COMO SER CRISTÃO HOJE (?!) ...

TEMA: SER CRISTÃO HOJE

TEXTO: ATOS 10:23–48

DATA: 15/10/2010

TEXTO:

Pedro, pois, convidando–os a entrar, hospedou–os.

No dia seguinte, levantou–se e partiu com eles; Também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia.

No dia imediato, entrou em Cesareia.

Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos.

Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando–se–lhe aos pés, o adorou.

Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue–te, que eu também sou homem.

Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali.

A quem se dirigiu, dizendo:

Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar – se ou mesmo aproximar – se a alguém de outra raça; Mas DEUS me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo;

Por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: Por que razão me mandaste chamar?

(ATOS 10:23–33).

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade que DEUS não faz acepção de pessoas;

Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que teme e faz o que é justo lhe é aceitável.

Esta é a palavra que DEUS enviou aos filhos de Israel, anunciando–lhes o evangelho da paz, por meio de JESUS CRISTO. Este é o SENHOR de todos.

(ATOS 10:34–36).

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a PALAVRA.

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram–se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.

(ATOS 10:44–45).

INTRODUÇÃO:

Pois Todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades.

Então, Paulo, levantando–se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses!

Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos;

Porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito:

AO DEUS DESCONHECIDO.

Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.

(ATOS 17:21–31).

A sede e a fome do ser humano, por encontrar o significado relevante pra sua existência (status), demonstra que, a exemplo de Atenas dos dias do Apóstolo Paulo, continuamos tendo muita gente cuidando de ouvir apenas das últimas novidades... Inclusive...

Dizer–se ou fazer–se religioso, dizer que acredita em DEUS, vivendo como se DEUS não existisse... fazer de conta que DEUS não existe e deseja, se relacionar com cada ser humano...

Vejo nossa época semelhante aos dias de Paulo e o nosso país bem parecido a ATENAS nos dias de Paulo...

ASSIM, precisamos viver os valores, os conceitos, os princípios do REINO DE DEUS de forma que possamos nos sentir realizados apesar de muitos sonhos ainda não realizados... Como os mais que vencedores que as Escrituras afirmam que serão os que dependem de DEUS, não vivendo pelo visível, pelo palpável...

Entendemos que, harmonizando a vida com os ensinos do SENHOR JESUS, procurando ser em teoria e em prática, de forma semelhante a ELE, faremos a vida adquirir as cores e os sabores certos e, convenientes à vida em comunidade...

ELUCIDAÇÃO:

Os textos lidos encontram–se no Livro dos ATOS dos Apóstolos...

ATOS ou AÇÕES e não reações...

Esse livro é um relato da iniciativa e ação do Espírito Santo na vida dos discípulos, que antes eram covardes, inseguros e ignorantes.

Durante três anos haviam aprendido a ANDAR com JESUS... AGORA estavam colocando em prática o SEGUIR a CRISTO...

Para fins de estudo, o livro de Atos dos Apóstolos pode ser dividido em quatro partes:

1ª. A ascensão do SENHOR e a descida do Espírito Santo;

2ª. O início do ministério dos apóstolos – seguidores de JESUS;

3ª. O Início da Igreja Cristã e as Primeiras Viagens Missionárias;

4ª. A Vida do Apóstolo Paulo.

Da quarta parte do livro de ATOS, queremos refletir sobre o tema:

SER CRISTÃO HOJE.

1. O SENHOR nos conhecendo (integralmente) espera o melhor de nós...

Pedro, pois, convidando–os a entrar, hospedou–os.

No dia seguinte, levantou–se e partiu com eles; Também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia.

No dia imediato, entrou em Cesareia.

Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos.

Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando–se–lhe aos pés, o adorou.

Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue–te, que eu também sou homem.

Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali.

A quem se dirigiu, dizendo:

Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar – se ou mesmo aproximar – se a alguém de outra raça; Mas DEUS me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo;

Por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: Por que razão me mandaste chamar? (ATOS 10:23–29).

DEUS conhece todas as coisas e isso implica dizer que nos conhece por inteiro. Conforme o Salmos 139, ELE nos sonda e nos conhece por inteiro esquadrinha o nosso andar e não haveria como nos escondermos DELE...

Tanto os nossos pensamentos, quanto nossas palavras e atitudes estarão diante dele...

ELE nos viu quando estávamos sendo formados no ventre de nossa mãe, quando ainda éramos uma substância sem forma e, já havia determinado todos os nossos dias...

Por isso somente ELE poderá nos conduzir pelo caminho eterno, rumo ao que há de vir...

Por isso, nos conhecendo melhor do que nós mesmos, sabe o que somos, do que somos e para o que nos destinamos...

