SONHANDO COM O IMPOSSÍVEL (?!) - Parte II ...

Está escrito:

E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador!

Vinde, pois, agora, matemo–lo e lancemo–lo numa destas cisternas;

E diremos: Um animal selvagem o comeu;

E vejamos em que lhe darão os sonhos.

(Gênesis 37:19–20).

Na primeira parte, do artigo, consideramos que um dos maiores dilemas do ser humano tem a ver com a questão dos sonhos... Começamos questionando:

Temos sonhado (?!)

SE temos sonhado, em que temos baseado nossos sonhos (?!)

O que dizem em relação aos sonhos que temos tido (?!)

Certamente, os sonhos terão a ver com o futuro, mas não devem ser vistos como uma chave mágica que abrirá as portas de forma a não precisarmos fazer mais nada... Apenas seguir alguns passos do fracasso ao sucesso...

É possível encontrar os mais variados tipos de manuais pra fazer o que você quiser... Interpretação de Sonhos, Simpatias que dão certo, Leitura das Mãos, Os Dês Mandamentos do Sucesso, A Bíblia do Pescados, etc... Nos tempos da juventude, conheci uma série de três livros chamados de A Bíblia do Otimismo – Um resumo do pensamento de pessoas do passado...

Lamentavelmente, a sociedade pós–moderna chegou a uma encruzilhada: Por um lado alcançou os elevados níveis de desenvolvimento cientifico e tecnológico; Por outro lado, continuamos com péssimos indicadores de pobreza e de miséria absolutas...

O mesmo mundo que produz em quantidade suficiente, tanto alimentos, quanto outros componentes, aprendeu a ser egoísta, consumista, individualista, perfeccionista, legalista, etc – A relação de istas seria enorme...

Num mundo assim, auto–suficiente (entre aspas), se perguntarmos se alguém conhece JESUS, ele (ou ela) poderá nos indagar se seria o novo morador da rua x ou do apartamento y... SE seguirmos adiante e, perguntarmos se costuma ler a Bíblia Sagrada, dirá que, procura viver a própria vida sem misturar com coisas de religião...

Em nosso entendômetro, a saída não seria por aí... Afinal, antes de querer ser livre pra fazer o que quiser (como dizem), se faz necessário procurarmos entender:

QUEM SOMOS;

POR QUE ESTAMOS AQUI;

PARA ONDE VAMOS...

Certamente, porque não está fazendo uso dessa peneira, aparentemente caminhamos pra o caos...

OU SEJA: Temos todas as condições necessárias pra superar obstáculos, esquecendo o principal: Não seria possível ir muito longe sem cultivar o relacionamento com DEUS de forma saudável...

Considere que: O FUTURO tem a ver com o que se tem em mente; Terá a ver com o tipo de alicerce que for feito no presente...

Ainda que o presente nos pareça uma CONCHA DE RETALHOS...

Quando afirmamos que um dos maiores dilemas tem a ver com os sonhos, queremos dizer, que sonhar em excesso (viver no mundo da lua) ou a escassez de sonhos no bom sentido da palavra (não sonhar de jeito nenhum) implica a existência de alguns problemas:

PRIMEIRO – Algumas pessoas sonham demais (no mau sentido da palavra)... Sonham tanto que caem da cama... Vivem no mundo da lua (são boas em Geografia), parecem zumbis correndo pro penhasco;

SEGUNDO – Outras pessoas não estão sonhando (no bom sentido), vivendo alicerçados numa visão de realização futura... São realistas demais, não acreditam em sonhos ou desistiram de sonhar – Tanto por alguma decepção ou pela demora na realização de alguns sonhos (planos ou metas)...

TERCEIRO – Existindo ainda pessoas para quem tanto fez como tanto faz... são indiferentes aos sonhos (no bom sentido)... Acham que tem mais o que fazer da vida que, andar em busca do que não sabem se alcançarão...

