PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL – 10 (Conclusão)

O assunto em questão, segue nossa própria visão, após ler a matéria da Revista Eclésia – ano 12, edição nº 122 – com o Título de capa 10 ATITUDES QUE VÃO REVOLUCIONAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Como você pode alcançar a plenitude seguindo princípios simples do Evangelho;

E, matéria interna com o título: 10 CAMINHOS PARA MELHORAR SUA VIDA ESPIRITUAL – Práticas corriqueiras – mas negligenciadas – da fé cristã são capazes de ajudar o crente na busca pela plenitude de DEUS.

Considerando que, em meu achódromo, enquanto nossa visão é o contexto local aplicável ao geral... A revista considera o aspecto geral (tendo em vista escrever pra um universo mais amplo de leitores, sem se deter em casos particulares)...

Não reproduzimos, a matéria da revista, antes, abordamos os dez aspectos da matéria conforme nossa visão específica, incluindo (também) citações de outros autores com o objetivo de melhorar ainda mais à compreensão (e aplicação) de um assunto tão oportuno para que os crentes possam alcançar em CRISTO JESUS, plenitude em suas vidas... Especialmente na questão reproduzir o modelo bíblico na sociedade pós–moderna, antagônica ao DEUS – CRIADOR, SUA PALAVRA e, tudo que tenha a ver com ELE...

Vale salientar, que, a aplicação destes princípios não contém contra-indicações... Entretanto, destinam–se INTEGRALMENTE aos cristãos, considerando que sua vida está alicerçada (ou deveria estar), em princípios ensinados nas Sagradas Escrituras; O que não significa que a aplicação para não–cristãos não funcione...

Quando:

A sociedade pós–moderna que se diz evoluída, de um lado alcança os maiores índices de desenvolvimento científico e tecnológico; e do outro lado mantém os piores índices de desenvolvimento humano...

Em segundo lugar, a sociedade pós–moderna se diz evoluída, e não consegue produzir (e fazer chegar à mesa de todos, sem distinção), o necessário pra matar a fome...

Em terceiro lugar, a sociedade pós–moderna que se diz evoluída, não consegue viver de forma racional...

Queremos chamar sua atenção pra o fato que, a vida saudável é possível se, inicialmente houver (por parte do ser humano), a compreensão que é criatura limitada, diante do CRIADOR ILIMITADO...

Em seguida se faz necessário haver aceitação (teórica e prática), voluntária e séria do ensino essencial à vida saudável... Jamais algo como tenta fazer a sociedade pós–moderna que aparentemente não pensa de forma racional, nas conseqüências do que diz e faz ou aprova os que fazem...

Queremos tratar do assunto em tela, tendo em vista pessoas que aceitem a forma de pensar, de dizer e de viver conforme orienta a BÍBLIA; Afinal, não temos como objetivo o bate boca sobre religião ou vida cristã, considerando que não queremos IMPOR conceitos nem alimentar preconceitos...

Cada cristão – ao menos, os mais sinceros... – reconhecem que sua vida espiritual deve e precisa melhorar.

Não existe uma pessoa que, confrontada com os padrões e ensinamentos propostos pela BÍBLIA, possa considerar sua vida como um exemplo de plenitude na fé.

Afinal, é a própria ESCRITURA que dá o alerta: SE alguém cumprir toda a lei, mas tropeçar em um ponto dela, já está em falta.

É claro que a vida com JESUS não é feita apenas de regras. Não fossem a graça e a misericórdia do SENHOR, ninguém seria salvo. Por outro lado, a caminhada cristã pressupõe um constante aperfeiçoamento, processo que muitos chamam de santificação.

É uma jornada no caminho estreito, que DEUS propõe aos seus seguidores.

Difícil?

Por certo – mas a recompensa de andar seguro na mão de DEUS supera todo e qualquer sacrifício.

Quem sabe estas orientações vão ajudar muitos leitores a trilhar, com passos mais rápidos, o rumo da soberana vocação que há em JESUS?

DÉCIMO PRINCÍPIO: JESUS CRISTO É O MESMO E SEMPRE SERÁ...

Alguém me disse que sendo DEUS bom, não deixaria que ninguém fosse pra o inferno... Outros disseram que o inferno é aqui mesmo; Que aqui se faz, aqui se paga... Enfim, são muitos conceitos, princípios e valores, espalhados por aí...

