ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!) ...

TEMA: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)...

TEXTO: Gênesis 4:17–26

DATA: 22/08/2010

TEXTO:

E coabitou CAIM com sua mulher;

Ela concebeu e deu à luz a Enoque.

Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.

A Enoque nasceu–lhe Irade;

Irade gerou a Meujael.

Meujael, a Metusael,

E Metusael, a Lameque.

Lameque tomou para si duas esposas:

O nome de uma era Ada, a outra se chamava Zila.

Ada deu a luz a Jabal; Este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

O nome de seu irmão era Jubal; Este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.

E disse Lameque às suas esposas:

Ada e Zilá, ouvi–me; Vós, mulheres de Lameque,

Escutai–me o que passo a dizer–vos:

Matei um homem porque ele me feriu;

E um rapaz porque me pisou.

Sete vezes se tomará vingança de Caim,

De Lameque, porém, setenta vezes sete.

Tornou Adão a coabitar com sua mulher; E ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; Porque, disse ela, DEUS me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.

A Sete nasceu–lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos;

Daí se começou a invocar o nome do SENHOR.

(Gênesis 4:17–26).

INTRODUÇÃO:

Certa vez na floresta, em idade muito antiga, o camarada estava sendo perseguido por três pessoas a cavalo...

Com alguma vantagem de frente, encontrando uma caverna perto de um monte e correndo entrou e sentou... Percebeu que ao passar, quebrou uma teia de aranha que cruzava a entrada, e com a mão começou a limpar a sujeira... De onde estava (escondido), notou que rapidamente a aranha teceu a teia no lugar quebrado... E, pensou: Por que DEUS faz um bicho tão inútil e nojento como a aranha???

Algum tempo depois, os perseguidores chegando próximo ao lugar (onde ele estava), conversam e, o que parece o chefe do grupo pergunta aos outros:

Será que ele entrou na caverna???

Um dos outro respondeu: NÃO!!! Se houvesse entrado, haveria quebrado a teia da aranha...

ELUCIDAÇÃO:

Gênesis é o livro das origens:

Origem do mundo, do homem, da família, da sociedade...

Origem da desobediência (o primeiro pecado), do mal, dos homicídios...

Origem da missão divina (em busca do homem pecador), das línguas, da adoração, da busca do homem perdido pelo CRIADOR...

Quando consideramos o livro para fins de estudo, podemos dividi–lo da seguinte forma:

PRIMEIRO – DEUS CRIA todas as coisas e as destrói com o dilúvio por causa da maldade no coração do homem;

SEGUNDO – Após o dilúvio DEUS recomeça, espalhando o ser humano na terra após a Torre de Babel;

TERCEIRO – Após o chamado de Abraão, DEUS forma um povo para SÍ.

Da primeira parte do livro, selecionamos o texto lido para refletirmos sobre o tema: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)...

Quando falamos sobre: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)...:

Sobre o tema: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)... SE faz necessário:

Em 1° Lugar entender: IMPLICA DESCANSO (CONTEMPLAÇÃO).

Quando consultamos o Aurélio, encontramos como significado para DESCANSAR:

2. Tranqüilizar; acalmar;

3.Apoiar; Firmar;

4. Repousar do cansaço;

6. Ficar de pousio (terra);

7. Sossegar...

E coabitou CAIM com sua mulher;

Ela concebeu e deu à luz a Enoque.

Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.

A Enoque nasceu–lhe Irade;

Irade gerou a Meujael.

Meujael, a Metusael,

E Metusael, a Lameque.

Lameque tomou para si duas esposas:

O nome de uma era Ada, a outra se chamava Zila.

(Gênesis 4:17–19).

Antes deste episódio, vemos a orientação divina ao homem, muito embora não vejamos o homem interessado em receber essa orientação... Tanto quando DEUS orientou Adão (Gênesis 2:15–17); Quanto quando advertiu Caim – Antes de assassinar o irmão, e depois de assassinar o irmão (Gênesis 4:6–7; 4:10–15).

No caso em questão, vemos LAMEQUE tomando as duas esposas sem consultar o SENHOR DEUS... Um homem inquieto como muitos em nossa geração – ACHANDO QUE o relacionamento com DEUS seria perda de tempo...

DEUS criou todas as coisas, segundo um padrão, e tranqüilamente apreciou (contemplou) o que acabara de criar...

Está escrito:

Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.

E, havendo DEUS terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.

E abençoou DEUS o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como CRIADOR, fizera.

(Gênesis 2:1 – 3).

Entendemos que DEUS, que não fica cansado... Fazendo uma pausa, APRECIOU, (contemplou) SUA obra criada...