MAS, será que o futuro não tem a ver com os sonhos (no bom sentido) que tivermos agora ou que alguém teve no presente (?!)...

Em meu achômetro o futuro tem a ver com os sonhos do presente, da mesma forma que o presente tem a ver com os sonhos do passado... E, muitas vezes, o caos do presente, tem a ver com a falta de sonhos no passado...

José filho de Jacó, vendido pelos próprios irmãos como escravo, tinha sonhos, sendo odiado pelos próprios irmãos (filhos do mesmo pai), por dois motivos:

1. Era alvo do amor do pai, mais que eles (Gênesis 37:4);

2. Tinha sonhos que os incomodava (Gênesis 37:5).

Exatamente porque era amado e, tinha sonhos grandiosos, José foi vencedor...

Achamos interessante que, antes de obter êxito na vida, José passou por algumas situações de perigo:

1. Foi ameaçado de morte (pelos próprios irmãos) e colocado numa cisterna no deserto – Gênesis 37:20–24 ;

2. Vendido como escravo (pelos próprios irmãos); Sentaram pra refeição, enquanto José agonizava preso na cisterna – Gênesis 25–36;

3. Preso, injustamente, após ser acusado pela mulher de Potifar, a qual queria se dar bem (Gênesis 39:7–20).

Sabemos que o texto pode ate ser considerado enfadonho... MAS, cá entre nós, enfadonho mesmo deve ser a existência vivida sem perspectivas – Sem visão do futuro (sonhos, planos, metas ou que palavra se encaixe melhor)...

Entendemos que DEUS tem um plano para cada ser humano.

A BÍBLIA SAGRADA afirma isso várias vezes (apresenta) exemplos e, o maior expoente (nesse sentido) é o SENHOR JESUS CRISTO de Nazaré, crucificado em lugar de todo aquele (ou aquela) que NELE CRER (João 1:10–14 e 3:16)...

Temos usado como referência, pra discorrer sobre o tema SONHANDO COM O IMPOSSÍVEL, o exemplo do personagem apresentado na BÍBLIA...

A história de José é por demais relevante, porque saiu da prisão para o Governo do Egito, motivado pela interpretação de um sonho que tinha a ver com a ação soberana de DEUS em nosso planeta...

Entendemos que DEUS tem um plano eterno, envolvendo tanto o ser humano, quanto o universo como um todo (onde está nosso planeta)... ISSO está bem claro (Gênesis 1:26–31; 2:8)...

Ao contrário de obedecer, o ser humano pensou que poderia ser igual a DEUS... Errou o alvo (Gênesis 2:15–17 e 3:1–24); E agora, devemos esperar a redenção de todas as coisas (Romanos 8:18–25); Enquanto podemos alcançar vida e vida em abundância (João 10:10)...

ASSIM, nunca pare de sonhar, desde que, teus sonhos estejam conforme a vontade de DEUS... José (filho de Jacó), foi bem sucedido e VOCÊ (?!)...

Está escrito:

Esta é a palavra, como acabo de dizer a Faraó, que DEUS manifestou a Faraó que ELE há de fazer.

Eis aí vêm sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito.

Seguir–se–ao sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;

E não será lembrada a abundância na terra, em vista da fome que seguirá, porque será gravíssima.

O sonho de faraó foi dúplice, porque a coisa é estabelecida por DEUS, e DEUS se apressa a faze–la.

AGORA, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito.

Faça isso Faraó e ponha administradores sobre a terra e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura.

Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.

ASSIM, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos de fome que haverá no Egito; Para que a terra não pereça de fome.

O CONSELHO foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais.

Disse Faraó aos seus oficiais:

Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de DEUS?

DEPOIS disse Faraó a José:

Visto que DEUS te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.

Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; Somente no trono eu serei maior que tu.

Disse mais Faraó a José: Vês que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito.

(Gênesis 41:28–41).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 16/11/2010
Código do texto: T2618729
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.