PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 6

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

SEXTO PRINCÍPIO – COMUNHÃO DOS SANTOS

Conforme a opinião de Batista Soarez – Teólogo da Igreja Batista, Educador, Jornalista e Pastor Batista, que desenvolve diversos projetos sociais no Maranhão (na Revista Eclésia, ano 12, edição 122): A ABUNDÂNCIA DA VIDA CRISTÃ SÓ PODE SER EXPERIMENTADA POR MEIO DA MUTUALIDADE.

Naquele que foi o meu último ano de seminário, a conclusão do curso (2002), terminei a monografia GRAÇA MÚTUA: O Perfil Bíblico da Comunhão dos Santos. Assim, tivemos oportunidade de estudar um pouco sobre o assunto.

Entendemos que, a vida cristã supõe um vínculo mútuo entre o homem e CRISTO capaz de superar todos os obstáculos existentes entre os seres humanos; de forma que, em CRISTO o homem consiga o impossível: a PAZ que nem a força de todas as guerras, o poder de todos os governos humanos e de todos os acordos celebrados, independentes de DEUS, jamais conseguiu fazer.

Quando achamos que as igrejas estão cheias de gente vazia, tem tudo a ver com a falta de relacionamentos saudáveis entre essas pessoas. Quase sempre, as pessoas se acham cheias de direitos (simplesmente) porque são membros daquele lugar...

De acordo com o relato no Evangelho de João, capítulo 13, após lavar os pés aos SEUS discípulos, JESUS CRISTO, tomando as vestes, voltou à mesa, perguntou–lhes: Compreendeis o que vos fiz?

Vos me chamais o MESTRE e o SENHOR e dizeis bem; PORQUE EU O SOU.

Ora, SE EU, sendo o SENHOR e o MESTRE, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

PORQUE EU vos dei o exemplo, para que, como EU vos fiz, façais vós também.

(João 13:12–15).

Muitos acham uma espécie de contradição o que acontece, mas a realidade demonstra que a igreja que se diz CASA DO SENHOR NEM vivencia a comunhão coletiva (RECOMENDADA POR Jesus); Nem se empenham em construir relacionamentos saudáveis. Na opinião do referido Batista Soarez “Vêem na igreja um lugar para manifestarem seus interesses pessoais, suas necessidades e conflitos”.

SE ELE sendo o SENHOR e o MESTRE, fez o questão de servir (independente do tipo de ação), porque vivemos de salto alto???

Certamente, o problema se torna mais grave do que parece, porque, as pessoas agindo com indiferença e insensibilidade, que estão na igreja, não são assim porque receberam orientação do altíssimo... MAS, porque a liderança reproduz esse padrão!!!

Quando achando que daria uma força ao SENHOR, o líder ostenta a mensagem de um DEUS que estaria interessado em resolver problemas, sem ter interesse nos que se acham em problemas, resulta no estado de coisas que pode ser constatada em nosso tempo: INDIFERENÇA E INSENSIBILIDADE AOS PRINCÍPIOS DA PALAVRA DE DEUS...

Entendemos que DEUS é poderoso pra realizar muito mais que o impossível; MAS, ELE está, muito mais interessado em pessoas que em resolver problemas (que nem existiriam, se houvesse bom senso nas pessoas)...

Pra evitar algum mau entendido, não queremos dizer que DEUS não se interessa pelos problemas das pessoas... ANTES, que SEU interesse por pessoas é bem maior que o interesse pra resolver problemas...

Cada problema pode receber um tratamento cinco estrelas por parte do SENHOR... MAS, SEU interesse por pessoas supera isso... Em nossos dias estamos vendo (ou ouvindo falar) sobre pessoas abençoadas porque DEUS resolveu um problema, concedeu alguma dádiva material, mas são raros os casos quando uma pessoa diz que está sendo abençoada por DEUS pra suportar algum fardo...

Líderes pregam um evangelho solucionador de problemas sem, estruturam seus ministérios e igrejas no evangelho da prosperidade, sem preparar o rebanho (de seguidores) sobre a existência da vida abundante a espera de cada um, muito além de ser alvo de curas miraculosas ou dádivas financeiras...

