A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DEUS

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DEUS

TEXTO BÁSICO: Oséias 4:6; 6:3, 6

Local: Salgueiro – PE

DATA: 18/07/2010

O MEU povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também EU te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;

Visto que te esqueceste da lei do teu DEUS, também EU ME esquecerei de teus filhos.

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR;

Como a alva, a SUA vinda é certa;

E ELE descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de DEUS, mais do que holocaustos. (Oséias 4:6; 6:3, 6).

INTRODUÇÃO:

Então, Paulo, levantando–se no meio do Areópago, disse:

Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;

Porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO.

Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.

O DEUS QUE FEZ O MUNDO e tudo o que nele existe, sendo ELE SENHOR DO CÉU e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ELE mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;

De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação;

Para buscarem a DEUS se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós;

Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito:

Porque DELE também somos geração.

Sendo, pois, geração de DEUS, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.

Ora, não levou DEUS em conta os tempos da ignorância; Agora, porém, notifica aos homens, em toda parte, se arrependam;

Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando–o dentre os mortos.

Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram, e outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.

A essa altura, Paulo se retirou do meio deles.

(Atos dos Apóstolos 17:22–33).

ELUCIDAÇÃO (transcrição do texto de John C. Maxwell na Bíblia da Liderança Cristã, páginas 746 e 748):

OSÉIAS o primeiro dos profetas menores, liderou e profetizou em Israel durante uma época de riqueza material, mas de pobreza espiritual.

Por causa disso, DEUS o chamou para fazer algo que lhe custaria muito:

Com o objetivo de enviar uma mensagem memorável ao povo de Israel, Oséias deveria casar–se com uma prostituta e, dessa maneira, oferecer ao povo uma demonstração visual de sua infidelidade para com DEUS.

As palavras de Oséias deveriam ajudar o povo a sentir a tristeza de DEUS, que respondeu à sua rebelião como um marido responde a uma esposa adúltera.

Da mesma maneira que Gômer traiu Oséias, Israel traiu DEUS.

Em obediência a DEUS, o profeta casa–se com a prostituta GÔMER, que se recusa a mudar seus costumes por causa de seu marido e filhos. Ainda assim, OSÉIAS tenta levar sua esposa de volta para redimi–la de sua vida sórdida, à qual tão obstinadamente está inclinada.

A partir da perspectiva humana, é fácil perguntar por que Oséias continua a se punir dessa maneira. Por que um homem se sujeitaria ao tipo de dor de cabeça que ele deve ter sentido ao tentar tornar uma prostituta em uma esposa fiel?

Não poderia simplesmente “estancar suas perdas” e livrar–se daquela mulher perversa?

A resposta simples é que a vida de Oséias não pertencia unicamente a ele. Como nós, entregou sua alma e coração a DEUS. Nas palavras de Paulo, “... não sois de vós mesmos... porque fostes comprados por preço” (1 Coríntios 6:19–20).

Oséias percebeu que havia sido chamado para tornar – se uma metáfora viva do amor de DEUS por seu povo e obedeceu, apesar do custo pessoal.

OSÉIAS ilustra a dor de cabeça que pode advir de seguir o chamado de DEUS.

Conforme nosso entendimento:

Para fins de entendimento, o livro do profeta OSÉIAS pode ser dividido em três partes:

1. O Casamento de Oséias, símbolo da infidelidade de Israel.

2. A Infidelidade do Povo e a Fidelidade de DEUS.

3. O ser humano colhe de acordo com o que planta.

Selecionamos o texto lido, da segunda parte do livro (do profeta Oséias), para discorrer um pouco sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DEUS.

Conforme o Aurélio:

CONHECIMENTO significa:

(1) Ato ou efeito de conhecer.

(2) Informação ou noção adquiridas pelo estudo ou pela experiência.

(3) Consciência de si mesmo.

DEUS significa:

(l) Ser infinito, perfeito, criador do Universo [Com inicial maiúscula].

(2) Nas religiões politeístas, divindades masculinas superior aos homens, e senhora dos destinos da vida [Com inicial minúscula].

CONHECIMENTO vem do verbo CONHECER que significa:

(1) Ter noção ou conhecimento de; SABER.

(2) Ser muito versado em; SABER bem.

(3) Ter relações ou convivência com.

(4) Travar conhecimento com.

(5) Reconhecer.

(6) Apreciar, avaliar.

(7) Ter experimentado (algo).

(8) Ter estado em (certo lugar).

(9) Ter relações sexuais com.