Conforme Durvalina Barreto Bezerra – Diretora do Seminário (teológico) Betel Brasileiro e Coordenadora da Rede de Mulheres de Ação Global: OS CRENTES ESTÃO SENDO ENSINADOS A ACOMODAR–SE MAIS À VIDA TERRENA E À BUSCA POR VALORES MATERIAIS

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Corintos, afirma: SE é somente para esta vida que temos esperança em CRISTO, somos, de todos os homens os mais dognos de compaixão (1 Coríntios 15:19) – Nova Versão Internacional.

Disse JESUS: EU SOU o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. NINGUÉM vem ao PAI, a não ser por mim (João 14:6) – Nova Versão Internacional.

São muitas opiniões circulando... ASSIM, como poderemos resolver qual meta a perseguir (?!)...

Entendemos que, é preciso considerar duas coisas:

PRIMEIRA:

Quase todas, não terão implicações teóricas ou práticas em relação ao futuro... Ou seja: Independente de qualquer coisa o resultado é o mesmo...

SEGUNDA:

AGORA, em relação ao que está na BÍBLIA, se faz necessário considerar que se DEUS não existe, não perderemos nada aceitando e, obedecendo; Afinal, a vida seria apenas aqui (como dizem os incrédulos)...

MAS, SE DEUS EXISTE (como nós que somos cristãos vivemos por isso) quem não leva a sério os ensinamentos da BÍBLIA, pagará um ALTO PREÇO POR VIVER SEM CRER...

MAS, quem é cristão, após considerar a segunda alternativa e (também), outro dito do SENHOR JESUS, segundo o qual, OS CÉUS E A TERRA PASSARÃO, MAS AS MINHAS PALAVRAS JAMAIS PASSARÃO (Mateus 24:35) – Nova Versão Internacional... Não terá como continuar indeciso...

Em meu achômetro, não faria sentido ficar em dúvidas em relação à eternidade do SENHOR JESUS... Como está escrito: JESUS CRISTO É O MESMO, ONTEM, HOJE E PARA SEMPRE (Hebreus 13:8).

Entendemos que a sociedade pós–moderna (que chamamos de pós–superficial), impõe pressões (sobre as pessoas), através do consumismo, do pragmatismo, do perfeccionismo e de tantos outros ismos... Obscurecendo a ação divina e valorizando (de forma equivocada) o que é meramente humano – MÉRITO, STATUS, DOREITOS (?!) ETC...

A valorização do EU (individualismo) é tão forte que ameaça o sentido de comunidade (coletivo), levando a um egoísmo extremo... Fortalecendo os blocos do EU SÓ... ou formação de guetos do tipo MARIA–VAI–COM–AS-OUTRAS...

Com a ajuda da ciência moderna e da tecnologia avançadas de nossos dias, somos levados a CRER que podemos conseguir tudo sozinhos...

Nem nos damos conta que por melhores que sejam; NEM a ciência moderna; NEM a tecnologia avançada, estão conseguindo preencher o imenso vazio no coração de seres que imaginavam serem donos do próprio nariz... Em outras palavras: O sossego que o ser humano pós–moderno incansavelmente busca... Lamentavelmente, estamos em crises, especialmente:

CRISE DE IDENTIDADE – esquecemos quem somos, por que estamos aqui e para que estamos aqui...

E

CRISE INTELECTUAL – desaprendemos a pensar... Se, no passado o pensador dizia: PENSO, LOGO EXISTO!!! No presente, estamos em dúvida se o ato de pensar seria necessário (ou não)... Afinal, o controle remoto tem substituído nossa capacidade de pensar... E, (cono dizem, quando a cabeça não pensa, o corpo padece...

Rubem Martins Amorese, escritor presbiteriano de Brasília (DF), que consideremos um pensador cristão (contemporâneo), cita em seu livro ICABODE – Da Mente de CRISTO à Consciência Moderna, três coisas que resumem a vida moderna:

PLURALIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO e SECULARIZAÇÃO.

Estas três coisas, fazem com que o homem atual, diferente de gerações anteriores, se ache muito mais individualista e egoísta do que nunca...

Por exemplo, e aí, aplico às três palavras usadas por Amorese, à vida da sociedade no Terceiro Milênio:

PLURALIZAÇÃO – Liberdade se escolha: Direito de escolher comprar o tipo que quiser... O celular que também tira fotos, filma, etc... Se a pessoa é crente, compra a Bíblia em cores de capas e modelos variados: Bíblia de Estudos com dicionários, com chave bíblica, do Executivo, do Obreiro, do Líder, do Jovem, da Mulher que Ora, etc...

