PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 9

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

NONO PRINCÍPIO – RESERVE TEMPO PARA DEUS.

Certa vez, um adesivo num automóvel despertou minha atenção. Afirmava: NÃO TER TEMPO PRA DEUS É VIVER PERDENDO TEMPO. Por outro lado, li em algum lugar um texto com a seguinte idéia: Não deixe que o urgente tome o lugar do necessário!!!

Cá entre nós, se NÃO TER TEMPO PRA DEUS É VIVER PERDENDO TEMPO, tem muita gente perdendo tempo por aí... Tanto, entre quem não crê em DEUS, quanto entre os que acreditando em DEUS, vivem como se ELE não existisse...

Conforme Ronaldo Perini – Pastor da Igreja Batista Central de São Bernardo do Campo (SP): O QUE PRECISAMOS É DAR TEMPO E ESPAÇO PARA QUE O SAGRADO POSSA SE MANIFESTAR EM NOSSAS VIDAS.

Lembramos o exemplo de um colega, quando no seminário... Esse colega estudava pra concursos e, quando indagado a respeito, justificava que agora, na época do celular, é tão somente o pastor ligar pra alguém da igreja, passando as orientações necessárias... Certamente, não considerava o mútuo envolvimento que a função pastoral requer dos que estiverem no exercício da função...

Qualquer relacionamento, desde a simples amizade até o envolvimento conjugal, precisa de tempo e espaço para que a afetividade mútua possa ser expressa em atos concretos. Como alguém já disse: O amor precisa ser alimentado cada dia, através de pequenas coisas... E, entendemos que isso dependerá de tempo... Até mesmo porque, como poderia o relacionamento entre duas pessoas, crescer, na base das perguntas e respontas, prontas (?!)...

O pós–modernismo (que chamamos de pós – superficialismo) transformou a vida atual, numa correria desvairada ao ponto de, encontrarmos alguém apressado e, essa pessoa ir logo dizendo: Fala rápido que estou sem muito tempo agora???, Depois a gente conversa??? Ou então diria, como dizem por aí: Que não saberia aonde está indo, sabendo apenas que está atrasado (a)???

Geralmente, cada um chega ao fim do dia com a impressão de que teria esquecido de fazer alguma coisa... A ditadura do urgente controla nossa vida fazendo com que, muitas vezes i urgente ocupe o lugar do necessário (ou essencial)... E, o que termina sendo penalizado por falta de tempo??? É claro que, a vida com espiritual (com DEUS) – Sendo essencial, passa ao fim da lista e, enganamos a nós mesmos, achando que depois haveria tempo: No próximo dia, na próxima semana, no próximo mês, no ano seguinte, etc...

Quem deseje começar pelo início (como dizem por aí), precisam planejar a vida de forma que possa faltar tempo pra outras coisas, MAS, o tempo de DEUS - o momento (ou espaço DELE) esteja sempre em primeiro lugar... Fazer diferente não daria certo, porque o tipo de vida contemporânea demonstra que alguma coisa estaria errada e, certamente é em relação ao uso do tempo: A sociedade pós–moderna (que chamamos de pós–superficial) colocou o tempo com DEUS pra o final da fila ou então teria transformado a vida espiritual em algo inútil, inodoro e vazil)...

Onde estariam os exercícios devocionais, a leitura da BÍBLIA, a meditação na Palavra de DEUS, etc (?!)... Do jeito que as coisas estão, daqui a pouco será possível encontrar pessoas fazendo cooper (intercalado com pausas pra descanso onde preencherá o tempo com leitura da BÍBLIA, meditação e orações)... Alguns pseudos espirituais irão apresentar uma fórmula dizendo que fazer isso regado ao jejum, seria um sacrifício singular pra quem deseja rapidamente alcançar o sétimo céu...

Sen que primeiro acreditemos em DEUS, independente do que se possa receber (afinal algumas vezes a fé se fortalecerá em meio às situações opostas)... como poderemos ter maturidade espiritual???

A fé não seria uma moeda de troca, pra enriquecer rápido... Ou seja, vista de forma errada, a fé seria APENAS o oposto da desonestidade, das falcatruas, dos jhetons, dos jeitinhos, dos jeotões, etc... Em outras palavras, perdi o que tinha, entreguei a vida a JESUS e agora tenho em dobro... Pode não acontecer isso...

Algumas nações, passaram da pobreza à riqueza financeira, porque juntamente com a fé do povo; Houve a economia pela troca da pinga pelo pão, da farra pela vida regular, etc... Mas, isso, mesmo sendo algo que acontecerá, não significa que se possa ser usado como moeda de troca... SENÃO, vejamos o caso brasileiro, onde aumentou a quantidade dos que se dizem cristãos, aumentando também os desmandos administrativos...

Usar o primeiro caso, onde paus–d’água trocaram a pinga pelo pão, como consequência, anula a cruz de CRISTO...

FÉ, significa, vida rendida aos pés do SENHOR independente do que se possa barganhar...

O que precisamos mesmo é acreditar em DEUS e, viver, sabendo que, a qualquer momento, o extraordinário poderá invadir o ordinário de nossas vidas (como diz o pastor Caio); Contudo, não será uma condição para que entreguemos a vida ao SENHOR... E, acontecendo isso ou não, a fome e sede de um encontro com ELE (o SENHOR) é maior que benefícios temporários...

Como afirma o referido Ronaldo Perini, JESUS mantinha uma dinâmica de vida bem interessante...

Entendemos que o padrão de vida do MESTRE dos mestres ainda não mudou como modelo para seus servos... Alguns diriam que agora estamos no Terceiro Milênio... Mas, acredito que DEUS seja o mesmo, a BÍBLIA diz o mesmo e, a fé, deverá ser a mesma... Logo, como poderemos apresentar um JESUS diferente do que está na BÍBLIA, apenas para satisfazer pessoas que desejam que seus caprichos e superficialidades sejam mantidos???

Por uma lado, JESUS mantinha um relacionamento submisso ao PAI... Por outro lado ensinava SEUS discípulos a fazer isso... Por um lado, não tonha onde reclinar a cabeça (Mateus 8:20; Lucas 9:58); Por outro lado, nos convida ao descanso (Mateus 11:28–30).

Entendemos que, vida espiritual saudável dependa desses aspectos (sem exageros e sem legalismos)...

ESTE É O NONO DE DEZ PRINCÍPIOS:

– Desenvolva Sua Vida Espiritual;

– Ore Sem Cessar.

– Andar em Santidade

– Leitura (da BÍBLIA) e Meditação

– Cuidando do próximo como se não houvesse amanhã

– Comunhão dos Santos

– Um Bom Testemunho vale mais que mil palavras

– EVANGELIZAR NÃO É UMA OPÇÃO, mas uma condição cristã.

NONO PRINCÍPIO – – RESERVE TEMPO PARA DEUS..

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 28/08/2010
Reeditado em 28/08/2010
Código do texto: T2464072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.