EM BUSCA DE BÊNÇÃOS PERDIDAS ...

Então lhes propôs JESUS esta parábola:

Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá–la?

Achando–a, põe–na sobre os ombros, cheio de júbilo.

E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo–lhes:

Alegrai–vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Digo–vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

(Lucas 15:3–7).

INTRODUÇÃO:

Muita gente conhece a história da banheira com o bebê, após o banho, quando se deve jogar fora a água suja da banheira, sem jogar fora o bebê...

Certamente, existem bênçãos perdidas (por aí), porque as pessoas não estão sabendo a diferença entre uma bênção e coisas que devem ser descartadas de nossas vidas... Antes, estão considerando como bênçãos até mesmo, pecados de estimação...

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido encontra–se no Evangelho de Lucas que, registrou os acontecimentos da vida de JESUS em ordem cronológica (numa seqüência de datas)...

Especialistas o consideram como um dos historiadores mais precisos de seus dias, embora fosse um médico...

Além de iniciar o Evangelho (que leva seu nome) de modo tradicional, ele ainda assegura a seus leitores que os dados que ele apresenta foram encontrados em informações e evidências historicamente verificáveis.

Se fôssemos fazer uma relação resumida do relato no Evangelho de Lucas, diríamos o seguinte:

1. Anúncio, nascimento e infância de JESUS;

2. Início do ministério de JESUS na Galiléia;

3. Ação e Ensino de JESUS durante os três anos;

4. Últimos Dias de JESUS (na terra), sua crucificação, morte e ressurreição.

O texto lido faz parte da Ação e Ensino do MESTRE dos mestres durante os três anos... Na ocasião, após alertar sobre falsas doutrinas (novidades) e reprovar a avareza, o SENHOR JESUS fala sobre a ansiosa solicitude pela vida e, após destacar as características do discípulo, ensina sobre o Reino dos Céus, através de parábolas: Destacando o que acontece (no céu) quando um pecador se arrepende...

E perguntamos a você:

O que seria uma bênção e porque está perdida???

BÊNÇÃO: l. Ação de abençoar; 2. Graça divina; 3. Palavras e sentimentos de gratidão (Aurélio).

PERDIDO: 1. Sumido, desaparecido; 2. Extraviado; 3. Pervertido; 4. Libertino; 5. Destruído; Irrecuperável; 6. Longínquo.

EM BUSCA DE BÊNÇÃOS PERDIDAS...

Em 1° Lugar é preciso entender: Quando uma bênção está perdida, aconteceu DESCUIDO DE QUEM DEVE CUIDAR DO PERDIDO:

Está escrito:

Então lhes propôs JESUS esta parábola:

Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá–la?

(Lucas 15:3).

1º) Conforme a Palavra de DEUS, antes que houvesse o pecado original (a desobediência) DEUS criou e estabeleceu o ser humano na terra, tornando–o responsável por cuidar da terra e protegê–la:

Está escrito:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Édem para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás (Gênesis 2:15–17).

Conforme o Aurélio, CULTIVAR implica: Dar condições para o nascimento (da planta) e desenvolvimento. GUARDAR implica: Vigiar com o fim de defender, proteger ou preservar.

A mais simples análise do mundo em derredor, demonstrará que assim como aconteceu o pecado original (a desobediência), continua acontecendo a cada momento (por parte do ser humano)... E, como consequência, acontece a perda de bênção oriundas do trono de DEUS...

2º) Conforme a Palavra de DEUS, ELE é o nosso proprietário:

Ao SENHOR pertence a terra e TUDO o que nela se contém, O mundo e os que nele habitam.

Fundou – a ELE sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu (Salmos 24:1–2).

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de DEUS, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de DEUS, que não tinheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia (1 Pedro 2:9–10).

Conforme o imaginário popular, DEUS seria uma espécie de mordomo, despejando caprichos materiais ao mais simples sinal de seres humanos feitos a sua imagem e semelhança...

