Eles pensam que a vida é fácil.

Eles pensam que a vida é fácil, pensam que podem fazer o que querem e nenhuma consequência se acarretará. O mundo já foi melhor. Sento-me com meu avô, nas cadeiras de porta de casa, ao luar sonolento, mas já sem canto dos pássaros, e tenho o prazer de ouvir suas histórias. Histórias de quando o mundo era bom.

E ele me diz que antigamente as pessoas tinham educação, os jovens tinham respeito e responsabilidade, os políticos eram mais honestos, as famílias eram unidas, não havia tanta sacanagem, tanta babaquice, tanta mídia. Falava-me que a família se sentava á mesa para o jantar todos os dias, juntos, unidos como um só.

E eu o ouço como se estivesse lendo o livro mais precioso do mundo. Entendo as histórias e entristeço-me. Percebo que nasci na pior geração da história da humanidade, onde um quer ser melhor que o outro a custo de tudo, onde há inversões de valores, onde há ódio, onde um quer ser mais pujante do que o outro, onde a inveja reina por sobre o amor, onde caridade e honestidade são vistas como burrice, onde a solidariedade com um próximo está praticamente extinta.

Mas um dia teremos que pagar por tudo isso. A inércia nunca falha. O mundo tende a piorar mais e mais, as sociedades tendem a ficar mais e mais inóspitas, até que chegue um caos social tão grande que grandes governos vão cair.

Você acha o transporte coletivo ruim, enquanto muita gente anda quilômetros porque não tem dinheiro pra comprar uma passagem, você reclama da água fria do chuveiro, enquanto pessoas se matariam por um odre de água, você se recusa a ajudar um necessitado, um idoso a atravessar a rua ou subir em um ônibus, reclama por ter que dar seu lugar para uma gestante. Você reclama dos seus pais quando não ganha aquele celular do momento, ou quando ele se recusa a comprar aquela roupa caríssima, acha que ele não te ama e que não se importa com você, que só sabe te envergonhar. Você reclama quando chega em casa e a refeição está fria, mas tem gente comendo bolacha de terra, água e sal para não morrer, você reclama porque sua mãe te ‘’enche o saco’’, mas muita gente só queria ter uma mãe.

Você reclama da sua vida, diz que é desprivilegiado, diz que Deus esquece de você, diz que seu colégio é ruim porque te toma muito tempo. Você reclama porque não pode dormir aquele sono vespertino de horas pra fazer um trabalho, você reclama quando sua internet cai, quando seu avô pede sua companhia, reclama de ter que fazer obrigações familiares.

A vida é dura, companheiro. Tem muitas pessoas que só queriam ter um lar, um lugar aconchegante pra dormir, uma cama, um trabalho, uma família! E você não dá a mínima para isso, acha que não precisa de ninguém. Acorda pra vida, meu amigo!

E se seu pai perder o emprego? Você morre de fome, porque tem preguiça de ir trabalhar. Não consegue fazer um curso bom, porque ao invés de estudar quer sair com os amigos e curtir, pra aparecer para as garotas, se achar o tal. Tudo bem, mas aproveite. Um dia a sociedade te engole, e não devolve de volta. A vida trata de te destruir se você não acorda pra realidade. Você não pode mudar o mundo sozinho, e ninguém quer que você faça isso, apenas faça a sua parte.

Talvez eu não tenha o direito de falar essas coisas, afinal, nem te conheço direito, mas se seus pais não cumprem a obrigação, alguém tem que fazê-la, certo? Tira esse tênis de marca, essa camisa pólo da nova coleção, e comece a ralar. Quem sabe você se salve.

Durante a nossa existência temos muitas segundas chances, mas quando teu pai morrer, seus avós te deixarem, você vai querer se redimir. E aí é tarde. Porque a vida não te dá uma segunda chance. Se você perdeu aquela vaga na faculdade, se fez a escolha errada em um paradigma social, saiba que sua vida pode ser muito pior do que seria se você tivesse deixado o desleixo de lado e tivesse feito apenas a sua obrigação.

Como você sabe, vivemos em um mundo capitalista, e os que regem esse mundo não se importam se você é burguês ou proletário, se é preto ou branco, se é homo ou heterossexual, se é rico ou pobre, se é minoria ou maioria, eles só querem que você compre, compre, compre. E isso você faz com maestria.

Mas você pode fazer mais. Basta dar a mão ao próximo que caiu ao teu lado, basta consolar a viúva desolada, basta levantar e fazer, basta tratar as pessoas bem, basta dar carinho pra sua família, basta ser elegante com as mulheres e as respeitarem como elas são, basta ser fiel aos seus princípios, basta ter princípios. Basta sentar-se com seu avô e dar uma chance para que ele te conte o quanto o mundo era bom, e você irá descobrir que não é tão difícil ser uma pessoa que se importa com o mundo em que vive, e não ser só mais um.

Iago Silva
Enviado por Iago Silva em 25/11/2010
Código do texto: T2635328
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.