PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 1

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

PRIMEIRO – DESENVOLVENDO A VIDA ESPIRITUAL

Quando iniciamos o texto ressaltando que (os princípios) se destinam a quem já é cristão (quem já é crente), quem já fez sua opção de vida pelo SENHOR JESUS, podia parecer que estávamos pensando de forma estreita... CONTUDO, se estamos falando do ponto de vista cristã, como falar sobre crescimento espiritual às pessoas que ainda não se consideram cristãs (ou acham que a BÍBLIA seria coisa de alienados)???

Entendemos que da mesma forma que, quem não é cristão, não acredita mos princípios da BÍBLIA, nem ensina com base neles, como entender que eu sendo cristão, deixaria os mesmos de lado, se acredito neles como alicerce pra uma vida melhor???

Após essa explicação, nos sentimos com a liberdade necessária pra dizer que não haveria como desenvolver a vida de forma equilibrada sem os princípios ensinados por quem verdadeiramente entende o coração humano, relações humanas e tudo o que tenha a ver com o universo (SEU CRIADOR)???

Entendemos que seja ponto pacífico (independente de credo religioso), a questão que existe vida espiritual e vida não–espiritual... E, por isso mesmo, tanto de um lado como de outro existem pessoas vivendo de forma saudável e, pessoas vivendo de forma não–saudável... Tudo dependerá do modo como entenda o que é vida e, da forma como cultive a vida...

A essa altura, alguém poderia dizer que não está entendendo aonde queremos chegar...

Seguinte: Conforme as Sagradas Escrituras, DEUS criou todas as coisas e as criou pra que os seres humanos pudessem viver bem.

Está escrito:

Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Fundou – a ele sobre os mares e sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu.

Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?

O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a falsidade, nem jura dolosamente.

Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do DEUS da sua salvação.

Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do DEUS de Jacó.

(Salmos 24:1–6).

A questão é simples: Não estamos falando sobre ser membro de alguma igreja; MAS sobre VIDA e vida em abundância (João 10:1).

Geralmente, as pessoas dizem que querem ser felizes sem definir o que seja felicidade ou porque querem ser felizes... Costumamos chegar diante de uma turma e, começamos a interação com uma pergunta: Porque ou como você chegou aqui (?!)...

Após o silêncio habitual, começo: Você chegou aqui porque pensou em vir... Em caso contrário, você não teria vindo...

Falar sobre princípios que (se aplicados) poderão melhorar sua vida (tornando–a saudável) implica aceitá–los antes de colocá–los em prática. Por isso, se foram elaborados tendo em vista a vida cristã, se faz necessário que sejam aplicados com base no alicerce de vida cristã. Não falamos isso querendo supor que não poderiam ser aplicados (com êxito) a qualquer caso... Afinal, acreditamos que DEUS É SOBERANO e está no controle de todas as coisas...

Conheço pessoas que parecem saudáveis, que são membros de igrejas e pessoas que parecem saudáveis que nem mesmo simpatizam com alguma denominação cristã. Você mesmo pode conhecer gente assim e, também conhecer pessoas que não acreditam em nada do que tenha a ver com religião, podendo também, conhecer, pessoas (que se dizem cristãs), vivendo sem expectativa alguma...

Assim, a questão pode ser mais complexa do que supõe nossa vã compreensão...

Estamos falando sobre os PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL:

PRIMEIRO – DESENVOLVA SUA VIDA ESPIRITUAL.

Nem todas as pessoas acreditam que seja necessário DESENVOLVER SUA VIDA ESPIRITUAL. Vale repetir que, não estamos falando sobre vida espiritual, como sinônimo de ser membro de alguma denominação cristã...

VIDA ESPIRITUAL é muito mais que isso... Está além da compreensão humana...

Conforme o Aurélio, ESPÍRITO, significa:

1. A parte imaterial do ser humano; alma. 2. Entidade sobrenatural ou imaginária, como os anjos, o diabo, os duendes. 3. Inteligência. 4. Humor (enquanto veia cômica). 5. Pensamento, idéia. 6. Líquido obtido pela destilação; álcool.

Quando DEUS criou o ser humano não criou sem um propósito definido. Está escrito:

Então, formou o SENHOR DEUS ao homem e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

E plantou o SENHOR DEUS um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.

Do solo fez o SENHOR DEUS brotar toda sorte de árvores agradáveis a vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

(Gênesis 2:7–9).

Assim, como poderíamos falar sobre os PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL sem iniciar dizendo que se faz necessário que você DESENVOLVA SUA VIDA ESPIRITUAL???

De semelhante modo, como DESENVOLVER SUA VIDA ESPIRITUAL, segundo outros princípios senão os princípios ensinados na BÍBLIA??? É lógico que existem muitos princípios pra desenvolver a vida... MAS, sua aplicação não deu certo...

Dúvidas (?!)...

O que estou dizendo seria blefe de quem é cristão (?!)...

Por exemplo, o sistema informatizado é fruto da inteligência humana... A inteligência humana seria fruto do acaso, como diz o evolucionismo??? Certamente os vírus do computador também... Assim, de acaso em acasos, dependemos sempre de acasos...

Quem é verdadeiramente cristão pensa diferente... Continuando o texto (alguns versículos à frente), está escrito:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERÁS; PORQUE, NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS.

(Gênesis 2:15–17).

