O QUE FAZER QUANDO ATRÁS DAS GRADES (?!) ...

A exemplo de outras visitas voluntárias, que fazíamos, olhando aquele lugar pensava: A gente entra aqui (trazendo uma mensagem de restauração e conforto), sabendo a hora da saída... MAS, quem estiver aí dentro (como hóspede) nem mesmo sabe se ainda sairá (ou quando será possível ir pra casa)...

Falamos sobre voltar pra casa, como força de expressão... MAS, muitas vezes a pessoa nem mesmo teria uma casa pra onde voltar... Inclusive, segundo estatísticas, seria imensa a população carcerária do país...

Em meu pensômetro, muitos não concordariam, mas que o que temos de artificial no mundo onde vivemos é fruto da ação humana (e desumana)... Não falamos apenas acontecimentos ruins; Bons também...

E, alguns problemas podem ser conseqüências diretas de projetos com êxito... Como exemplo, a contaminação das águas por conta dos garimpos de pedras preciosas...

BEM: O fato é que uma vez por mês, um grupo da igreja faz o que chamam visita de evangelização ao presídio e, algumas vezes fazemos parte da equipe...

Chegamos lá, aranhamos violão, falamos sobre o amor imenso de DEUS, sobre a situação caótica em nosso país... Fruto da ganância de muitos por dinheiro, etc...

Nessa última visita, estivemos analisando o episódio onde Paulo estava preso, juntamente com Silas, por atuarem na sociedade como cristão combatendo o enriquecimento ilícito... Aproveitamos esta oportunidade quando, você está lendo o texto, aqui no RECANTO DAS LETRAS, pra falar um pouco sobre o referido texto...

Está escrito:

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ai encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do DEUS Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.

Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando–se, disse ao espírito: Em nome de JESUS CRISTO, eu te mando: Retira–te dela. E ele na mesma hora, saiu. (Atos dos Apóstolos 16:16–18).

PENSE QUE:

A jovem estava possessa de um espírito adivinhador.

Dava grande lucro aos seus senhores.

Falava o que realmente eles eram: Servos do DEUS Altíssimo.

Falava o que realmente eles estavam fazendo: Anunciando o Caminho da Salvação.

MAS: O texto também diz que: Isto se repetia por muitos dias.

OBJETIVO DO ESPÍRITO ADIVINHADOR:

Tumultuar a ação divina, confundindo a mente das pessoas... AFINAL, pra falar a verdade não dependeria de ser lavado e remido no sangue de JESUS, por que, quando pessoas iníquas querem fazem o mesmo (também)...

ASSIM, realmente, JESUS estava mentindo quando disse que ELE era O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM (João 14:6).

Inclusive, nos dias atuais, a sociedade tem se confiado nesse tipo de coisa e, assim, em nossos dias, a pessoa diz crer em DEUS, vivendo como se DEUS não existisse...

É assim, que algumas vezes, combatemos a exploração comercial de um lado, e do outro lado, ajudamos a divulgar o natal do bom velhinho, como se não tivesse uma implicação tão séria...

É assim que algumas vezes, combatemos a exploração comercial de um lado, e do outro, ajudamos na divulgação de uma páscoa onde se promove uma festança regada a coelhos, ovos de chocolate, etc...

Prosseguindo com a exposição do texto da BÍBLIA, no livro ATOS DOS APÓSTOLOS...

Está escrito:

Vendo os seus senhores (da jovem possessa de um espírito de adivinhação) que lhes desfizera a esperança de lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;

E, levando–os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade,

Propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.

Levantou–se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando–lhes as vestes, mandaram açoitá–los com varas.

E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.

Este, recebendo tal ordem, levou – os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.

Por volta da meia noite, Paulo e Silas ORAVAM e CANTAVAM LOUVORES A DEUS, e os demais companheiros de prisão escutavam.

De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; Abriram–se todas as portas, e soltaram–se as cadeias de todos.

O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada ia suicidar–se, supondo que os presos tivessem fugido.

MAS Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.

Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou–se diante de Paulo e Silas.

Depois, trazendo–os para fora, disse: Senhores, QUE DEVO FAZER PARA QUE SEJA SALVO?

Responderam–lhe: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA.

E lhe pregaram a palavra de DEUS e a todos os de sua casa.

Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou–lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.

Então, levando–os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; E, COM TODOS OS SEUS, MANIFESTAVA GRANDE ALEGRIA, POR TEREM CRIDO EM DEUS.

Quando amanheceu, os pretores enviaram oficiais de justiça, com a seguinte ordem: Põe aqueles homens em liberdade.

Então, o carcereiro comunicou a Paulo estas palavras: Os pretores ordenaram que fôsseis postos em liberdade. Agora, pois, saí e ide em paz.

Paulo, porém, lhes replicou: Sem ter havido processo formal contra nós, nos açoitaram publicamente e nos recolheram ao cárcere, sendo nós cidadãos romanos; Querem agora, às ocultas, lançar–nos fora? Não será assim; Pelo contrário, venham eles e, pessoalmente, nos ponham em liberdade.

Os oficiais de justiça comunicaram isso aos pretores; E estes ficaram possuídos de temor, quando souberam que se tratava de cidadãos romanos.

Então, foram ter com eles e lhes pediram desculpas; E, relaxando–lhes a prisão, rogaram que se retirassem da cidade.

Tendo–se retirado do cárcere, dirigiram–se para a casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram. Então partiram.

(Atos dos Apóstolos 16:19–40).

Com base no texto acima, vinte e um versículos, é possível analisar que, o tempo passou, mas as intenções do coração do ser humano continuam voltadas ao lucro ou, como fica mais simples entender: Ao comércio da fé...

A sociedade desconhece a palavra de DEUS, usando–a (entretanto) como motivo pra angariar verbas...

Ilustraria o que estou afirmando se disser que, tem sido muito comum, shows do tipo góspel, feiras de produtos voltados ao público evangélico, etc... Como se o simples fato de ser um show góspel ou outro produto feito pra ganhar lucros em cima de alguém que gosta do estilo cristão, significasse mudança de intenções do coração...

Por outro lado, dizem que já somos mais de quarenta milhões de evangélicos... MAS, não dizem que isso seria suficiente pra impormos um estilo de vida mais em sintonia com o exemplo do SENHOR que, não veio para ser serviço e disse que assim, seriam identificados os seus seguidores (João 13:1–35).

ASSIM, verdadeiros servos, foram açoitados e amarrados ao tronco, por haverem impedido que pessoas exploradoras, lucrassem em cima da insensatez popular...

Outra coisa, mesmo numa situação ruim, o coração dos verdadeiros servos continuava em sintonia com DEUS... Atos 16:25 afirma que eles, a meia noite, oravam e cantavam louvores ao SENHOR.

Vale ressaltar que, não estavam fazendo isso pela liberdade... MAS, porque se sentiam bem fazendo assim. AFINAL, após ficarem livres do tronco, ao invés de fuga, ainda impediram o suicídio do carcereiro.

Certamente, no evangeliquês brasileiro, o crente estaria contando vantagens e chamando as atenções ao próprio exemplo de fé...

Por último, Paulo demonstrou que, mantinha a lucidez necessária, quando se deixou cuidar pelo carcereiro e ainda respondeu: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA (Atos 16:31).

Ou seja: Aproveitaram a oportunidade para enfatizar o que seria necessário fazer...

NADA SEM DINHEIRO (?!).

DEUS TE ABENÇOE (sempre)!!!

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 21/11/2010
Código do texto: T2628983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.