(10) Ter grande saber, ou competência: O juiz conhecia da causa.

(11) Ser consciente de si mesmo, dos seus valores e limitações.

OBSERVAÇÃO:

TEOLOGIA não é o estudo sobre DEUS; Mas, significa o estudo sobre o que de DEUS está revelado.

Logo, a perspectiva humana, deve mudar em relação ao DEUS em que se afirma crer, porque entre o que se encontra revelado nas Escrituras a respeito de DEUS e o que se encontra na imaginação popular, existe uma diferença tão grande quanto entre (as palavras): DEUS (com letras maiúsculas) e deus (com letras minúsculas).

SOBRE, o tema, A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DE DEUS:

Em primeiro lugar, O CONHECIMENTO DE DEUS IMPEDE O AVANÇO DO MAL:

Está escrito:

O MEU povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também EU te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;

Visto que te esqueceste da lei do teu DEUS, também EU ME esquecerei de teus filhos (Oséias 4:6).

EXISTE UM DITO POPULAR, EM NOSSO MEIO, SEGUNDO O QUAL, A PESSOA DIZ: EU TAMBÉM SOU FILHO DE DEUS... E LISTA UMA RELAÇÃO DE DIREITOS QUE TERIA... MESMO QUE NÃO SE ENCAIXE NA VONTADE DE DEUS (revelada nas Escrituras Sagradas)...

Existe em nosso país, uma apresentadora de TV que, preparou a mente de uma geração, considerando o ALTÍSSIMO DEUS como o cara lá de cima...

Existe um grupo de rock, que canta que quer ir às portas do céu pra puxar as barbas de DEUS...

O comércio nos apresenta (a cada ano), um Jesus (crucificado) que não ressuscitou ao terceiro dia, porque continua pregado numa cruz e seu pai DEUS não teria poder nenhum, porque deixa o próprio filho na cruz (após tanto tempo)...

Esse Jesus é excelente pra vender os produtos típicos da páscoa.

Durante as semanas que antecedem o natal, o mesmo comércio nos apresenta o bom velhinho (padroeiro dos exploradores e enganador das crianças), também excelente pra aumentar as vendas...

Diante dessas (e de outras), seria possível acreditar que nosso povo conheceria O ALTÍSSIMO DEUS ETERNO, SOBERANO, PERFEITO, TODO–PODEROSO???

São tantos os adjetivos que poderíamos atribuir ao SENHOR que, a lista apesar de enorme, seria insuficiente pra definir tudo sobre o CRIADOR, SENHOR e PAI...

Infelizmente, nem mesmo a Igreja que se chama pelo nome do SENHOR, apresenta um CRISTO VIVO e SENHOR... Ou demonstra conhecer AQUELE QUE DIZ SER O SALVADOR que se deu por todo aquele que NELE crer (João 3:16)...

Uma igreja que não conhece CRISTO como o SENHOR, também não teria como levar outras pessoas a conhecer o DEUS e SENHOR, descrito nas Sagradas Escrituras...

Conforme o Salmos 25:14, A INTIMIDADE DO SENHOR É PARA OS QUE O TEMEM, AOS QUAIS ELE DARÁ A CONHECER A SUA ALIANÇA...

Sendo DEUS Soberano absoluto, que está no controle de todas as coisas, tudo pode, inclusive, frear o avanço do mal... E, certamente, não fosse SUA misericórdia, a situação seria bem pior... MAS, como poderemos esperar uma sociedade menos injusta se a sociedade O REJEITA DE FORMA DESCARADA???

Está escrito:

E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.

Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

(Mateus 24:12–14).

Temos um mundo cheio de iniqüidade... Sendo desnecessário apresentar algum exemplo de erros do ser humano e de sua desobediência hipócrita ou disfarçada aos conceitos, princípios e valores da PALAVRA DE DEUS.

Considerando seu passado histórico; juntamente com a opinião de especialistas... É possível compreender que a iniqüidade existente no mundo tem aumentado consideravelmente; Atingindo índices alarmantes... Por outro lado, considerando o aspecto espiritual, é possível entender que o conhecimento de DEUS impede o avanço do mal...

Infelizmente a mesma sociedade interessada no DEUS que concede bênçãos materiais e desconhece o DEUS que as Sagradas Escrituras afirmam ser o CRIADOR de todas as coisas.