DEUS CRIOU todas as coisas, com um propósito (nada de acasos); MAS o ser humano querendo ser maior (e melhor) que o SEU CRIADOR, deixou de fazer o que devia fazer (OBEDECER) e teve a experiência que não devia ter tido (DESOBEDIÊNCIA)... ASSIM, cada problema do homem pós–moderno, teve sua origem no jardim do Édem.

A essas alturas, se algum leitor (ou leitora) não cristão, estiver acompanhando o texto, dirá, finalmente te peguei: Não havia pensado que as muitas letras te fazem delirar. Que a BÍBLIA é o livro dos alienados (?!)...

Você tem razão na afirmativa, é o que dizem por aí... Mas, considerando o que dizem, porque a experiência humana (do homem atual) não deu certo???

Nós cristão encontramos a explicação, segundo a qual, é pela desobediência (pecado original). O evolucionismo diz que, existe o elo perdido... Quem perdeu? Como? Quando? O homem estaria esperando algum acaso pra resolver o problema???

DEUS CRIOU todas as coisas e, o ser humano havia sido instuído no seu propósito específico...

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERÁS; PORQUE, NO DIA EM QUE DELA COMERES, CERTAMENTE MORRERÁS.

(Gênesis 2:15–17).

ASSIM, a desobediência gerou desestrutura no coração do homem.

A partir de então, o homem estaria perdido, não fosse a providência divina ao enviar SEU ÚNICO FILHO – JESUS CRISTO, que sem pecados caminhou voluntariamente em direção à CRUZ.

Um ladrão que estava sendo crucificado ao SEU lado, tendo o entendimento aberto por DEUS, reconheceu isso:

Está escrito:

Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ELE (JESUS CRISTO), dizendo:

Não ÉS TU o CRISTO? Salva–TE a TI mesmo e a nós também.

Respondendo – lhe, porém, o outro, repreendeu–o dizendo: Nem ao menos temes a DEUS, estando sob igual sentença?

Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; Mas este homem nenhum mal fez.

E acrescentou: JESUS, lembra – te de mim quando vieres no TEU REINO.

JESUS lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

(Lucas 23:39–43).

A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ pode ser entendida como a demonstração, o símbolo de todo o projeto ou empenho do servo de CRISTO para se buscar e sustentar um relacionamento com DEUS.

Está escrito:

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ELE dará a conhecer a SUA aliança (Salmos 25:14).

Isso inclui ADORAÇÃO PÚBLICA (onde poderá ser visto por outras pessoas) e DEVOÇÃO PRIVADA (em seu dia–a–dia) quando acha que ninguém se importa com ele (a).

ESPIRITUALIDADE, na opinião do irmão Paulo Romeiro – Escritor, pesquisador e pastor, têm a ver com a busca de uma vida religiosa plena, satisfeita e autêntica.

Não existe outro meio de assumir a vida espiritual cristã coerente sem considerar os princípios ensinados por JESUS CRISTO, os quais se encontram revelados nas Sagradas Escrituras.

Está escrito:

Vós sois o SAL da terra; ora, se o SAL vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Vós sois a LUZ do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Nem se acende uma candeia para colocá–la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Assim brilhe também a vossa LUZ diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus.

(Mateus 5:13–16).

Essa mesma espiritualidade que esteve em JESUS, que estava em servos de DEUS desde tempos muito antigos (Gênesis 5:22–24; 6:9; Jó 1:8; 2:3; Hebreus 11...), também esteve nos primeiros cristãos e, em pessoas que dependeram de DEUS em todas as épocas da odisséia humana; Como aqueles que a exemplo de Lutero e de Calvino, foram autores ou colocaram as bases da Reforma Protestante do século 16; Em outras palavras, a verdadeira vida espiritual cristão angaria um presente (entre aspas) tanto para o servo de DEUS quanto para a comunidade dos que estão com o nome escrito no livro da vida.

O dilema hodierno, da sociedade pós–moderna (que denominamos pós–superficial) é que os padrões impostos pela sociedade geralmente são antagônicos aos princípios expostos na BÍBLIA...

Está escrito:

Rogo–vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de DEUS, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional (inteligente).

E não vos conformeis com este século, mas transformai–vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de DEUS (Romanos 12:1–2).

Enquanto a Reforma Protestante estabeleceu que somente a CRISTO, somente a FÉ, somente a GRAÇA, somente a ESCRITURA... O pós–modernismo tem imposto sobre o ser humano padrões, conceitos, princípios e valores contrários ao que deseja o SENHOR.

Pra não me tornar mais prolongado ainda, apresentaria apenas como exemplo do que disse, a questão do casamento...

Está escrito:

Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; Porque DEUS julgará os impuros e adúlteros (Hebreus 13:4).

Certamente, não tem sido este tipo de instrução que o ser humano tem recebido ou temos aprendido outras coisas, inclusive como forma de religião pós–moderna?

Qualquer publicidade pode conter influência antagônica aos princípios que deveriam nortear a vida espiritual – Inclusive, uma parte da publicidade que sai de algumas denominações.

Por essas e outras, fazemos nossa, a vós da Bíblia:

SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (1 Coríntios 15:19).

OBS: CONTINUA - SÃO DEZ PRINCÍPIOS E ESTE FOI O PRIMEIRO...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2444622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.