NATAL: SÍMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO

TEMA: NATAL: SÍMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO

TEXTO: Gálatas 4:1–7

DATA: 05/12/2010

TEXTO:

Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.

Mas, está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.

Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;

VINDO, PÓRÉM, A PLENITUDE DO TEMPO, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI,

PARA RESGATAR OS QUE ESTAVAM SOB A LEI, A FIM DE QUE RECEBÊSSEMOS A ADOÇÃO DE FILHOS.

E, porque vós sois filhos, enviou DEUS ao nosso coração o Espírito de SEU FILHO, que clama: ABA, PAI!

De sorte que já não és escravo, porém filho; E, sendo filho, também herdeiro por DEUS.

(Gálatas 4:1–7).

INTRODUÇÃO:

Dizem que, certa vez, alguém sonhou que não existia o NATAL... E, ficou muito angustiado...

Pegou a BÍBLIA, mas esta somente continha o Antigo Testamento, terminando no Livro de Malaquias.

Pensou: SE não existe o Novo Testamento, significa que CRISTO não morreu em nosso lugar... E, SE CRISTO não veio, estamos eternamente perdidos...

A angústia aumentou, transformando o sonho num tremendo pesadelo... Foi quando, despertou coberto de suor, que ouvindo numa igreja perto de casa, o ensaio do coral pra o culto natalino se deu conta que estivera sonhando...

Rapidamente, pegou a Bíblia na mesinha de cabeceira e percebeu que havia todos os livros do Novo Testamento, terminando com o Livro do Apocalipse.

ASSIM, o ser humano podia tornar–se Filho de DEUS, porque CRISTO viera e pagara o escrito da dívida... ÉRAMOS LIVRES, ALELÚIA!!!

ELUCIDAÇÃO:

O texto lido encontra–se na Epístola aos Gálatas – Que trata de DOUTRINA CRISTÃ, contendo as principais orientações aos filhos de DEUS, feito herdeiros com CRISTO...

Para fins de estudo, A Carta aos Hebreus pode ser dividida em cinco partes:

1. A inconstância dos cristãos e a negligência em observar a sã doutrina que afirma a importância do nascimento de JESUS;

2. A maturidade pela experiência através da história;

3. A filiação em CRISTO em relação aos ritos transitórios do judaísmo;

4. As obras da carne e o fruto do espírito;

5. O auxílio mútuo e a responsabilidade pessoal.

Da terceira parte da Carta: A filiação em CRISTO em relação aos ritos transitórios do judaísmo - Queremos refletir sobre o tema:

NATAL: SÍMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO...

Em 1° Lugar temos: O ONTEM (PASSADO):

Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.

Mas, está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.

Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;

(Gálatas 4:1–3)

O passado nos trás a memória uma estrada onde passamos; A qual não podemos percorrer novamente... Mas, sendo uma caminhada que nos conduz ao presente... Influencia o futuro...

Quando voltamos os olhos ao passado, é possível selecionar os acontecimentos que queremos analisar ou avaliar...

Está escrito:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3:21).

Temos em mãos a chave que nos transporta ao passado... Pela forma como o considerarmos, teremos o momento atual melhor (ou não)...

Não poderia ser diferente em relação à vida espiritual, especialmente a forma como entendemos nosso relacionamento com DEUS.

Sabendo nossa fragilidade, DEUS revelou sua vontade através da BÍBLIA – O Manual do Fabricante... A Carta onde está escrito sobre o imenso amor de DEUS pelo ser humano...

LEMBRO que, num passado distante, conforme está escrito (Gênesis 1 e 2), DEUS criou os céus e a terra e tudo o que neles há (Salmos 24:1–2).

SEI que isso é um dogma do Cristianismo e, dogmas não existem para serem discutidos... MAS, aceitos...

CONTUDO, diante do dilema da existência, temos diante de nós, duas formas de reagir diante de um dogma assim:

PRIMEIRA:

SE... Não tiver sido assim (o universo criado por DEUS), quem aceitar o dogma não terá nada a perder... Afinal, dizem que tudo terminará em pó (mesmo)...

