PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 5

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

QUINTO PRINCÍPIO – CUIDANDO DO PRÓXIMO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Conforme Carlos Queiroz – Pastor da Igreja de Cristo da Aldeota, em Fortaleza (CE) e diretor executivo da Visão Mundial no Brasil (na Revista Eclésia ano 12, edição nº 122): A FALTA DE PÃO NA MESA DO POBRE É UMA DENÚNCIA DA FALTA DE ESPIRITUALIDADE NO ALTAR DOS CRISTÃOS.

Lembro que a umas três décadas, li em algum lugar, uma frase mais ou menos assim: A mesma sociedade que produz alimentos, capaz de matar a fome da humanidade vinte vezes, não sabe distribuí–los. E no livro Mais Que Um Sonho, o Pr. Caio Fábio observa que a falta de pão, é um pecado da sociedade contra DEUS.

Não podemos falar na existência de justiça social ou igualdade de direitos, se ainda se pode morrer ou ser molestado a qualquer momento e em qualquer lugar... Ou enquanto uns não sabem o que fazer para uma aplicação mais rentável e outros (também) não sabem o que fazer para sobreviver...

Numa demonstração que a vida religiosa parte da teoria em direção a prática, o SENHOR JESUS CRISTO, resumiu a Lei de DEUS em dois grandes mandamentos:

1º. Amar o SENHOR, teu (nosso) DEUS, de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento; 2º. Amar o teu (nosso) próximo como a nós mesmos (Mateus 22:34–40; Marcos 12:28–31).

Entendemos que os mandamentos acima definem a vida cristã e sem sua prática cotidiana (sempre que necessária), a vida jamais poderia ter sentido de espiritualidade... A falta de espiritualidade em nosso meio, faz com que existam crentes (de nome) vivendo pra contar vantagem como se a vida cristã fosse uma espécie de ciranda onde a gente canta: Eu já to salvo e tu não!!!

Por outro lado, nos EVANGELHOS encontramos o relato de um SENHOR JESUS que andou fazendo o bem (Atos 10:38). Está escrito:

E percorria JESUS todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

Vendo ELE as multidões, compadeceu–se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.

E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Rogai, pois, ao SENHOR da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

(Mateus 9:35–38).

Sem dúvidas é um relato diferente da História da Igreja Cristã em nossos dias... Estivemos fazendo uma análise sobre a localização dos templos de nossa denominação, de Norte ao Sul, em nossa nação e, lamentavelmente pude constatar que a maioria deles se encontra no sul do país... Por exemplo, no Estado de Pernambuco, quando estava no seminário (SPN Recife 1998–2002), aproximadamente noventa e dois por cento dos templos, se encontrava entre Caruaru e Recife... Apenas uns oito por cento em mais de dois terços do Estado.

E olhe, que a situação não teria melhorado muito. Por outro lado, não significa que um templo no município alcance quarenta por cento da zona rural...

Quem trabalha com estatísticas evangélicas, afirmava (quando eu estava no seminário) que trinta cidades (municípios) de Pernambuco, não tinham sequer a presença de alguma denominação (Muitas perto do Recife)...

O texto do Evangelho de Mateus, afirma:

E percorria JESUS todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades (Mateus 9:35).

Em outras palavras, ELE andava por todos os lugares, independente do tamanho.

Em nossos dias, os astros da música evangélica, somente agendam em grandes centros e, olhe lá... Somente entram no palco (pra brilhar) quando o cachê estiver nas mãos...

O pr. Carlos Queiroz, acima referido, afirma que a fé do brasileiro, na maioria dos casos, é alienada ou egoísta. Os dois maiores segmentos religiosos cristãos do país são o catolicismo e o pentecostalismo. O PRIMEIRO PRATICA UMA CRENÇA IDOLÁTRICA; JÁ O PENTECOSTALISMO, ASSIM COMO O NEOPENTECOSTALISMO, PREGA UMA FÉ MATERIALISTA.

Entendemos e, qualquer pessoa poderá compreender, que, por um lado nossa fé seria de consumo ou materialista (ao gosto do freguês) e, por outro lado, é idolátrica (visa os degraus da fama)... A expressão o melhor da música gospel, define melhor o que estaria pensando... Certa vez, (em Recife) pudemos comprovar a tietagem em torno de pseudo–astros do hit parade gospel...

Uma fé assim (de consumo, visando os degraus da fama), diante de problemas sociais, econômicos ou políticos, não sabe fazer o que em seus passos faria JESUS... Possivelmente, arrisca resolver na base do milagre (sobrenatural), ao invés da participação aqui e agora...

Certa vez (lemos em algum lugar), que, nenhuma obra social deve ser feita porque a igreja (ou instituição) precisaria sentir–se útil (ou como forma de descolar um troco pra alguém)... Infelizmente, muitas vezes, as ações sociais desenvolvidas em nosso meio não nascem no coração de DEUS...

Quando JESUS estende SUA mão, vê a glória de DEUS, em primeiro lugar, e a necessidade do próximo em segundo lugar... Se irá valorizar (ou não) a instituição chamada igreja, são outros quinhentos...

Vale a pergunta: SE A IGREJA (que se chama pelo nome do SENHOR) desaparecesse da comunidade, chamaria a atenção da cidade???

ESTE É O 5º DE 10 PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

– QUINTO PRINCÍPIO – CUIDANDO DO PRÓXIMO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 22/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2452251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.