PRIVATIZAÇÃO – Sou dono do próprio nariz... Pra que obedecer regras de convivência??? Se o carro (ou a moto) foi comprado (a) com o meu dinheiro, por que obedecer ao limite de velocidade??? Se bebo com o meu dinheiro, e se a voda é minha, por que a regra se beber não dirija???

E

SECULARIZAÇÃO – Exclusão se DEUS (da vida comum)... Quando tiver tempo, quando quiser, etc, vou a igreja que quiser, onde me sinta melhor, etc... Numa sociedade assim, porque servir a DEUS (?!)... Precisamos sim de um DEUS que atenda aos nossos caprichos...

Certamente, encontramos a predominância do materialismo, levando as pessoas a um consumismo desenfreado (A OMS, classifica o consumismo como um mal – POR QUE é uma espécie de compulsão pra comprar o que se vê pela frente, precisando (ou não), podendo (ou não)...

Os reais valores da vida são substituídos por coisas (geralmente superfluas) e nos perdemos em busca das múltiplas chances de ser felizes, sem nunca alcançar satisfação. Alguém falou que a felicidade é como uma borboleta que a gente corre atrás e quando pensa que vai apanhar (na rede), ela escapa... E a busca continua...

Lembro que há alguns anos havia um adágio popular, segundo o qual, mais vale dinheiro na caixa do que amigos na praça... Assim, os caixas eletrônicos valiam mais que os amigos que nem sempre podiam ser encontrados...

É mais importante ser famoso que amar... Assim, as pessoas aprendiam a valorizar as coisas e usarem as pessoas... Contudo, um pouco tarde demais, descobrimos que as consequências foram amargas e, o que é pior: IMUTÁVEIS... A vida se tornou muito mais dura, fria e inóspita...

Talvêz, um pouco tarde demais, descobrimos que JESUS CRISTO É O MESMO E SEMPRE SERÁ...

O ser humano pós–moderno não precisa de um JESUS que foi pregado na cruz há dois mil anos e permanece lá... Por outro lado, temos mais o que fazer que perder tempo ouvindo sermões sobre a Graça de DEUS, SALVAÇÃO sem mérito humano, etc...

Além do mais, o que está sendo pregado na maioria das igrejas está muito distante do conteúdo bíblico–doutrinário e das experiências e conduta da Igreja Primitiva...

É muito melhor, ouvir falar sobre um evangelho sem cruz e uma graça barata... Inclusive, segundo alguns comerciantes da fé, conforme o problema, tem o dia agendado pra ser resolvido... Basta somente, o cliente entregar uma oferta de fé...

Conforme Durvalina Barreto Bezerra (cotada no início do texto), repetimos:

OS CRENTES ESTÃO SENDO ENSINADOS A ACOMODAR – SE MAIS À VIDA TERRENA E À BUSCA POR VALORES MATERIAIS... ASSIM, SUA FÉ ASSEMELHA–SE MAIS A UMA FILOSOFIA DE BEM–ESTAR EMOCIONAL E O CRISTIANISMO PASSA A SER UMA RELIGIÃO PURAMENTE HUMANÍSTICA.

DEUS SE TORNA ACESSÓRIO, NUNCA O ESSENCIAL DA VIDA; O ABSOLUTISMO DA SUA PALAVRA PERDE FORÇA DIANTE DO RELATIVISMO DA NECESSIDADE HUMANA.

SOBRE O AUTOR DOS ESTUDOS: PRINCÍPIOS PRA VIDA SAUDÁVEL:

Francisco das Chagas dos Santos – Bacharel em Teologia, pelo Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife (2002); Ordenado ao ministério Pastoral pelo Presbitério de Garanhuns (PE), do qual está licenciado em 2009 e 2010. Servidor Público Estadual (IPA), Conferencista, Escritor com 05 livros publicados, e 2.228 textos com mais de 88.250 visitas até 28/08/2010 (Recanto das Letras – autor: fchagass).

ESTE É O DÉCIMO (O ÚLTIMO) PRINCÍPIO DA SÉRIE:

– DESENVOLVA SUA VIDA ESPIRITUAL;

– ORE SEM CESSAR.

– ANDAR EM SANTIDADE

– LEITURA (DA BÍBLIA) E MEDITAÇÃO

– CUIDANDO DO PRÓXIMO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ

– COMUNHÃO DOS SANTOS

– UM BOM TESTEMUNHO VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

– EVANGELIZAR NÃO É UMA OPÇÃO, mas uma condição cristã.

– RESERVE TEMPO PARA DEUS...

– JESUS CRISTO É O MESMO E SEMPRE SERÁ...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 29/08/2010
Código do texto: T2466944
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.