Inclusive, neste gesto, estabeleceu a semana de trabalho onde o ser humano trabalha de segunda a sábado e descansa no primeiro dia da semana...

Quem for adventista ou judaizante, trabalha de segunda a sexta e, descansa no sábado...

LAMEQUE, ao contrário – não considerou o CRIADOR, nem o costume dos próprios antepassados: tomou duas mulheres para si (nem se preocupou em saber a opinião de DEUS sobre isso)... Era inquieto: Com ele nada de ADORAÇÃO AO CRIADOR... Nada de pensar no próximo, antes de pensar em SI MESMO... Era como se vivesse apenas olhando o próprio umbigo...

Lameque tomou para si duas esposas: O nome de uma era Ada, a outra se chamava Zila (Gênesis 4:19).

Entendemos que DEUS tem a orientação correta, porque, desde o princípio, ao CRIAR o primeiro ser humano (ADÃO), o fez com um PROPÓSITO, fazendo questão de orientar quanto a sua ação e reação (interação) no JARDIM:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

MAS da árvore do CONHECIMENTO do bem e do mal não comerás; Porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

(Gênesis 2:15–17).

LOGO, entendemos que LAMEQUE nem descansou (sossego); nem se preocupou em saber o que era ADORAÇÃO ou JUSTIÇA... SENDO um exemplo do que viria a ser o mais comum, nas gerações posteriores (do jardim do Éden aos nossos dias): Falta de Adoração e Falta de Justiça, que leva o ser humano à INQUIETAÇÃO, à falta de sossego... A não perceber sua necessidade de DESCANSO.

Sobre o tema: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)... SE faz necessário:

Em 2° Lugar entender: IMPLICA OBEDIÊNCIA.

Conforme o Aurélio, OBEDIÊNCIA, significa:

2. Disposição para obedecer;

3. Submissão à vontade de alguém.

Lameque tomou para si duas esposas:

O nome de uma era Ada, a outra se chamava Zila.

Ada deu a luz a Jabal; Este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.

O nome de seu irmão era Jubal; Este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.

E disse Lameque às suas esposas:

Ada e Zilá, ouvi–me; Vós, mulheres de Lameque,

Escutai–me o que passo a dizer–vos:

Matei um homem porque ele me feriu;

E um rapaz porque me pisou.

Sete vezes se tomará vingança de Caim,

De Lameque, porém, setenta vezes sete.

(Gênesis 4:19–24).

Sem consultar o SENHOR, podemos ver o mesmo LAMEQUE SEM DESCANSO e DESOBEDIENTE, sem submeter–se ao CRIADOR, resolvendo (por imposição) o castigo que teriam, aqueles que procurassem correção (com as próprias mãos) ao erro (por ele) cometido...

Quando DEUS, através de MOISÉS, institui os DEZ MANDAMENTOS, já colocava em prática uma lei mais justa que a lei existente, no mundo de então: Olho por olho e dente por dente...

Inclusive, nos países mulçumanos, ainda impera castigos bem severos por pecados considerados leves no Ocidente, como é o caso do adultério... Que no ocidente, não implica punição...

É como se tivéssemos dois extremos:

Pena severa no ORIENTE X OCIDENTE pena leve (ou libertinagem total)...

Certa vez vimos, numa camiseta a inscrição, segundo a qual, se for olho por olho, terminaremos cegos...

Sabemos que a pena severa (do ORIENTE) não resolve, por sua vez, a libertinagem (do OCIDENTE) também não resolve... ASSIM, a saída é o padrão de vida ensinado pelo MESTRE dos mestres:

EM RELAÇÃO AO CASAMENTO, e acreditamos, muitas outras coisas (também):

A separação acontece por causa da dureza do coração (do ser humano); ENTRETANTO, não foi assim desde o princípio, disse JESUS (Mateus 19:8).

Portanto, OBEDIÊNCIA é o princípio mais ausente em nossa pobre e podre sociedade pós–moderna que considero pós–superficial...

De um lado estamos no ponto mais elevado (em termos de tecnologia)... De outro lado, alcançamos os indicadores mais baixos, em termos de desenvolvimento humano...

A banalização da violência (de uma forma ou de outra) alcança cada cidadão...

Os maiores males sociais (em todas as épocas), a PEDOFILIA, o ESTUPRO, a VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER... Juntamente com outros problemas, demonstram que o modelo social foi à falência a partir do momento que desobedecemos ao SENHOR: Nenhuma dessas coisas ruins fazem parte do propósito de DEUS pra o ser humano... Apenas demonstram egoísmo, interesse próprio, DESOBEDIÊNCIA...

