RESPONSABILIDADE CRISTÃ – Parte II

TEMA: RESPONSABILIDADE CRISTÃ – Parte II

TEXTO: 2 TIMÓTEO 4:1–5

DATA: 15/08/2010 (Sermão Pregado em Salgueiro / PE)

Conjuro – te, perante DEUS e CRISTO JESUS, que há de julgar vivos e mortos, pela SUA manifestação e pelo SEU REINO.

PREGA A PALAVRA, INSTA, quer seja oportuno, quer não,

CORRIGE, REPREENDE, EXORTA com toda a longanimidade e doutrina,

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; Pelo contrário, cercar – se – ao de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;

E se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando–se às fábulas.

Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

(2 Timóteo 4:1–5).

INTRODUÇÃO:

A primeira vez que prestei atenção a este texto, estava lendo o primeiro romance da série ESTE MUNDO TENEBROSO (Frank Peretti), que falava sobre um pastor de uma pequena comunidade, vivendo no contexto pós–moderno (antagônico aos princípios da fé cristã), e sendo desacreditado por pessoas influentes na cidade...

Após uma pichação agressiva em frente da igreja, ele se recolhe em oração e, ao ler a Bíblia, abre neste texto lido e sente de DEUS forças pra continuar...

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido encontra–se na 2ª das Cartas de Paulo ao jovem Timóteo – As últimas palavras do Apóstolo, em forma de carta, ao jovem pastor Timóteo, o último livro da coleção de cartas escritas pelo grande líder do primeiro século.

Na carta ele fala sobre várias questões de vida ou morte, a seu filho na fé, jovem pastor da Igreja de Éfeso.

Paulo tinha sido seu mentor e professor.

Assim como Paulo exortou Timóteo a desenvolver os dons espirituais de sua liderança.

Timóteo, jovem e tímido, seguidamente se sentia esmagado por ter de exercer o papel de liderança.

Paulo lhe recorda de que ele, um dia, impôs suas mãos sobre Timóteo e o comissionou para o seu ministério.

Agora, Timóteo tinha de abanar com um leque as chamas dos dons que recebeu de DEUS e usá–los sem medo ou vergonha.

Paulo inicia a carta com suas habituais saudações, Ações de graças;

Em segundo lugar, ressalta a prática do zelo, da firmeza e da fidelidade, destacando os estímulos no combate da fé e no sofrimento de CRISTO;

Em terceiro lugar, o Apóstolo fala sobre como corrigir as falsas doutrinas e os falsos crentes.

Em quarto lugar, fala sobre os males e as corrupções dos últimos dias

Da última parte da carta, queremos refletir sobre o tema:

RESPONSABILIDADE CRISTÃ – Parte II

Quando falamos sobre: RESPONSABILIDADE CRISTÃ é preciso:

Em 1° Lugar entender: A VIDA CRISTÃ TEM TUDO A VER COM O CHAMADO DE DEUS:

Conjuro – te, perante DEUS e CRISTO JESUS, que há de julgar vivos e mortos, pela SUA manifestação e pelo SEU REINO.

PREGA A PALAVRA, INSTA, quer seja oportuno, quer não,

CORRIGE, REPREENDE, EXORTA com toda a longanimidade e doutrina,

(2 Timóteo 4:1–2).

O Apóstolo Paulo, responsável pela vida espiritual do jovem pastor Timóteo, está na verdade incitando–o (impelindo–o) a cumprir a missão.

Ao longo do Antigo Testamento são muitos os exemplos de pessoas que deixaram de obedecer ao SENHOR e, certamente, Paulo faz o apelo a Timóteo, com o objetivo de evitar isso.

Às vezes temos a correta compreensão do chamado de DEUS e temos vontade de obedecer... MAS, colocamos algumas desculpas, como motivo da desobediência, inclusive, usando a Bíblia como muleta:

Por exemplo:

Não julgar pra não sermos julgados. Porque com o critério com que julgarmos, seremos julgados; E, com a medida com que tivermos medido, nos medirão também (Mateus 7:1).

Como se a questão de analisar erros implicasse errar também... Afinal, sempre que estivermos numa posição que implique ter que decidir (alguma coisa) teremos que emitir algum julgamento... Em caso contrário, incorreremos num outro erro: OMISSÃO.

Por outro lado, também está escrito:

Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça (João 7:24).

PORTANTO, não haveria como tirar o corpo fora... Afinal, DEUS conhece até mesmo os pensamentos e intenções do nosso coração... O que é diferente de assumir o lugar de lobos em pele de ovelhas...

