O que pode ser educação?

Em meio a uma sociedade caótica, os conceitos que se tem sobre educação são normalmente valores morais e/ou padrões de conhecimento humano, dito de uma manifestação cultural vinculada a um convencionalismo estreito e hostil a qualquer inovação.

As denominações religiosas que amparam a nossa sociedade, mesmo tendo ideologias diferentes se igualam por causa da retórica contínua sobre a admoestação “do viver”, que expõem as suas apologias aos valores morais que normalmente conseguem manter um equilíbrio social cujas legislações civis não obtém tal feito. Daí o porque dos valores morais (é importante ressaltar que esses “valores” ressaem da cultura ocidental e de uma influência judáico-cristã) serem para a sociedade um “tipo de conceito” de educação, já que visa “uma melhor integração” individual e social.

Já os letrados apologiam a importância acadêmica, a formação escolar e os seus recursos didáticos, já que o conhecimento obtido leva o senso crítico do indivíduo a dar a devida importância a aquilo que absorveu e que ainda pode absorver para sua benevolência e se tendo consciência social irá ter o escrúpulo de retribuir, para que haja um formal consenso social que capacitem a tomar decisões “coesas”. Logo, tendo esses princípios dos “letrados”, entende-se que educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física e intelectual do ser humano.

Os conceitos sociorreligosos (que atingem a maior parte da sociedade) e sócio-acadêmico (que atingem a menor parte da sociedade) sobre educação interagem no mesmo sentido de unidade, pois a todo o momento visão o social (o todo). Mas a essência do significado da palavra educação (oriundo do latim “educare”) é na verdade “aquilo que se extrai do interior”, ou seja, o conceito pode ser abrangido com essa pequena interpretação indo além de conceitos pré-estabelecidos e seus ditos padrões, pois o individuo tem a capacidade de promover a “sua educação” dentro do seu contexto social e moral e podendo assim ter um aperfeiçoamento integral das suas faculdades humanas já reconhecidas...