SEGUNDA:

SE... For assim mesmo (conforme está escrito), quem não aceitar o dogma terá tudo a perder... Afinal, rejeitou DEUS, SUA PALAVRA, O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO...

Em meu achômetro, estamos no presente, em busca do futuro, com a mente mergulhada no passado...

A exemplo de Adão (após a desobediência), queremos ser iguais a DEUS – Alguém até já disse: Tudo o que eu quiser, o cara lá de cima vai me dar...

Ao invés disso, devemos imitar CRISTO, o primogênito, através de quem teremos livro acesso a DEUS...

SABEMOS que alguém discordará apresentando argumentos ou justificativas... MAS, se gastamos tempo discutimos sobre a origem do ser humano, enquanto o tempo passa tão depressa, sem termos uma explicação lógica (que seja ponto pacífico) sobre o que aconteceu, poderia ser entendido como ganhar tempo (?!)...

Tem sido assim...

Usando padrões semelhantes, argumentaria: Reproduzam a criação em laboratório????????????

PORTANTO, SE FAZ NECESSÁRIO (E URGENTE), COLOCARMOS FIM ÀS POLÊMICAS, REPENSANDO OS ATALHOS QUE TEMOS TENTADO (INUTILMENTE), PRA EQUACIONAR A QUESTÃO DO CRIACIONISMO...

CASO CONTRÁRIO PERMANECEREMOS NO PASSADO, ESPERANDO O BOM VELHINHO COM PRESENTES (?!), ESQUECENDO QUE NATAL TEM A VER COM A FILIAÇÃO EM CRISTO...

Em 2° Lugar temos: O HOJE (A PLENITUDE DO TEMPO):

VINDO, PÓRÉM, A PLENITUDE DO TEMPO, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI,

PARA RESGATAR OS QUE ESTAVAM SOB A LEI, A FIM DE QUE RECEBÊSSEMOS A ADOÇÃO DE FILHOS.

(Gálatas 4:4–5).

Quer se queira, quer não, o passado é o alicerce do presente...

Quando analisamos o passado, pode acontecer, NO PRESENTE, duas coisas:

PRIMEIRA:

Selecionar o que queremos repetir;

SEGUNDA:

Colocar em prática (ou não).

Dizem que lembrar o passado é sofrer duas vezes e, certamente, tem muita gente lembrando do passado, naquilo que pode causar dor e pranto...

A BÍBLIA que pode ser considerada como o manual do fabricante – conforme gosta de dizer o irmão Florentino (IPB Salgueiro – PE), é uma carta que relata o imenso amor de DEUS pelo ser humano... (João 1:1–14 e 3:16).

PRECISAMOS SAIR DO PASSADO E, VIVER O PRESENTE, A PLENITUDE DO TEMPO...

OU SEJA:

O TEMPO PERFEITO DE DEUS...

SE não temos os argumentos (ou justificativas), pra te convencer que DEUS É O CRIADOR ou que

NATAL É SIMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO,

Posso dizer que NINGUÉM conseguiria nos convencer do contrário, ainda que seus argumentos fossem irrefutáveis...

Temos investido tempo na busca de algum argumento (no bom sentido) que macule a perfeição divina e, não encontramos nenhum...

MAS, sem esforço algum, poderia apresentar milhares de argumentos que demonstram a imperfeição e insensatez do ser humano, a começar de minha incansável busca por demonstrar que estaríamos evoluindo (o que se deu até o início da década de noventa)...

FUI vencido pelo cansaço...

Somente o livro Eram os Deuses Astronautas li várias vezes (além de outros livros do autor); Li uma coleção sobre Michael de Nostradamus; Além de livros sobre o Triângulo das Bermudas; Livros e filmes e matérias de jornais e revistas sobre a questão Ovin, etc...

Perguntaria:

POR QUE DEIXARAM DE FALAR EM TAIS ASSUNTOS...

