PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 8

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

OITAVO PRINCÍPIO – EVANGELIZAR NÃO É UMA OPÇÃO, mas uma condição cristã.

Conforme Ronaldo Lidório – Pastor presbiteriano e missionário transcultural, responsável pela implantação da evangelização em Gana e constituição de uma forte Igreja que alcançou a região e se multiplicou, além da tradução das Sagradas Escrituras para a língua nativa:

O CORAÇÃO DO SENHOR PULSA PELO PERDIDO. O SERVIÇO CRISTÃO, SEJA APRESENTAR O EVANGELHO AO VIZINHO OU AJUDAR AQUELE QUE ESTÁ CAÍDO AO LONGO DO CAMINHO, DE CERTA FORMA MEDE NOSSA INTIMIDADE COM DEUS. ISSO PORQUE O CORAÇÃO DO SENHOR PULSA PELO PERDIDO E PELO CAÍDO.

SEMPRE achava que a vida cristã deve ter muito de prática e pouco de teoria... Ou vivemos pra servir ou não servimos pra viver (como diz um adágio popular)...

Após concluir o seminário teológico e, iniciar o ministério pastoral, recebemos o convite pra algumas aulas sobre história das missões e, fomos levados a estudar e refletir sobre o assunto com muito mais interesse ainda...

Entendemos que buscar o perdido não teria sido um plano alternativo de DEUS; Mas, SEU propósito (em prática) desde o jardim do Éden.

Geralmente se lê o texto:

Quando ouviram a voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam–se da presença do SENHOR DEUS, o HOMEM e sua MULHER, por entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR DEUS ao HOMEM e lhe perguntou: ONDE ESTÁS?

Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.

(Gênesis 3:8–10).

Entendemos que, ao perguntar: ONDE ESTÁS? DEUS deu início oficial à SUA missão de busca pelo perdido...

Certamente, qualquer compreensão equivocada sobre o assunto, tem a ver com uma interpretação errada do que a BÍBLIA fala sobre o amor de DEUS pelos seres humanos... E, quem quiser entender (na prática) o que significa SER CRISTÃO (na prática), olhe o que se encontra revelado sobre a vida do SENHOR JESUS CRISTO...

Drietrich Bonhoeffer, (preso na Segunda Guerra Mundial, e, que morreu antes do final do conflito) escreveu que: A Igreja é igreja apenas quando existe para os outros.

Fomos chamados por DEUS para servir.

Inclusive, quando analisamos o significado da palavra ECLESIA retirada do grego para uso como IGREJA na língua portuguesa, quer dizer – comunidade dos chamados para fora... LOGO, nossa função como parte do Corpo de CRISTO, fica sem sentido se fizermos do IDE uma opção ao invés de uma condição para se chamar pelo nome do SENHOR...

Em suas palestras sobre missões, o Rev. Sérgio Lira, da Igreja Presbiteriana de Casa Caiada (Olinda – PE), costuma perguntar:

Quem for missionário, levante a mão? Quase sempre, fica muita gente sem levantar a mão (no auditório)... E, ele pergunta: E o restante, é o que???

Entendemos que sem o envolvimento com a comunidade onde está, a igreja será como Sal Dentro do saleiro (como diz o Pr. Caio Fábio)... Por isso, desde o início da caminhada cristã, sempre achamos estranho a conversa de alguns cristão, quando permaneciam de braços encruzados, dizendo que esperavam pra saber o que DEUS queria que eles fizessem...

Acreditamos que há muito a ser feito, de forma que, permanecer sem colocar a mão no arado (ou prosseguir olhando para trás), demonstra falta de conhecimento sobre a vontade de DEUS... Conforme o já referido Missionário Transcultural Ronaldo Lidório, Há ainda mais de 30 mil comunidades ribeirinhas em nosso país sem o Evangelho de CRISTO. Mais de cem etnias indígenas brasileiras não tem presença missionária e há cerca de 3.500 línguas e dialetos no mundo para os quais sequer um versículo da Bíblia foi traduzido. Perto e longe, vários segmentos da nossa sociedade padecem sem um testemunho objetivo do Evangelho.

Existem pessoas achando que não saberiam como ser um missionário. Outras pessoas confundem missão divina com ativismo na igreja... Inclusive, pessoas que, em seus achômetros, pensam que independente de princípios a igreja seria (sempre) a casa de DEUS...

Então deve existir alguma dessas casas (entre aspas) onde DEUS ficaria trancafiado a mercê do achômetro de pseudos cristãos... Considerando–se que em determinadas casas, o mais difícil é encontrar (na entrada), pessoas acessíveis... Que pudessem facilitar nossa entrada ao interior do templo...

Interessante que, em sua maioria, os cristãos, evitam envolvimento com pessoas que não façam parte da mesma comunidade (igreja)... Imagine o que aconteceria se DEUS tivesse como base à SUA ação (entre nós) certos estilos de vida cristão (se é que podemos considerar como vida)...

ESTE É O OITAVO DE DEZ PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

– Cuidando do próximo como se não houvesse amanhã

– Comunhão dos Santos

– Um Bom Testemunho vale mais que mil palavras

OITAVO PRINCÍPIO – EVANGELIZAR NÃO É UMA OPÇÃO, mas uma condição cristã.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 27/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2461775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.