece irreal; Por outro, o ser humano corre em busca de efeitos especiais (em meu achômetro, defeitos especiais)...

Em outras palavras, o que os intelectuais chamam de paradoxo...

Quando se consulta um dicionário, PARADOXO significa (consultei o Aurélio):

1. Conceito que é ou parece contrário ao senso comum.

2. Absurdo.

3. Filosofia – Afirmação que vai de encontro a sistemas ou pressupostos que se impuseram como incontestáveis ao pensamento.

A vida em si, não foi concebida pra ser um paradoxo... Algo contrário à lógica, um absurdo... Mas é o que estamos vendo no cotidiano: A banalização da violência; A correria desvairada; A busca incansável pelo urgente em lugar do necessário; Etc...

Quando DEUS pensou o ser humano, jamais planejou esse tipo de coisa que nos causa um Q de desconforto... Quando DEUS pensou em nós, planejou termos vida e vida em abundância (João 10:10)...

Considerando–se que, em diferentes aspectos, a realidade se mistura com a ficção e vice–versa... E, tanto a vida parece algo irreal; Quanto, o ser humano corre em busca de efeitos especiais... Aonde isso pode nos levar???

Levará, exatamente, a essa insatisfação, essa sensação de vazio existencial, essa falta de expectativas em relação ao futuro, esse vazio na alma, etc...

Algum leitor (ou leitora) poderia achar que isso seria conversa de crente, simplesmente porque sou cristão–evangélico...

Não é!!!

POR QUE???

Porque a crise de identidade e a crise existencial não têm a ver com a posição social da pessoa – Rico ou pobre, brasileiro ou estrangeiro, cristão ou ateu, etc...

Os seres humanos estarão sujeitos a alguma das crises quer seja existencial ou qualquer outro tipo de crise...

Tem a ver com a falta de harmonia entre o ser humano e seu CRIADOR...

Não importa que a pessoa creia em DEUS (ou não); Mas, existirá um vazio muito grande no coração humano por causa da desarmonia entre o ser humano e seu criador...

Quando DEUS pensou o ser humano, jamais planejou esse tipo de coisa que nos causa um Q de desconforto... Em diferentes aspectos, a realidade se mistura com a ficção e vice–versa...

Por um lado, a vida parece algo irreal; Por outro lado, o ser humano vive correndo em busca de efeitos especiais... Isso pode levar, exatamente, a essa insatisfação, essa sensação de vazio existencial, essa falta de expectativas em relação ao futuro, etc... Em conseqüência virá canseira, enfado, estresse...

Poderíamos relacionar outros males da vida moderna, como sejam:

Violência, Insensibilidade; Solidão;

Falta de condições dignas, tanto de moradia, quanto de sustento;

Preconceito, discriminação, insegurança;

Uns poucos com muito e muitos com pouco, etc...

MAS, não pretendemos relacionar as conseqüências da desarmonia entre o ser humano e seu CRIADOR; antes, lembrar que ela existe...

Um dos problemas na base da crise existencial tem a ver com o padrão, estabelecido pela sociedade, em relação ao que pode ser motivo de discussão... Dizem que, sobre futebol, política e religião não se discute...

Contrariando a maioria eu acho que, um problema maior poderá acontecer porque se fecha a porta em relação a essas coisas... Como dizem que sobre esses três assuntos não se discute, deixamos de aprender o que seja uma discussão...

DISCUTIR significa:

1. Debater (questão, problema, assunto).

2. Examinar, questionando.

3. Defender ou impugnar (assunto controvertido).

4. Travar discussão.

5. Questionar.

O problema não será evitar o assunto por ser polêmico; Mas, o hábito (des) humano de querer levar vantagem em tudo. Esse hábito (des) humano pode levar pessoas a querer, por exemplo, ganhar uma discussão sobre futebol...

Não haverá lógica alguma, querer dizer que o meu time (preferido) é o melhor, levando outras pessoas, a deixar de torcer por seus times, aderindo ao meu time predileto... O mesmo se dará em relação à política e à religião.

Cá entre nós: Em relação à questão religiosa, o objetivo pelo qual nos aproximamos de uma religião, deve ser (sempre), a necessidade de uma re–ligação entre a criatura e o criador; Jamais, provar coisa alguma pra outra pessoa...

Evito fazer proselitismo religioso (levando pessoas pra minha denominação), arranjar votos pra meus candidatos ou torcedores pra meu time, porque jamais poderei oferecer alguma garantia sobre essa pessoa sentir–se realizada fazendo tal opção...

Por isso acho melhor que as outras pessoas pensem nos pontos positivos e pontos negativos e façam suas opções, independente de influências...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/06/2010
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T2338140
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.