Entendemos que da mesma forma que EVA foi seduzida e enganada por Satanás, no jardim do Éden, em todas as épocas da odisséia humana na terra, o ser humano (homem, mulher, na primeira, segunda ou terceira idade) pode ser seduzido e enganada; Sempre que distorce princípios, conceitos e valores sobre DEUS, O Reino de DEUS e SUA JUSTIÇA...

ELE faz nascer o SEU SOL sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos (Mateus 5:45).

Por outro lado, devemos ser como o SAL e como a LUZ; Cujo objetivo é CONSERVAR e ILUMINAR o lugar onde estamos, para que vejam nossas boas obras e glorifiquem nosso PAI que está nos céus (Mateus 5:13–16).

A mais simples análise (no mundo onde estamos), demonstra que por um lado somos desobedientes (de carteirinha) e por outro lado, queríamos que DEUS fosse uma espécie de mordomo... Por isso, existem bênçãos perdidas...

3º) De tudo o que se tem ouvido, o resumo é: TEME A DEUS e guarda os SEUS mandamentos; Porque isto é o dever de todo homem.

Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

Não devemos fazer de conta que seria possível enganar a DEUS – Existe muita gente dizendo crer em DEUS, vivendo como se DEUS não existisse (Gálatas 6:7); E isso não é nada bom. Por isso existem bênçãos perdidas... Sendo necessário buscá–las...

EM BUSCA DE BÊNÇÃOS PERDIDAS...

Em 2° Lugar é preciso entender: Quando uma bênção está perdida, deverá acontecer DILIGÊNCIA EM BUSCA DO QUE ESTÁ PERDIDO:

Está escrito:

Então lhes propôs JESUS esta parábola:

Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá–la?

Achando–a, põe–na sobre os ombros, cheio de júbilo (Lucas 15:3–5).

Lamentavelmente temos visto que, em nosso meio, sou pastor de ovelhas e percebo isso, em todos os lugares, estam,os acostumados a pastorear as noventa e nove no aprisco ao invés de sair em busca da que se perdeu e, espera sem lenço e sem documento, que apareça alguém pra resgatar... No dizer do Pr. Paulo Garcia (da cidade do Recife), somos como vigias de aquário... Queremos que a ovelha que está perdida dê (sempre) bom exemplo e traga bênçãos...

Certamente, ainda não aprendemos a conhecer a SENHOR do Salmos 23... Por falar no Salmos 23, é possível praticar uma pequena receita diária (por sete dias): Ler e meditar em cada frase, ao acordar, antes do café da manhã; antes do almoço, antes do jantar e antes de dormir... Aprendemos no livro A PSIQUIATRIA DE DEUS (da Editora Betânia)... Acreditamos que não haverá contra – indicações (independente de denominação)... No mínimo a pessoa aprende mais sobre DEUS e SUA PALAVRA...

1º) A Palavra de DEUS afirma que o que for de nosso interesse (no sentido de ser essencial), será concedido por DEUS, independente de qualquer coisa... Devemos pedir sim – muito mais como demonstração prática que reconhecemos DEUS como CRIADOR e MANTENEDOR DA VIDA (Soberano Absoluto); Ao invés de ver O Único e Verdadeiro DEUS como um mordomo que não saberia o que deve ser feito e espera nossas órdens para agir ...

O que a mim me CONCERNE (diz respeito)

O SENHOR levará a BOM TERMO (resultado);

A TUA misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre;

Não desampares as obras das TUAS mãos (Salmos 138:8).

2º) A BÍBLIA afirma que ELE nos conhece integralmente e, sabe o que é melhor pra nós... Antes que LHO peçamos (Mateus 6:25–34).

SENHOR, TU me sondas e me conheces.

SABES quando me assento e quando me levanto;

De longe PENETRAS os meus pensamentos.

ESQUADRINHAS o meu andar e o meu deitar

E CONHECES todos os meus caminhos.

Ainda a palavra me não chegou à língua

E TU, SENHOR, já a conheces toda.

Tu me cercas por trás e por diante.

E sobre mim pões as mão.

