PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 7

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

SÉTIMO PRINCÍPIO – UM BOM TESTEMUNHO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Existe um adágio popular, segundo o qual, o que você é, fala tão alto que ninguém escuta o que você diz...

Conforme Paulo Angelim – Crente presbiteriano, empresário do setor imobiliário e palestrante motivacional: DEUS DEVE ESTAR EM NÓS, NOS NOSSOS ATOS, NAS NOSSAS FALAS. É DESTA FORMA QUE AS OUTRAS PESSOAS VÃO PERCEBER A PRESENÇA DO SENHOR NA NOSSA VIDA.

Está escrito:

Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jason, procuravam trazê–los para o meio do povo.

Porém não os encontrando, arrastaram Jason e alguns irmãos perante as autoridades, clamando:

ESTES QUE TÊM TRANSTORNADO O MUNDO CHEGARAM TAMBÉM AQUI,

Os quais Jason hospedou.

TODOS ESTES PROCEDEM CONTRA OS DECRETOS DE CESAR, AFIRMANDO SER JESUS OUTRO REI.

Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras.

Contudo, soltaram Jasom e os mais, após terem recebido deles a fiança estipulada.

(Atos dos Apóstolos 17:5–9).

O livro de ATOS tem muito a nos informar sobre a história do desenvolvimento do CRISTIANISMO após os dias do SENHOR JESUS (aqui na terra)... Entendemos que o texto seja claro, mas, sobre que transtorno as pessoas falavam:

ESTES QUE TÊM TRANSTORNADO O MUNDO CHEGARAM TAMBÉM AQUI...

Analisando o contexto imediato anterior, entendemos que o Apóstolo PAULO está em sua segunda viagem missionária, havia acontecido à separação entre Paulo e Barnabé e ele está levando consigo o jovem Timóteo (a quem dirigiu as duas cartas que encontram–se no Novo Testamento)...

Após sua visão em Trôade – na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava que passasse à Macedônia e os ajudasse (Atos 16:6–10)...

Chegando a Filipos (primeira cidade do distrito e colônia – Atos 16:12), acontece:

. A conversão de Lídia (da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura – Atos 16:14);

. A cura da jovem advinhadora (que dava grande lucro aos seus senhores);

. Prisão e açoites de Paulo e Silas, por causa da cura da jovem adivinhadora;

. A conversão do carcereiro (após os açoites e prisão, amarrados ao tronco, oravam e cantavam louvores, por volta da meia–noite – Atos 16:11–34)...

Acho interessante que, o motivo da cura da Jovem Adivinhadora era algo que dependia de discernimento sobrenatural... Não era algo simples:

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo:

Estes homens são servos do DEUS ALTÍSSIMO e vos anunciam o caminha da SALVAÇÃO.

Isto se repetia por muitos dias. Então, PAULO, já indignado, voltando–se, disse ao espírito:

EM NOME DE JESUS CRISTO, eu te mando: RETIRA–TE DELA. E ele (o espírito de adivinhação), na mesma hora, saiu (Atos dos Apóstolos 16:16–18).

O contexto imediato posterior, nos apresenta Paulo e Silas (livres da prisão), em Tessalônica, em Beréia e, em seguida em Atenas (Atos 16:35 – 17:34).

Achamos por oportuno, destacar alguns versos (do texto):

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica (duas da cartas de Paulo, foram dirigidas aos tessalonicenses); Pois receberam a PALAVRA com toda a AVIDEZ, EXAMINANDO as ESCRITURAS TODOS OS DIAS para ver se as coisas eram, de fato assim (como estavam sendo ditas por Paulo e Silas, a respeito do SENHOR) – Atos 17:11.

Enquanto PAULO os esperava em ATENAS (berço da Filosofia), o seu espírito se revoltava em face da IDOLATRIA dominante na cidade (Atos 17:16).

E alguns dos filósofos epicureus e estoicos (uma corrente filosófica achava que a vida religiosa consiste na separação do mundo pra não se contaminar; a outra corrente achava que a vida consiste em aproveitar hoje, que amanhã se morre mesmo) contendiam com ele (PAULO), havendo quem perguntasse:

Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; Pois pregava a JESUS e a RESSURREIÇÃO (Atos 17:18).

Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades (Atos 17:21).

Em meu achômetro, ATENAS nos dias de PAULO, era parecida com os nossos dias, onde pessoas estão mais interessadas em novidades que, em assuntos relevantes. Não estamos insinuando que notícias não tenham sua importância, mas, A BÍBLIA (em muito) supera isso... Podemos ilustrar o que estamos dizendo, com o exemplo dos citados textos da BÍBLIA.

Então, PAULO, levantando–se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;

Porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO.

Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que vos anuncio (Atos 17:22–23)

ASSIM, os cristãos (daquela época) TRANTORNARAM O MUNDO.

Em outras palavras, ao invés de falácias, fábulas e dúvidas, conheciam as ESCRITURAS e, melhor ainda:

CONHECIAM O DEUS DAS ESCRITURAS – O que parece não acontecer em nossos dias... Com a diferença que em nossos dias também desconhecem a BÍBLIA (Sagradas Escrituras)...

