PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 3

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

TERCEIRO – ANDANDO EM SANTIDADE

De acordo com o pensamento de Ana Paula Valadão – líder do Ministério de Louvor Diante do Trono e pastora da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG): A SANTIDADE COMEÇA COM UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E HUMILDE DIANTE DO SENHOR.

Costumamos dizer que tem muito cristão usando sapato alto em nosso meio.

Certamente, o que mais dificulta a vida de santidade tem a ver com o sentido da palavra. Viemos de uma cultura colonialista que, ao longo de cinco séculos impôs conceitos que nada têm a ver com os objetos significados. Especificamente no caso de expressões da religião oficial.

Tudo aquilo que chega de fora é (sempre) bem recebido, sem questionamentos. Assim, acontece no caso da palavra santidade... Conforme a Igreja Católica Apostólica Romana (Religião Oficial dos colonizadores portugueses), ser santo é submeter–se a tudo e ainda ajudar quem pisa em cima de você, independente da motivação no coração...

Com uma definição assim, os nativos (e depois os escravos) precisavam deixar que os exploradores exercessem oficialmente a colonização (com o apoio da igreja) que o sofrimento os colocaria dentro do paraíso, após a morte...

Entendemos que o princípio da época subentende que: AQUI NA TERRA MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO... Sofrer implicaria o preço para ir morar no Reino do Céu... Teologicamente seria um conceito equivocado porque sua aplicação (na prática) implicaria dizer que rico não teria direito ao Reino de Deus...

Quando consideramos o que está na BÍBLIA, encontramos homens ricos como Abraão e Jô – Como exemplo de retidão. Zaqueu alcançou o favor de DEUS sendo rico... A diferença é que a Riqueza deve ser usada com justiça social...

O conceito teológico (da expressão santidade), não é o mesmo usado pelos colonizadores portugueses ou igreja oficial (da época); contudo a cultura colonialista impôs seus princípios, conceitos e valores... Levando a sociedade em geral, principalmente a classe menos favorecida a achar que, a pobreza material não seria uma afronta ao SENHOR...

Com o objetivo de evitar um mau entendido, queremos dizer que, são dois extremos antagônicos: O primeiro, fazer tudo por dinheiro (em nome de DEUS); O segundo, divulgar que, a pobreza material sem o sangue de CRISTO coloca no céu – enquanto os tubarões se apropriam da riqueza material, com as bênçãos do estado e da religião oficial (entre aspas) – como aconteceu na América latina...

BEM: Voltando ao assunto em questão – ANDAR EM SANTIDADE, queremos dizer que, SER SANTO, não seria deixar de fazer coisas (até com medo do que possam pensar), mas SER SANTO tem a ver com uma SEPARAÇÃO PRA DEUS, uma BUSCA pra assemelhar–se a CRISTO, levando uma existência de permanente assimilação dos conceitos, princípios e valores do Reino de DEUS.

Está escrito:

Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé ANDAVA COM DEUS (Gênesis 6:9).

Na BÍBLIA, SANTIDADE tem a ver com estilo de vida. Noé sendo um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos, se destacava no meio de uma geração corrompida e corruptora. Inclusive, quando pensamos no estilo de vida daquela geração, (da maioria das pessoas), encontramos a seguinte descrição:

Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração;

Então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

(Gênesis 6:5–6).

Possivelmente, a maldade do homem (da época) e o desígnio do seu coração estavam bem presentes e, visíveis, em seu estilo cotidiano de vida.

Vale salientar que, tanto a maldade quanto a bondade, são visíveis no estilo de vida de uma geração.

Por exemplo:

O que é mais visível em nossa geração???

Qual o estilo de vida predominante em nosso meio??? O que tem sido destaque na mídia, tanto na região quanto no país e fora dele???

A fragmentação de valores da família não seria um forte indício do estilo de vida???

O sexo fácil, as drogas, a desobediência, não seria um forte indício do estilo de vida – especialmente desobediência dos mais jovens???

A banalização da violência e a sonegação fiscal, que parecem não ter nada a ver (um com o outro) não seria um forte indício do estilo de vida???

A quebra de tabus, acontecida nas últimas décadas, o consumismo e a luta por direitos (sem a correspondente luta pelo cumprimento de deveres); também não seria um forte indício do estilo de vida contemporâneo???

A relação de problemas, relacionados ao estilo de vida, poderia ser infinita...

Estamos abordando alguns PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL e, dentro do tema, já discorremos um pouco sobre os seguintes aspectos: 1. Desenvolva Sua Vida Espiritual 18/08/2010); 2. Ore Sem Cessar 19/08/2010). O presente texto tem a ver com o ANDAR EM SANTIDADE (20/08/2010).

O ANDAR COM DEUS precisa ser constante na vida de quem está querendo amadurecer na vida espiritual; ao mesmo tempo em que, se constitui em algo abstrato (invisível), é um estilo de vida que poderá ser perceptível às outras pessoas (em derredor). Por isso não devemos confundir santidade com medidas externas, porque se trata de algo mais profundo que acontece no íntimo do ser humano (e não o inverso) – Pensamentos, palavras e ações.

Conforme observa Ana Paula Valadão: A SANTIDADE COMEÇA COM UM CORAÇÃO QUEBRANTADO E HUMILDE DIANTE DO SENHOR... O que se torna impossível a maior parte dos cristãos (no mundo contemporâneo), que além de não gostarem (na prática) de ter o coração quebrantado e humilde diante de DEUS, confiam muito em MÉTODOS e FÓRMULAS que terminam como demonstrações de templos cheios de gente vazia, prestando um culto vazio através de uma adoração repetitiva ou mecânica – O cristão sai da igreja cantando o culto ontem foi maravilhoso, JESUS derramou o SEU amor... E entra na empresa no outro dia sem notar pessoas tristes porque não tiveram um culto maravilhoso na noite anterior (conforme observou o Pr. Marcelo Gualberto da MPC, num Congresso Para pastores e Líderes, em Fortaleza – CE, na década passada).

Quando DEUS criou o ser humano, ao contrário de uma vida ociosa, pensou numa vida com propósitos bem definidos (DESENVOLVER e PROTEGER) e, uma advertência explícita (SEPARAÇÃO entre o CRIADOR e a criatura, no caso de DESOBEDIÊNCIA):

Está escrito:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim COMERÁS livremente,

MAS da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O crescimento espiritual do ser humano, a exemplo das plantas, dependerá do cultivo (as condições como se desenvolve)... Assim como alimentamos o corpo (físico) com as refeições principais e lanches; SE faz necessário alimentar a alma (o espírito) com a leitura e a meditação na PALAVRA, os jejuns, e principalmente as orações (a forma de conversar com DEUS)... Em outras palavras, é essencial ter comunhão com DEUS e com o próximo...

ESTE É O 3º DE 10 PRINCÍPIOS:

Desenvolva Sua Vida Espiritual;

Ore Sem Cessar.

ANDAR EM SANTIDADE

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 20/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2448869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.