(Salmos 139:1–5):

3º) SE somos propriedade exclusiva de DEUS, ELE é quem age em nossa direção e, não o inverso como está sendo apregoado por uma geração adúltera e pecadora, como dizia JESUS há dois milênios (Mateus 16:4).

Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações.

Porque os gentios (descrentes) de todo o mundo é que procuram estas coisas; Mas vosso PAI sabe que necessitais delas.

Buscai, antes de tudo, o SEU REINO, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Não temais, ó pequenino rebanho; Porque vosso PAI se agradou em dar – vos o SEU REINO (Lucas 12:29–32).

Considerando – se que o ser humano pensa diferente de DEUS e, como se isso fosse coisa de somenos importância, ainda o rejeita como CRIADOR e SENHOR (do ponto de vista da sociedade como um todo isso é aplicável); EXISTEM BÊNÇÃOS PERDIDAS...

EM BUSCA DE BÊNÇÃOS PERDIDAS...

Em 3° Lugar é preciso entender: Quando uma bênção está perdida, acontece JÚBILO NO REENCONTRO...

E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo–lhes: Alegrai–vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Digo–vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (Lucas 15:6–7).

Infelizmente, analisando o mundo onde estamos, é possível perceber que existe muito medo de perder posições (status) dentro do aprisco... Para alguns pseudo líderes, é melhor agir, reagir ou interagir como vigia de aquário do que não ocupar os primeiros lugares... Aprendi isso no cotidiano da denominação onde comecei o ministério pastoral – Permaneço a ela vinculado e, entendo que aqui na terra, todas as denominações apresentam imperfeições nesta área... Exatamente por isso, quando olhamos pra DEUS o vemos perfeitíssimo...

Está escrito:

1º) A realidade presente irá passar (mais cedo ou mais tarde), por isso, a PALAVRA deve ser nossa única regra de fé e de prática... Antes de considerar a tradição da IGREJA, o exemplo de pessoas que viveram antes de nós, é preciso conhecver como viveu JESUS aqui na terra e o que ELE faria em nosso lugar... Inclusive, não temos dúvidas de que ELE não teria acesso a maioria de nossas igrejas hoje...

Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão (Mateus 24:34).

2º) Existe a essência do ensino na BÍBLIA e as atividades atuais da Igreja... Não temos dúvidas que, na maioria dos casos, a maior parte das atividades ditas cristãs, estão contrárias ao ensino da BÍBLIA... O melhor exemplo é que o número de evangélicos cresce e a situação do país piora...

De tudo o que se tem ouvido, o resumo é: TEME A DEUS e guarda os SEUS mandamentos; Porque isto é o dever de todo homem.

Porque DEUS há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más (Eclesiastes 12:13–14).

3º) SE faz necessário buscar uma resposta sobre o tipo de fé que estamos querendo – Isso indica o tipo de bênção que estamos procurando...

O VERBO ESTAVA NO MUNDO, o mundo foi feito por intermédio DELE, mas o mundo não o conheceu.

VEIO para o que era SEU, e os SEUS não o receberam.

Mas, a todos quantos o receberam, deu – lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS, a saber, aos que crêem no SEU nome;

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de DEUS.

E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a SUA GLÓRIA, glória como do UNIGÊNITO DO PAI (João 1:10–14).

CONCLUSÃO:

Está escrito:

Vinde a MIM, todos os que estais cansados e sobrecarregados,

E EU vos aliviarei.

Tomai sobre vós o MEU jugo e aprendei de MIM,

Porque SOU manso e humilde de coração;

E achareis descanso para a vossa alma.

Porque o MEU jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Mateus 11:28–30).

Resta saber se, estamos em busca de bênção perdidas, com base no padrão bíblico ou com base no dizódromo gospel da sociedade pós–superficial, onde estamos...

Resta saber se, estamos em busca do abençoador ou das vantagem que estão no imaginário popular, na religião de fachada, da sociedade pós–superficial...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 08/08/2010
Código do texto: T2425460
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.