Ordenado ao ministério pastoral (em janeiro de 2003), tive que enfrentar muitos problemas (tanto com membros da igreja, quanto com a elite da denominação)...

Até hoje, não apareceu nenhum problema de ordem teológica – interpretação das Escrituras (em meu pensômetro, isso acontesse por desinteresse e não pela inexistência de dúvidas)...

Das duas uma:

Ou tem gente entendendo tudo, a ponto de não conversar sobre as Sagradas Escrituras, ou não existe interesse pela BÍBLIA, por parte do cristianismo pós–moderno (que acho pós–superficial)...

Existe uma quantidade considerável de pseudo–cristãos e de pessoas sem temor ao SENHOR, dizendo por aí, que não devemos misturar a vida espiritual com a vida secular – aquilo que se deve fazer, como o trabalho (que desenvolve pra ganhar o pão de cada dia, ou sobrevivência), não teria a ver com vida espiritual... Suponhamos que isso fosse verdadeiro: Significa que sua vida espiritual se resume às atividades de uma igreja (?!)

Na prática cotidiana, não existe separação (ou não deve existir) entre vida espiritual e vida secular – O que fazemos no trabalho, nas ruas, longe da igreja, quando ninguém estiver olhando, deve testemunhar do nosso relacionamento com DEUS...

Disse JESUS:

NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS; ASSIM COMO EU VOS AMEI, QUE TAMBÉM VOS AMEIS UNS AOS OUTROS.

NISTO CONHECERÃO TODOS QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS: Se tiverdes amor uns pelos outros (João 13:34–35).

Certamente, o verso não seria o mais indicado pra falar sobre testemunho... MAS, demonstra que, a forma como alguém se relaciona com os mais próximos, ilustra se seria seguidor de CRISTO ou não...

MAS, em termos de textos ao pé da letra, podemos falar sobre o que o MESTRE dos mestres diz aos SEUS discípulos, no sermão do monte:

Após falar que deveriam ser o SAL da terra (que conserva) e a LUZ do mundo (que ilumina):

Assim BRILHE também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso PAI que está nos céus (Mateus 5:16).

Então, fica claro (e evidente) que, aquilo que somos fala alto... Lamentavelmente, pessoas de forma dirigida (ou não), semeiam falsas doutrinas em nosso meio... Teríamos, por exemplo, dois problemas:

Cristão do tipo agente secreto (o normal é não sabermos que são)... E, falsas doutrinas que...

Existe, um adágio popular, segundo o qual, em terra de cegos, quem tem um olho é rei...

Outro adágio diz, que a repetição faz com que, mesmo uma mentira passe a assumir o jeito de uma verdade...

Na prática, se o cristão se calar, qualquer coisa o substituirá A VERDADE que deveria proclamar...

Podemos ilustrar isso com o exemplo de pessoas que andam divulgando a idéia que haveria uma espécie de vida passada (inclusive, determinadas novelas são mestres no assunto)... Se não estamos conseguindo dar conta da vida que temos, como perderíamos tempo pra saber quantas vidas tivemos??? Como relacionar o que somos agora com o que teríamos sido no passado??? É interessante que tentam vincular as amizades (e as inimizades que temos hoje) com as que tivemos no passado...

SOU CRISTÃO e, meus textos contém a filosofia CRISTOCÊNTRICA e, sou totalmente contra idéia anti-cristãs...

ASSIM, deixo no ar um a perguntinha (aos adéptos) das vidas passadas):

Se DEUS afirma que não existiria reencarnação, porque tentam vincular (nas novelas) vidas passadas com vontade de DEUS??? Esclarecemos que não adianta explicar princípios denominacionais (eu também faria isso)... Desejo uma resposta lógica...

A BÍBLIA deixa claro que isso não teria validade... MAS, como em nossa geração se tem pouco conhecimento da BÍBLIA e, como o normal é correr atrás das últimas novidades...

Dizem que certa vez, o camarada entrou no ônibus, pagou a passagem, recebeu o troco e foi assentar–se... Ao conferir o troco, percebeu que o cobrador lhe dera dinheiro a maior... Antes da parada, foi ao cobrador e, explicou que recebera a mais. O cobrador lhe disse: Entreguei a maior de propósito – Há alguns dias, assisti ao estudo na Igreja e você falava que a honestidade começa nas pequenas coisas; Assim, queria ver se na prática você fazia o que diz em teoria...

POR ESSAS E OUTRAS, vamos ficando por aqui no desejo que leiamos a BÍBLIA com maior freqüência... Jamais em atitude religiosa; MAS pra conferir o que dizem por aí...

ESTE É O SÉTIMO DE DEZ PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

– Cuidando do próximo como se não houvesse amanhã

– Comunhão dos Santos

SÉTIMO PRINCÍPIO – UM BOM TESTEMUNHO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 26/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2460269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.