Certamente não teria sido pressão religiosa...

Em certo momento, me rendi ao SENHOR encontrando uma coisa:

PAZ INTERIOR e desejo de lutar por uma sociedade menos desumana...

ESSA PAZ INTERIOR tem início no momento que se começa a andar com DEUS, como um estilo de vida e no desejo de que o ser humano seja mais sensato a começar de coisas simples como as comemorações do NATAL...

Não terá início com pressões e opressões religiosas que afastam o ser humano de DEUS...

NATAL É SÍMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO... Achar que seria um bom velhinho vestido de vermelho com uma sacola de presentes para criancinhas... É perder o rumo da história e, permanecer no passado que teve inicio após a queda de Adão...

Em 3° Lugar teremos: O AMANHÃ – (O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR):

E, porque vós sois filhos, enviou DEUS ao nosso coração o Espírito de SEU FILHO, que clama: ABA, PAI!

De sorte que já não és escravo, porém filho; E, sendo filho, também herdeiro por DEUS.

(Gálatas 4:6–7).

Disse o poeta:

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

Está escrito:

No último dia, o grande dia da festa, levantou–se JESUS e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

(João 7:37–38).

É PRECISO ENTRAMOS NA PLENITUDE DO TEMPO – O TEMPO PRESENTE DA VITÓRIA EM CRISTO, DA FILIAÇÃO EM CRISTO; PRA RECEBER PELA GRAÇA DE DEUS, A VERDADEIRA HERANÇA QUE CRISTO CONQUISTOU NA CRUZ...

CONQUISTOU NO PASSADO, PRA QUE VIVAMOS O PRESENTE NA PERSPECTIVA QUE O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR...

NÃO É POSSÍVEL VIVERMOS DIZENDO CRER EM DEUS, E, VIVENDO COMO SE DEUS NÃO EXISTISSE... TER ALGUMA PERSPECTIVA DE SOCIEDADE MENOS DESUMANA...

O maior exemplo da insensatez humana (que torna o ser humano desumano, desfigurado) está nos símbolos natalinos e da páscoa, numa tentativa infrutífera de macular a face de DEUS...

SE perguntarmos a alguma criança o sentido do natal ou da páscoa, possivelmente, ouviremos a reprodução do padrão humano de ambas as datas, ao invés de fazer referência ao que está escrito...

SE o nordeste é tão seco, como acreditar que seria comum uma mata de pinheiros onde haveria neve (?!)...

Contudo, repetiram tanto a história que, é possível ouvirmos sobre a origem do NOEL (padroeiro de comerciantes exploradores) que, sobre o nascimento do menino JESUS em Belém da Judéia... E, especialmente, não saberemos sobre o POR QUE do nascimento e da existência DE JESUS como DEUS e como homem... Principalmente, desconheceremos o sentido da páscoa, que tem a ver com o sacrifício de um cordeiro perfeito, ao invés de ovos de chocolate, coelhos e bacalhau...

NATAL = SÍMBOLO DA FILIAÇÃO EM CRISTO...

PÁSCOA = AO PREÇO PAGO PRA QUE SE TENHA DIREITO A FILIAÇÃO EM CRISTO...

CONCLUSÃO:

SEM NATAL NÃO HAVERIA FILIAÇÃO EM CRISTO...

SEM NATAL NÃO HAVERIA ESPERANÇAS DE VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA...

SEM NATAL ESSA EXISTÊNCIA PERDE SUAS CORES...

SEM NATAL NÃO EXISTIRÁ PERSPECTIVA DE VIDA ETERNA...

É NATAL PORQUE JESUS NASCEU EM BELÉM DA JUDÉIA, E PODERÁ NASCER NO CORAÇÃO DE CADA UM QUE O RECEBER, CONFORME DEFINIDO NAS ESCRITURAS...

SERMÃO a ser entregue hoje a noite.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 05/12/2010
Código do texto: T2654225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.