Inclusive, circula (em nosso meio), a idéia segundo a qual, se a pessoa aceita JESUS e continua com problemas, tem a ver com o tipo de fé (da própria pessoa); Nunca com um projeto maior sob o qual DEUS estaria no controle... Quando a gente analisa o que a BÍBLIA diz, o exemplo de sofrimento de Jó, nos orienta ficarmos calados, antes de procurar desculpas pra os princípios, conceitos e valores adotados pela sociedade pós–moderna (que considero pós–superficial)...

Era noite e o camarada acidentou–se na BR, a igreja que concedeu extrema unção e realizou os exercícios religiosos (nos funerais), afirma que quando morremos iremos (automaticamente) pra o céu, consola as famílias (sempre) com as mesmas palavras...

Como temos o costume de pensar (e repensar) cada coisa, analisando acidentes nas estradas e rodovias do país, identificamos algo comum: DESOBEDIÊNCIA A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO... A cada momento, pode acontecer alguma tragédia com vítimas fatais...

Sabemos que (não) poderíamos evitar acidentes e tragédias (integralmente)... MAS, alguns casos, fica evidente que DESOBEDIÊNCIA, IMPRUDÊNCIA, INSENSATEZ, POUCO CASO, FAZER DE CONTA QUE NÃO ACONTECERIA, etc... Estão presentes...

Quando DEUS criou o ser humano (à SUA imagem, conforme SUA semelhança – Gênesis 1:27); Demonstrou que desejava ter comunhão com SUA criação... Na oração sacerdotal, O MESTRE dos mestres, não deixa dúvidas (sobre isso) disse JESUS:

Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;

A fim de que todos sejam um; E como es TU, ó PAI, em MIM e EU em TI, também, também sejam eles em NÓS;

Para que o mundo creia que TU me enviaste.

EU lhes tenho transmitido a glória que me TENS dado, para que sejam um, como NÓS o somos;

EU neles, e TU em MIM, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que TU me enviaste e OS amaste, como também amaste a MIM.

PAI, a MINHA vontade é que onde EU estou, estejam também COMIGO os que me DESTE para que vejam a minha glória que me conferiste, porque ME AMASTE antes da fundação do mundo.

PAI JUSTO, o mundo não te conheceu; EU, porém, TE conheci, e também estes compreenderam que TU ME enviaste.

(João 17:20–25).

Nos dias atuais (em nossa época), se gosta de culto das multidões Quando JESUS pensou nas dificuldades da missão espinhosa que SEUS seguidores teriam, disse:

Eis que EU vos envio como ovelhas para o meio de lobos; SEDE, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas (Mateus 10:16).

Em outra ocasião, falando sobre como se deve tratar um irmão culpado, o SENHOR JESUS, ensinou:

EM verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que porventura, pedirem, ser–lhe–a concedida por meu PAI, que está nos céus.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em MEU NOME, ali ESTOU no meio deles (Mateus 18:19–20).

Lembro que, quando assumimos o pastorado em determinada comunidade, minha esposa (em contato com pessoas), sempre respondia, quando perguntada se haveria festa: Claro, teremos a presença de JESUS...

Vale salientar que, quando lemos a BÍBLIA, conhecemos um DEUS que anseia se relacionar com os seres humanos... Infelizmente, as pessoas estão mais preocupadas em um deus que atenda caprichos e espere que o homem diga que deseja ser atendido e a forma como acha que deve ser atendido.

Conforme o Pr. Marcelo Gualberto, (num Congresso pra Pastores e Líderes, em Fortaleza, na década passada), vivemos a teologia do guardanapo, onde todos colocam o guardanapo pra ser servido e, ninguém quer colocar o avental pra servir...

Já ouvi falar em Batalha Espiritual, Teologia da Prosperidade, como Ser mais que Vencedor, etc... MAS, ainda não ouvi falar sobre o que seja essencial, pra um relacionamento correto com DEUS e uns com os outros...

A comunhão com DEUS e, uns com os outros, é vital na vida da igreja... Em nosso meio são muitas as igrejas que, desaparecendo da comunidade não farão diferença...

Está escrito:

O intimidade (segredo) do SENHOR é para os que o temem, aos quais ELE dará a CONHECER a SUA ALIANÇA (Salmos 25:14).

ESTE É O 6º DE 10 PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

– Cuidando do próximo como se não houvesse amanhã

SEXTO PRINCÍPIO – COMUNHÃO DOS SANTOS

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2456220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.