DEUS não começou com a IGREJA, deu início ao relacionamento com o SER HUMANO, através da FAMÍLIA... Portanto, quanquer coisa que implique na fragmentação da família, atenta contra os princípios (os padrões divinos para o ser humano)...

Quando chamou ABRÃO, não disse em ti serão abençoadas todas as igrejas... ANTES, disse: EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA (Gênesis 12:3)...

Começou SUA criação humana com Adão e Eva... Preservou a extinção das espécies (das águas do dilúvio), através de Noé e sua família... Chamou Abraão, com o objetivo de separar um povo para si, através de uma família... Tirou todos os bens e filhos de Jô, deixando sua esposa... Através de uma família (José e Maria), enviou o MESSIAS prometido... Em todos os momentos vemos DEUS agindo, no sentido de desenvolver a sociedade, através da família...

Precisamos considerar que em todos os impérios do passado, o declínio começou na desestrutura da base da sociedade, na célula principal que é a família... Na falta de limites ao que o ser humano consegue fazer...

Está escrito:

Digno de honra entre todos seja o MATRIMÔNIO, bem como o leito sem mácula;

PORQUE DEUS JULGARÁ os impuros e adúlteros (Hebreus 13:4)...

Sobre o tema: ADORAÇÃO X JUSTIÇA = Qual Nossa Opção (?!)... SE faz necessário:

Em 3° Lugar entender: IMPLICA SOBERANIA:

Conforme o Aurélio, SOBERANIA significa:

1. Poder ou autoridade suprema;

2. Propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve sua validade a nenhuma outra ordem superior.

Tornou Adão a coabitar com sua mulher; E ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; Porque, disse ela, DEUS me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.

A Sete nasceu–lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos;

Daí se começou a invocar o nome do SENHOR.

(Gênesis 4:25–26).

Entendemos que DEUS é SOBERANO (absoluto) ou não seria DEUS... PORTANTO, ou reconhecemos DEUS como O SENHOR ou não o reconhecemos...

INFELIZMENTE em nossos dias, muitos dizem crer em DEUS vivendo como se ELE não existisse e, conforme está escrito:

NÃO VOS ENGANEIS: DE DEUS NÃO SE ZOMBA;

POIS AQUILO QUE O HOMEM SEMEAR, ISSO TAMBÉM CEIFARÁ

(Gálatas 6:7).

Quem sabe, a rejeição pós–moderna ao DEUS CRIADOR, SENHOR E PAI - tão acentuada em nossos dias, não seja o motivo principal de tantas tragédias e indiferença em nosso meio??? SE o homem não precisa de DEUS, DEUS deixa que uma simples chuva promova os estragos que faz...

Não estamos supondo que DEUS se beneficiaria com as tragédias; ANTES que, pode ser comprovado que o homem estaria despreparado pra cuidar de si próprio...

A fragmentação da família, o consumismo e a proliferação de doenças e enfermidades que pareciam superadas, não seria uma demonstração clara de uma resposta do alto a atitudes insensatas por parte do homem (?!)...

Mesmo em meio a um contexto ruim, vemos DEUS levantando na terra homens que INVOCAM SEU NOME...

A BÍBLIA é considerada, o livro mais lido no mundo e, o nome de DEUS tem sido muito mais divulgado a cada dia...

Quando consultamos o Aurélio, o primeiro significado da palavra INVOCAR, significa: Implorar a proteção, ou o socorro, ou auxílio, de.

NUNCA o homem cresce mais, do que quando se prostra diante de DEUS...

Isso nos faz pensar em DESCANSO, OBEDIÊNCIA, SOBERANIA... Sossego, submissão, reconhecimento...

O padrão divino x o padrão humano (ou desumano)...

CONCLUSÃO:

A questão das conseqüências pela insensatez humana – o mundo em derredor ilustra isso muito bem, fazendo desnecessário qualquer exemplo de nossa parte – precisa apenas ser comparada ao senso equilibrado alcançado que se deixa transformar (interiormente) pela ação divina...

Não adianta achar que a justiça dos homens poderia diminuir o número, porque o menor dos desatinos demonstra que por melhor que o homem possa parecer, SEM A AÇÃO DE DEUS, será capaz de cometer as maiores barbaridades que se possa imaginar...

Penso no que acontece aos nossos dentes... PODEM PARECER SEM DEFEITOS... MAS, quando defeituosos de nada adianta discutir a causa e sim, cuidar de sua restauração...

ASSIM, deve acontecer com o ser humano: Com a sorte restaurada por JESUS, será capaz de pensamentos, palavras e atitudes de verdadeira adoração ao SENHOR...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 23/08/2010
Código do texto: T2453887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.