Portanto, sempre que tivermos oportunidade, devemos PREGAR A PALAVRA, INSTAR (insistir)

QUER SEJA OPORTUNO, QUER NÃO,

CORRIGIR, REPREENDER, EXORTAR

COM TODA A LONGANIMIDADE = Generosidade, coragem, intrepidez, paciência, resignação (Aurélio)

E DOUTRINA (catequese cristã, ensinamento)...

Quando falava que não devemos ter ansiedade, Disse JESUS:

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados;

Basta ao dia o seu próprio mal (Mateus 6:33).

Sobre o mesmo assunto em Lucas, Disse JESUS:

Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lucas 12:34).

Após a escolha dos doze (discípulos) e após as primeiras instruções, o SENHOR JESUS os admoestou (avisou):

Eis que EU os envio como ovelhas para o meio de lobos;

Sede, portanto, PRUDENTES como as serpentes e SÍMPLICES como as pombas (Mateus 10:16).

PORTANTO, em todas as coisas, se faz necessário ter equilíbrio e conhecimento de DEUS, pelo que está revelado na PALAVRA... Que implica, por um lado, evitar os julgamentos precipitados e, por outro lado, entender que estamos num mundo rebelde às orientações do SENHOR e, estamos colocados aqui, para influenciar positivamente em favor do SENHOR...

SE não obedecermos ao SENHOR, fazendo SUA VONTADE, sendo cristãos num mundo anti–cristão, certamente ELE envia outra pessoa em nosso lugar...

Por isso, sem ativismo cristão, se faz necessário obedecer o SEU chamado de forma dinâmica...

Quando falamos sobre: RESPONSABILIDADE CRISTÃ é preciso:

Em 2° Lugar entender: A VIDA CRISTÃ TEM TUDO A VER COM O QUE IMPEDE NOSSA AÇÃO:

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; Pelo contrário, cercar – se – ao de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;

E se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando–se às fábulas.

(2 Timóteo 4:3–4).

Costumamos pensar (e até dizer) que estamos em meio a um conjunto de crises...

As principais crises são:

Crise de Identidade (não sabemos quem somos)

E Crise Intelectual (não estamos sabendo pensar) – agir, reagir ou interagir, de acordo com o momento e com o lugar, em favor do Reino de DEUS...

Entendemos que DEUS não nos quer como soldadinhos de chumbo, balançando a cabeça e prontos pra fazer suas vontades...

Muito menos ELE nos quer enviando pedidos e decretando como gostaríamos de ser atendidos...

Cada caso é um caso e, precisamos saber QUEM SOMOS, QUEM É ELE, PORQUE ESTAMOS AQUI e PARA ONDE IREMOS...

NISSO CONSISTE O CRISTIANISMO... O SER CRISTÃO:

Numa linguagem mais simples: CONHECER O SENHOR e ANDAR COM ELE...

ADORÁ–LO PELO QUE ELE É...

CONHECER A NÓS MESMOS e o que deve ser feito para o DEUS que nos criou e que nos mantém...

O PRIMEIRO PASSO É OLHAR PRA DEUS E SE DEIXAR CONDUZIR POR ELE...

O SEGUNDO PASSO É CONHECER DEUS ATRAVÉS DE SUA PALAVRA (A BÍBLIA SAGRADA)...

O TERCEIRO PASSO É VIVER COMO ALGUÉM QUE REALMENTE ACREDITA EM DEUS...

ASSIM faziam os irmãos de Beréia... Conforme o, livro de Atos dos Apóstolos:

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica;

Pois RECEBERAM a PALAVRA com toda a avidez, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COISAS ERAM, DE FATO ASSIM (Atos 17:11).

Quando falamos sobre: RESPONSABILIDADE CRISTÃ é preciso:

Em 3° Lugar entender: A VIDA CRISTÃ TEM TUDO A VER COM NOSSA PERSEVERANÇA:

Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

(2 Timóteo 4:5).

Está escrito:

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.

Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho.

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de DEUS, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.

(Hebreus 11:1–3).

Para ter PERSEVERANÇA se faz necessário crer em DEUS, sem o que, fica impossível querer conhecê–LO mais e mais...

Quando lemos sobre a galeria dos heróis da fé (Hebreus 11) não encontramos nenhum super–herói conforme os padrões da sociedade pós–moderna, antes, pessoas que seriam consideradas alienadas em nosso meio...

MAS, todas tiveram algo em comum: CONFIANÇA EM DEUS...

Sobre eles, está escrito:

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa.

Por haver DEUS provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

(Hebreus 11:39–40).

CONCLUSÃO:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear–nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando – nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta,

Olhando fortemente para o Autor e Consumador da fé, JESUS, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS.

Considerai, pois, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

(Hebreus 12:1–3).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/08/2010
Código do texto: T2440474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.