PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 2

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... Reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

SEGUNDO PRINCÍPIO – ORANDO SEM CESSAR

Certamente, em termos de espíritualidade, a vida de grande parte dos cristãos no mundo contemporâneo deixa a desejar – Conforme creio, por falta de entendimento sobre o que seja ser cristão, de acordo com o exemplo de vida e o ensino do SENHOR JESUS.

Em alguns casos, o que sabemos ou ouvimos falar a respeito do que acontece em nosso meio (cristã), causa no mínimo, tristeza...

Certa vez costumava viajar de volta pra cidade onde moro, após o culto de oração numa cidade vizinha (no carro que levava os professores)... Quase sempre comentavam sobre o que acontece nas igrejas (acho que não sabiam que eu era pastor)...

E, uma professora jovem, dizia haver assistido a um culto numa das igrejas de nossa denominação. Mas, ao invés de dizer que achara uma coisa esquisitice, ela comentou que a igreja era light... Isso causou em mim um mal estar muito maior... Afinal, o que é light não incomoda, podendo ser normalmente digerido por quem não possa (por recomendação médica), consumir açúcar...

Em outras palavras, demonstra que a sã doutrina, o ensino saudável que norteou a vida cristã em épocas anteriores, está ausente em nosso meio... Disciplinas espirituais básicas, como a Leitura da Bíblia, a Meditação... Especialmente a Oração que nunca faltava à vida do SENHOR...

Normalmente, encontramos líderes interessados em novos métodos pra oxigenar a vida espiritual do rebanho... Apenas métodos, sem considerar o que fez o SENHOR JESUS, não adianta; Sem o exemplo de vidas rendidas aos pés de JESUS a melhor metodologia não funcionará... Encontramos nas plataformas da ilusão, muitas igrejas cheias de gente vazia (espiritualmente anêmica) e, poucos cristãos vivendo na plenitude do espírito...

Está escrito:

Orai sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).

A frase é pequena e seu efeito grande!!! Quando pensamos sobre esse ORAI SEM CESSAR, pode ser comparável a chuva intensa que inunda o campo, da qual é impossível não se molhar... E, infelizmente a ORAÇÃO não tem sido prioridade em nosso meio cristão...

É possível encontrar irmãos que pregam durante sua oração e não sabem orar enquanto pregam. Conta–se até a história de alguém que, chegando na casa de um líder, foi informado que esperasse um pouco que o mesmo estava recolhido em oração. Sentou e esperou. Algum tempo depois, ao chegar o líder ele diz: Já que o senhor não está fazendo nada, pode me acompanhar numa visita (?!)...

No livro PODER ATRAVÉS DA ORAÇÃO, da década de cinquenta, E. M. Bounds, afirma que a Igreja não precisa de métodos ou instrumentos, mas, de homens e homens de oração; Pois o Espírito Santo não é derramado sobre métodos, instrumentos, etc... Mas, sobre homens.

Quando refletimos sobre a vida do MESTRE dos mestres, conforme registraram os quatro evangelistas, podemos ficar admirados com seu estilo de vida voltado pra oração. ELE orava sempre – Inclusive, pediu ao PAI por mim, por você e por quantos lessem a palavra escrita pelos SEUS discípulos (João 17:20–21); Conforme o Apóstolo Pedro, a PROMESSA DE DEUS era também para os que ainda estão longe, isto é, para quantos o SENHOR, nosso DEUS, chamar (Atos 2:39).

Conforme Enéas Tognini – Doutor em Divindade, pastor emérito da Igreja Batista, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil e que integra o Conselho de Pastores de São Paulo (conforme Eclésia nº 132, ano 12): O PRINCIPAL ELEMENTO QUE LEVA O CRENTE AOS MANANCIAIS DA VIDA DO EPÍRITO É A ORAÇAO.

Lendo a Galeria dos Heróis da Fé (Hebreus 11), impressiona o fato do autor fazer a referência seguinte sobre os heróis da fé: Homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua vez não obtiveram, contudo a concretização da promessa. Por haver DEUS provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados (Hebreus 11:39–40).

Certamente, era gente que levava DEUS a sério, que orava incesantemente, que era conhecida pela vida de consagração (separação) ao SENHOR... Lembro o exemplo de um seminarista que achava que, com um celular nas mãos ficaria mais fácil pastorear enquanto estivesse cumprindo seu expediente de trabalho (após aprovação em algum concurso público).

Guardo inúmeros exemplos da vida POUCO espiritual nos seminários, onde havia, inclusive o exemplo de colegas que hospedavam parentes em casa – Vale salientar que não estamos querendo avaliar o seminarista que tem parentes em casa, mas a forma de pensar de um jovem que estava na casa da irmã, que era esposa de um colega:

Estava no horário de refeição do seminário e, ouvi o rapaz dizendo que, achava que DEUS o queria como missionário do amor (?!)... Afinal, havia namoricado com uma que levara pra assistir cultos (?!)... Agora, estava ficando com outra que também levara pra assistir cultos (?!)... Entramos na conversa pra dizer que o conceito estava equivocado...

Certamente, nenhum exemplo que tenha a ver com vida de oração... Mais parece que no seminário ninguém orava – E, dois ou três colegas, chegavam mais cedo pra consagrar algum tempo às orações...

Ainda conforme Enéas Tognini ao longo da história do cristianismo, os gigantes da fé se destacaram por passar muito tempo em oração diante do SENHOR. No já referido livro, Poder Através da Oração, Lutero passava as melhores horas do dia em oração e, li em algum lugar, sobre um cristão que, antes de entrar no recanto de oração, disse ao seu criado que após meia hora o chamasse. Após esse tempo, o criado olhando antes de chamá–lo notou que ele se derramava em lágrimas enquanto orava... Não teve coragem de interromper... Após mais meia hora, o chamou, ouvindo–o dizer: Meia hora de oração passa tão rápido...

Nós (pastores), temos nossa parcela de culpa, quando não acostumamos o rebanho em uma vida de oração mais relevante... Indicada no Novo Testamento.

Precisamos lembrar como dizem que, ORAR É CONVERSAR COM QUEM PODE MUDAR A NOSSA HISTÓRIA EM OUTRA DIREÇÃO... Infelizmente, vemos muita gente querendo bênçãos, sem buscar o abençoador...

ESTE É O 2º DE 10 PRINCÍPIOS:

1. Desenvolva Sua Vida Espiritual.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2446618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.