PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 4

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

QUARTO PRINCÍPIO – LEITURA (da Bíblia) E MEDITAÇÃO

Conforme Eude Martins – Pastor assembleiano e coordenador do Ano da Bíblia no Brasil, QUANDO ORAMOS, FALAMOS COM DEUS; QUANDO LEMOS A BÍBLIA, É DEUS QUE FALA CONOSCO.

Certamente, não haverá uma vida vitoriosa diante do SENHOR sem haver desejo de ler a Palavra de DEUS e obedecê–la. Se, diariamente alimentamos a parte física do corpo, como entender que não teríamos necessidades de alimentar a alma???

Lendo a BÍBLIA e nela meditando, estaremos conhecendo melhor ao CRIADOR (e PAI) que está no céu... Uma das piores coisas que se pode ter; É a idéia que se crê em DEUS, vivendo como se ELE não existisse... Pessoas assim são piores que os incrédulos, porque um não–cristão vive de acordo com outros princípios e o que se diz cristão (e vive como se não fosse), não merece confiança porque (em teoria), devia viver como vivem os cristãos (mas, não merece confiança)...

A BÍBLIA afirma que SATANÁS se transforma em anjo de luz... Imagine se não passaria em nossa mente que, aquele que diz crer em DEUS (vivendo como se DEUS não existisse), poderia ser um anjo de luz... Afinal, não devemos julgar segundo as aparências... A reta justiça de DEUS nos orienta a considerar os frutos (e neste caso, consideramos o que a pessoa diz ser)...

Conforme o Pastor Eude Martins, “a Bíblia nos faz prostrar com o rosto em terra diante do SENHOR e nos conduz ao segundo passo, que é um arrependimento que quebranta o coração”. Quando sabemos que o significado da adoração, no contexto bíblico, nos faz entender que não se adora um ser considerado inferior (não encontramos nas Sagradas Escrituras, um único exemplo inverso), somos levados a reconhecer DEUS como digno de honra, glória, louvor e adoração...

Lembramos que os irmãos com menor maturidade espiritual, com quem convivemos lado–a–lado, não conseguiam ler a Bíblia de forma sistemática. A fraqueza espiritual muito comum em nossos dias tem a ver com o conhecimento da Bíblia e do DEUS da Bíblia. E, não haveria dúvidas que, a maior dificuldade que nós pregadores do Evangelho temos é em relação à compreensão da pregação por dois motivos: Primeiro, pregamos (ou deveríamos), com base na Bíblia; Segundo, Além de não sermos entendidos (por desconhecimento do assunto), não haverá condições de sabermos o porque exato de nenhum irmão (ouvinte) saber se o pregador tem conhecimento (ou não) da Bíblia que usa...

Inclusive, pensando em amenizar esse dilema, iremos trabalhar o tema A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DAS SAGRADAS ESCRITURAS NO CONTEXTO PÓS–MODERNO, publicado no recanto das letras há algumas semanas...

O relaxamento na leitura da Bíblia por parte de cristãos, tem muito a ver com o estilo de vida na sociedade atual... ASSISTIR AOS CULTOS, convidar alguém pra ir à igreja, sair pra distribuir folhetos, distribuir cestas básicas, visitar enfermos ou prisioneiros, evangelizar drogados e não–cristãos, etc... Deve ser uma extensão da vida como cristão, leitor da Palavra de DEUS, freqüentador da igreja participante ativo das atividades (como membro comungante), leitor assíduo da BÍBLIA...

Nos dias atuais, tem sido possível a um cristão–evangélico sobrecarregar sua agenda realizando muitas atividades que foram feitas por cristão (de todas as épocas), sem que esteja fazendo boas obras, conforme o padrão desejado por DEUS... A essas alturas, algum leitor (ou leitora) poderia perguntar: Então de nada adianta fazer boa obras (?!)... Claro que sim... Não queremos dizer tal coisa... O que estamos querendo dizer é que boas obras (assim como outras coisas abaixo de DEUS) jamais deverão ser um fim em si mesmas...

Por isso, achamos a leitura da BÍBLIA essencial, especialmente, a quem deseja ser cristão... Através da Leitura e da meditação no que lemos, conhecemos DEUS e SUA vontade...

Conforme Efésios 2:10, nascemos pra realizá–las: Pois somos feitura DELE (DEUS), criados em CRISTO JESUS para BOAS OBRAS, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas. Assim, será realizando BOAS OBRAS que iramos abençoando pessoas (em todos os lugares onde DEUS nos colocar), sempre derramando o coração no serviço cristão.

Agora, uma coisa é certa: se não lermos a BÍBLIA, conhecendo o DEUS da BÍBLIA, ficamos anêmicos, temerosos, sujeitos a depressão até, nos tornarmos presas fáceis do Adversário de DEUS.

Tem sido um desejo imenso de muitos cristãos (em nosso meio) haver um despertamento espiritual... MAS, é como se isso não passasse pela leitura da BÍBLIA completa, por parte dos crentes.

A Bíblia (continua sendo) o livro mais vendido e o livro mais lido (no mundo), mas de um modo geral sua leitura é fragmentada – Os cristão escolhem a melhor parte (entre aspas) pra ler...

Lembro o exemplo de uma pessoa que pediu uma Bíblia pra ler (dizendo que gostaria de saber o que DEUS tinha pra lhe dizer) e, após abrir em determinado texto, disse que, iria ver outro texto, porque aquele não estava bom... SE, o método de leitura for esse, imagine o que aconteceria quando abríssemos no texto onde o traidor (de JESUS) é indiciado (Mateus 26:20–25; Marcos 14;17–21; Lucas 22:21–23; João 13:21–30).

Por causa de esquisitices evangélicas, DEUS deixa de ser engrandecido (no que depender de ações de cristãos)... Lembro a história, segundo a qual, estavam dois crentes guerreando e, cada qual ao derrotar o inimigo, vira pro outro e diz:

– Parabéns pela vitória!!! Você luta muito bem... Mas, eu ainda não te conheço... Eu sou da denominação de fulano... O outro diz: Eu da denominação de Sicrano... Um vira pro outro e começam a guerrear entre si...

A Palavra de DEUS deve ser maior que nossas denominações, que nossas divergências pessoais...

Está escrito:

Porque ESDRAS tinha disposto o coração para BUSCAR a LEI do SENHOR, e para a CUMPRIR, e para ENSINAR em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Sempre que a nação israelense esteve em decadência, aconteceu um esfriamento na vida espiritual (dependência do SENHOR) e o contrário acontecia sempre que o povo se tornava dependente do SEU DEUS...

Lembramos que em preciosas setenta e duas horas, será possível fazer uma leitura completa da Bíblia – Ou seja em três dias, quando um ano têm 365. Uma porção menor pode ser conseguida com uma disciplina cronométrica de 15 minutos por dia (de leitura), em apenas 288 dias (menos de um ano) toda a Bíblia terá sido lida.

ESTE É O 4º DE 10 PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2450851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.