Na Carta aos Efésios, aplicável a cada um que se chama pelo nome do SENHOR, o apóstolo Paulo, afirma:

ELE vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,

Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Mas DEUS, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, por causa do grande amor com que nos amou,

E estando nós mortos em nossos delitos nos deu vida, juntamente com CRISTO, – pela graça sois salvos,

E, juntamente com ELE, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em CRISTO JESUS;

Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da SUA graça, em bondade para conosco, em CRISTO JESUS.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; E isto não vem de vós; É dom de DEUS;

Não de obras, para que ninguém se glorie.

Pois somos feitura DELE, criados em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas.

(Efésios 2:1–10).

Desde o princípio DEUS nos criou com um objetivo claro (e nunca mudou SEU plano):

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(Gênesis 2:15–17).

Havendo DEUS (No princípio), criado o ser humano com um objetivo específico (e nunca havendo mudado SEU plano)...

Sendo o objetivo principal, do ser humano, HONRÁ–LO e ALEGRAR–SE NELE PARA SEMPRE, temos feito SUA VONTADE (ou não)???

Disse JESUS que somos SAL e LUZ (Mateus 5:13–16), estamos cumprindo essa função???

Sabemos que o SAL preserva e a LUZ ilumina... SOMOS ASSIM???

Em segundo lugar, O CONHECIMENTO DE DEUS deve ser algo continuado:

Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR;

Como a alva, a SUA vinda é certa;

E ELE descerá sobre nós como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.

(Oséias 6:3).

Quando proferiu o Sermão do Monte (Mateus capítulos 5 a 7), o SENHOR JESUS CRISTO, definiu todas as orientações necessárias ao cidadão do REINO DE DEUS...

Os versos 24 a 27 do capítulo 7 contém a orientação específica sobre as conseqüências de obedecer ou desobedecer ao ensino do SENHOR:

Está escrito:

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;

E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

(Mateus 7:24–27).

Dizemos que no Sermão do Monte (Mateus capítulos 5 a 7), o SENHOR JESUS CRISTO, define todas as orientações necessárias ao cidadão do REINO DE DEUS... Observamos que ELE iniciou essas orientações e as terminou, da forma seguinte:

INÍCIO:

Vendo JESUS as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram–se os seus discípulos; e ELE passou a ensiná–los, dizendo: (Mateus 5:1–2)...

FINAL:

Quando JESUS acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da SUA DOUTRINA;

Porque ELE as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. (Mateus 7:28–29).

Em terceiro lugar, O CONHECIMENTO DE DEUS direciona ao principal ensino da BÍBLIA:

Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de DEUS, mais do que holocaustos (Oséias 6:6).

Conforme o Breve Catecismo de Westminster (em sua terceira pergunta), as ESCRITURAS principalmente nos ensinam sobre o que o homem deve crer acerca de DEUS e o que DEUS requer do homem:

ELE te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: Que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS (Miquéias 6:8).

Certamente não somos frutos do acaso... Estamos aqui como representantes do SENHOR JESUS... Seria pra viver conforme à vontade do SENHOR ou pra beber, cair e levantar???

No Evangelho do apóstolo João, capítulo 13 (1–11) encontra–se o relato do MESTRE dos mestres lavando os pés dos SEUS discípulos (seguidores)... Em seguida (12–17), o ENSINO DO SENHOR sobre essa lição de humildade:

Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou–lhes: Compreendeis o que fiz?

Vós me chamais o MESTRE e o SENHOR e dizeis bem; Porque EU O SOU.

Ora, se EU, sendo o SENHOR e o MESTRE, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Porque EU vos DEI o exemplo, PARA QUE, como EU vos FIZ, FAÇAIS VOS também.

Em verdade, em verdade VOS DIGO que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.

Ora, se sabeis estas coisas, bem – aventurados sois se as praticardes.

Após esse ensino e após a saída de JUDAS para traí–lo, deixou o SENHOR, Novo Mandamento (João 13:34–35):

Novo Mandamento vos dou:

Que vos ameis uns aos outros;

Assim como EU vos amei, que vos ameis uns aos outros;

NISTO CONHECERÃO TODOS que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros.

Certamente, o maior obstáculo à propagação da fé (no SENHOR), tem a ver muito mais com a falta de evidências da presença do SENHOR, através do amor entre SEUS seguidores, do que de outra coisa qualquer...

CONCLUSÃO:

Conforme a primeira pergunta do Breve Catecismo de Westminster, o fim principal do homem (pra quê serve o ser humano) é glorificar a DEUS e gozá–lo para sempre (1 Coríntios 10:31):

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de DEUS.

Nossos pensamentos são responsáveis diretos tanto pelo que falamos, quanto pelo que fazemos...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/07/2010
Código do texto: T2388389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.