Por Alguém Inteiramente Normal

Você algum dia, em algum momento da sua existência, em qualquer roda social que tenha participado, em qualquer lugar, por um período, por menor que tenha sido, já sentiu que estava no lugar errado? Um lugar onde as atitudes ao seu redor parecem estranhas, os olhares te parecem hostis, as idéias que te cercavam, te pareciam ideologias (da forma mais nefasta, a ideologia enquanto falsa consciência, se não sabe do que eu to falando vai pesquisar), que oprimem cada pensamento seu. Lugar onde se sente simplesmente como um absoluto estranho, quase um extraterrestre.

Lugar onde tudo o que é legal, não te parece legal. As pessoas se divertem com coisas que pra você não fazem o menor sentido. Onde as coisas que, pra você, parecem as coisas mais essenciais pra existência, pras outras pessoas não passam de meros badulaques. Lugar onde suas idéias não podem ser externadas, porque se isso acontecer, você passa a ser enxergado como revoltado, ou qualquer coisa que parece pejorativo, onde o seu silencio grita a altos pulmões, mas nenhuma viva alma consegue ouvir, mesmo se incomodando com o barulho, não conseguem entender o que eles querem dizer.

Alguma vez na sua vida você esteve nessa situação? Na escola, no trabalho, na faculdade, no ônibus, no trem, ou qualquer lugar onde, inevitavelmente, suas relações sociais te carreguem, mesmo contra sua vontade.

Se sua resposta é negativa, pra mim você é só mais um na multidão que se mistura no mundo e nesse contexto de coisas que pra mim não fazem o menor sentido. Agora, se a resposta é positiva. . . . . . se em algum momento da sua vida, por menor que tenha sido, você passou por isso e se você conseguir se transportar pra aquele instante, e reviver o sentimento que por aquele instante te tomou e fez você se sentir tão oprimido que nem consegue falar com ninguém a respeito, então pode ser que, talvez (eu disse talvez) você consiga chegar perto do que eu sinto.

Pois pra mim esse lugar onde tudo parece oprimir é o próprio mundo. Em me sinto assim todos os dias quando eu abro meus olhos, pra onde quer e eu for eu me sinto assim. No trabalho, na faculdade, no ônibus, na rua, na igreja, no bar, na loja dos shing ling, na minha própria casa. Tudo parece me oprimir, a vida me oprimi. Nada faz sentido, toda existência pra mim é como se não existisse. Eu prefiro estar aqui, assistindo seriados, ou vindo som, escrevendo pra quem nem mesmo me conhece, do que ter uma única conserva com uma dessas pessoas que parecem me oprimir.

Mas não falando mais de mim, falando de forma geral, se, em meio ao passar dos dias, nesse lugar que você que está lendo, que já passou por um lugar assim, encontrasse uma pessoa, uma única pessoa, que, aos teus olhos, te pareça que não é como todo esse lugar. Um olhar que te parece amigável, as palavras que não te parecem agredir as suas idéia, te pareceria a salvação nesse lugar? Um sentido ao que parece sem sentido. Alguém que aos teus olhos, sinta nesse lugar a exatamente a mesma coisa que você. E essa pessoa te rejeitasse? Não te parece muito pior do que se não tivesse enxergado tudo isso nessa pessoa? Nesse momento não parece que melhor seria se sentir único de verdade no mundo, do que achar que existe um par, mas esse par te rejeita? O que você faria? Com certeza qualquer pessoa abandonaria esse lugar.