Não é por acaso que está escrito que: O que a nós diz respeito ELE levará a bom resultado (Salmos 138:8).

ELE pensou em nós (antes de existirmos), ELE nos criou, ELE nos mantém, ELE nos conduz, ELE conhece nosso potencial e, ELE poderá nos usar conforme os SEUS propósitos... ELE nos conhecendo (integralmente) espera o melhor de nós... E poderá realizar até mesmo o impossível através de nós...

ELE é quem sabe como podemos ser cristãos na sociedade pós–moderna que chamo de pós–superficial... Uma sociedade pautada pelo hedonismo – Onde pessoas acham que a vida se resume em comer, beber e morrer – Por isso, a busca através da correria desvairada pelo TER, por ser feliz, independente de pensar nas conseqüências... Independente de pensar no custo que isso oferece, ainda que se tenha que (como dizem na gíria popular) acender uma vela pra DEUS e outra pra Satanás – Como se não fosse o adversário de DEUS...

2. Que através do testemunho, a vida seja um anunciar do Evangelho...

Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade que DEUS não faz acepção de pessoas;

Pelo contrário, em qualquer nação, aquele que teme e faz o que é justo lhe é aceitável.

Esta é a palavra que DEUS enviou aos filhos de Israel, anunciando–lhes o evangelho da paz, por meio de JESUS CRISTO. Este é o SENHOR de todos.

(ATOS 10:34–36).

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a PALAVRA.

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram–se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.

(ATOS 10:44–45).

O SENHOR JESUS esteve entre nós vivendo como ser humano e enfrentando todas as limitações de um ser humano, tendo em vista fazer o que ao ser humano seria impossível: SE COLOCAR NO LUGAR DE DEUS...

Assim, DEUS desceu à condição humana, para receber em lugar do ser humano o castigo que traria a paz ao ser humano, religando–o ao DEUS de quem estava separado, de quem permaneceria separado não fosse providencia desse próprio DEUS...

Quando assim aconteceu, ELE rompeu as barreiras da separação entre DEUS e o homem (colocadas pelo homem, por decisão pessoal, desde os dias de Adão), religando–os através da cruz... Para que através do testemunho, a vida seja um anunciar do Evangelho...

Por isso, em todas as épocas da odisséia humana, em todos os lugares, é possível ao ser humano, transformar o modo de vida num testemunho eficiente e eficaz da misericórdia e do amor de DEUS...

Não é sem motivo que desde o afastamento (a morte) do ser humano no Jardim do Éden, DEUS, como se fosse coisa de somenos importância têm procurado ONDE ESTÁS?

DEUS procura pelo homem, que, geralmente pensa que poderia esconder – se da presença do SENHOR e, até mesmo procura traçar os meios de ir até DEUS através de méritos próprios (o que seria impossível)...

Vivendo na sociedade pós–moderna, observa–se essa tentativa através da religiosidade de popular que diz, inclusive que a voz do povo seria a voz de DEUS...

MAS, entendemos através da BÍBLIA – O Manual do Fabricante, que em CRISTO temos livre acesso a DEUS e, sem CRISTO isso seria impossível (porque seria como anular a CRUZ)...

3. Produzindo Frutos dignos de Arrependimento...

Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a PALAVRA.

E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram–se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.

(ATOS 10:44–45).

A produção dos frutos dignos de arrependimento, embora pareça impossível a olhos humanos, é uma conseqüência natural de quem depende do SENHOR...

Ou seja: Não é o que podemos fazer; MAS, o que ELE fez por nós...

Quando JESUS, se entregou por todo aquele que NELE CRER (João 3:16), o ser humano já havia tentado chegar a DEUS, conforme as condições estabelecidas por DEUS, através de Moisés...

Não foi DEUS que falhou... MAS, após escolher o caminho de perdição (no Jardim do Éden), O SENHOR, ofereceu ao ser humano, a chance de viver pelo cumprimento da LEI e, novamente o ser humano falhou...

Por isso, DEUS enviou o SEU próprio filho para pagar o preço na Cruz do Calvário... É dessa verdade que nos afasta o pós–modernismo com sua sedução, inclusive através da religiosidade muito comum no Brasil dos nossos dias que é uma terra bem parecida com ATENAS dos dias de Paulo: Cheia de novidades...

CONCLUSÃO:

Está Escrito:

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; Pois, RECEBERAM a PALAVRA com toda a AVIDEZ, EXAMINANDO AS escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim (ATOS 17:11).

Ou seja: A nobreza não se dá através de status; ANTES é fruto do relacionamento entre a criatura e o SEU criador...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 17/10/2010
Código do texto: T2561409
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.